Facebook do Piratacast Twitter da Equipe Piratacast TV do Bau Piratacast, Diário de Bordo e Papo Pirata Feed do Site Feed do Podcast Assine no Itunes Entre em Contato

Papo Pirata 45

29 / jan / 2013
Papagaio Pablito


Papo Pirata 45

No Papo Pirata de janeiro os piratas Jabour_rio (@jabour_rio), Iskilo (@iskilo666),  Junior (@junior_cqe Cleverson (@cleverson) abrem mão da organização e do cronograma (?), pulando o Diário de Bordo e indo direto para o feedback de vocês, ouvintes e leitores, sobre o Piratacast 45 – Educação!.

Acesse a página do Baú Pirata no Filmow!

LINKS RELACIONADOS

– Mudando Paradigmas na Educação (Dublado) [Youtube]
– Edição TV Cultura – A educação – Viviane Mosé [Vídeo]
– Salman Khan: Vamos usar o vídeo para reinventar a educação [Vídeo]
– Dave Eggers faz seu desejo do TED Prize: Uma Vez em uma escola [Vídeo]
– Vlog do Pirulla: Algo errado na educação [Youtube]
– Mercadante quer criar ‘universidade livre’ com vídeos de aulas na internet [Link]

MURAL DOS PIRATAS

Papo Pirata é a forma que encontramos para interagir com os ouvintes do Piratacast e do Diário de Bordo. Nele, discutimos a repercussão dos últimos episódios, lendo os e-mails e comentários sobre os podcasts anteriores, além dos erros de gravação desse e dos podcasts passados. Comente nos nossos podcasts ou envie um e-mail para o piratacast@piratacast.com e ajude-nos a fazer a pauta do próximo Papo Pirata!

EDIÇÃO e TRILHA SONORA: Junior (@Junior_cq).

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.


Opções de Download

Quer ter todos os artigos do Baú Pirata e/ou os Podcasts
de forma automática direto no seu computador? Assine nossos feeds!

Categoria(s): Papo Pirata

7 marujos comentaram até agora...

  1. Junio Queiroz disse:

    Primeira vez que acesso o site e venho comentar, mas já é o terceiro programa que escuto. Infelizmente eu esqueci de comentar no cast passado, um tema muito forte. Eu não venho trazer grandes colaborações, ainda mais que ainda nem ouvi o cast inteiro.
    Só gostaria de recomendar que lessem Vigiar e Punir de Michel Foucault, deve ser o mesmo autor que um de vocês citou sobre a estrutura das escolas serem semelhantes a das prisões… hospitais e sanatórios também! Toda a estrutura da escola é baseada nisso. É recomendado pra que estuda Psicologia Educacional buscando uma crítica sobre a educação atual e atuações. Mas podem ler com gosto, vale muito a pena. É ler pra entender melhor e não criar uma polêmica desncessária, o que não quero.

    Outra coisa que gostaria de comentar é sobre a tão citada disciplina. Disciplina e autoritarismo são coisas diferentes. Muitas vezes confundimos por lembrar sempre, associando no caso, disciplina a regime militar. Todo aluno precisa de disciplina, ja a punição é outra história.

    E pra finalizar quero discordar de vocês quanto a frase “educação se dá em casa”. Eu acho que o sujeito que vai pra escola precisa ser educado na instituição sim!Essas pesquisas que afirmam a participação dos pais na educação que traz a consequência da carreira vitoriosa, como muitas pesquisas por aí, não abrange um país como o Brasil onde muitas vezes os pais não tem uma base educacional, física ou psicológica pra acompanhar o desenvolvimento dos filhos. Acho que dessa maneira estaremos enterrando a criança, pois se a criança vier de uma família onde o pai é um marginal ou um trabalhador que fica 11 horas virando massa e a mãe trabalhando fora (não que essa seja a realidade de todos, não quero generalizar) onde é que o guri vai encontrar educação ou base, se não o único local que pode mudar a vida naquele momento//
    Aqui na Bahia existe um ditado que diz “Quando pai e mãe não cria, quem educa é a rua (o crime)”.

    Gostaria de ser podcaster ou ter escrito um e-mail pra vocês só pra poder opinar sobre esse assunto que me encanta tanto.
    Parabéns pelo podcast, esse é mais um que valeu a pena garimpar e descobrir.

  2. Kaike Vilela disse:

    Hey oww pirates!

    galera muito bom programa, curti os comentários da galera que participou no fórum, sinal que o pessoal que assiste e se interessa bota a cara mesmo pra falar o que pensa, e querem saber o que vocês pensam também.

    bom, vou copiar um camarada que sugeriu Arrow para comentários… enfim se puderem dar uma olhada na série Suits, garanto que não se arrependerão, puta série boa trama.

    Abração galera do baú

  3. Nerdanderthal disse:

    Mais uma vez esse formato de podcast que vocês do Baú Pirata adotaram, mostrou que é super eficiente. No caso do Papo Pirata com comentários, análises e discussões sobre os emails e comentários dos ouvintes é super bem-vindo. Adoro mesmo. É uma das melhores sacadas em podcast que tenho ouvido.

    Depois dessa vaselinada… vamos ao que interessa.

    Quanto à expressão do Junior sobre o meu comentário, dizendo que “discordava veementemente” sobre o meu ponto de vista que as Escolas têm a responsabilidade de educar a criançada, da forma que o Iskillo leu, eu também discordaria.
    Ele deixou de mencionar que eu me referia àquelas crianças/adolescentes que, por questões sociais, não tiveram, como nós, mulheres que na grande maioria, deixaram de trabalhar para se tornarem MÃES, TIAS, AVÓS, presentes no dia-a-dia de nossa formação, com certa base de estudo capazes de nos orientar nos deveres de casa, com certos poderes aquisitivos para nos levarem a lugares históricos, ao cinema, comprarem bons livros didáticos, etc.

    Eu me referi aos colegas que tive quando estudei em escolas públicas, que não tinha às vezes pais, mães que trabalhavam 12h por dia, muitas semi-analfabetas,viviam em meio à violência dentro de casa, que não poderiam jamais dar aos seus filhos a EDUCAÇÃO que graças a Deus tivemos a sorte de termos.

    Do meu tempo pra cá (acredito que no de vocês também), muita coisa mudou e as mulheres tiveram que trabalhar, estudar, batalhar muito e daí surgiram as creches, CAs,explicadoras…É a isso que me referia: para esse grupo de pessoas (pobres, moradores nos morros da Tijuca que foram meus colegas e às crianças criadas pelos pais e mães atolados em trabalho de hoje)que a Escola deve ter a função “complementar” (concordo) na educação dos menores.

    Claro e evidente que sou veementemente partidário que a educação começa em casa, mas a concorrência por trabalho, concursos, bons salários, impedem que as crianças de hoje possam usufruir dos benefícios e privilégios educacionais e carinhos que tivemos na nossa época.

    Fui claro?

    Agora Iskillo, me explique pq o Sr. quando foi ler meu comentário disse: ” Lá vem ele chatear”?? Isso pra mim é “falta de educação”, seu bosta!! Além disso, não leu meu comentário todo e ainda tive de ouvir esporro do Junior… Vocês vão ter que me engolir e, peraí, eu não sou tão polêmico assim… nem chato, PORRA!!!

    Abração e muito sucesso na Campus Party ao MELHOR PODCAST DO BRASIL!!!

  4. aLx disse:

    O Café Brasil publica a transcrição do podcast junto ao post.
    .
    .
    .
    Eu não tenho dificuldades em ficar 4 horas fazendo a mesma coisa, aliás, às vezes preciso colocar o telefone para despertar para me lembrar de parar o que estou fazendo.
    .
    Acho que parar, corta o “fio da meada” e depois tenho dificuldade a retomar a interpretação do trabalho.
    .
    Ah, tb prefiro o cheiro de livro velho! kkkkkkk
    .
    Abraços.
    .
    aLx


    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .