Facebook do Piratacast Twitter da Equipe Piratacast TV do Bau Piratacast, Diário de Bordo e Papo Pirata Feed do Site Feed do Podcast Assine no Itunes Entre em Contato

Internet Móvel no Brasil e o 4GMax

26 / out / 2012
Papagaio Pablito





A internet é cada dia um recurso mais importante em nossas vidas, com serviços cada vez mais interligados, seguindo a tendência da onipresença da tecnologia no nosso trabalho, em casa e onde estivermos. Para isso, o acesso à internet acaba sendo uma necessidade crucial, principalmente via redes celulares. Com a popularização de dispositivos móveis como notebooks, tablets e smartphones, o fator mobilidade fica muito mais relevante quando a pessoa vai escolher a sua internet.

Além do que observamos no dia-dia, essa situação é um retrato social, como demonstrado em pesquisa feita pelo IBGE. Nos últimos 8 anos, a quantidade de computadores nos domicílios brasileiros praticamente quadriplicou, e na mesma tendência subiu também o acesso à internet.

Mas outro fato interessante, é que nesse mesmo período a quantidade de pessoas que optavam (ou tinham acesso) apenas a telefone fixo em casa reduziu drasticamente, hoje correspondendo à apenas 3% da população. Por outro lado, a queda nos preços popularizou o uso de celulares pelos brasileiros. Em 2011, 50% da população informou só ter o celular como meio de comunicação em seu domicílio. Relacionando com a tendência de aumento do números de computadores e dispositivos, os celulares, praticamente onipresentes na vida dos brasileiros, podem ser o meio que grande parte da população tenha acesso à internet.

Hoje no Brasil, tem-se as tecnologias popularmente conhecidas como 3G (HSDPA, WCDMA, etc.), que abrem possibilidades de velocidades de transmissão de até 14Mbit/s. Com a iminência da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, o governo e as empresas estão adotando medidas para que até o final de 2013, todas as cidades sede dos jogos da Copa tenham disponível a nova rede de internet móvel, o 4G!

O termo 4G virou um sinônimo para LTE (Long Term Evolution), que pode ser traduzido como Evolução de Longo Prazo. É uma tecnologia que permite velocidades bem maiores que as atuais, tanto em voz quanto em dados, e atualmente, é o mais moderno padrão da tecnologia de redes de celular. A vantagem sobre outros padrões que concorriam para suceder o 3G no Brasil é que ele pode ganhar pequenas atualizações na rede para alcançar velocidades cada vez mais altas, próximas à banda larga fixa, ao longo do tempo.

A Claro foi a pioneira em trazer o 4G para o Brasil com o 4GMax, que graças aos 40mhz de banda, permitirá aos clientes atingir uma velocidade nominal de até 100 Mbps. Com essa velocidade você nunca mais terá problemas para baixar qualquer arquivo, publicará as suas fotos na qualidade que quiser, enviará aquele anexo pesado em segundos e vai assistir streaming de filmes, séries, desenhos e documentários sem a necessidade de fazer download para o celular ou tablet.

E não para por aí… Como o 4GMax da Claro utiliza a tecnologia LTE que prioriza o tráfego de dados, a latência da rede pode chegar a menos de 30ms. Dessa forma você nunca mais sofrerá com o LAG nos seus jogos, fará videoconferências com vários usuários e poderá utilizar diversos serviços multimídia sem as travadas que está habituado.

A tecnologia LTE do 4GMax mantém a latência e a velocidade mesmo quando em movimento, permitindo a conexão até mesmo no Busão, com velocidade igual ou maior do que você tem em sua banda larga fixa em casa.

Se você ficou curioso e quer saber mais, acesse o Hub do 4G Max e descubra o que a Claro está trazendo para você.

Categoria(s): Informe Publicitário

Um marujo comentou até agora...

  1. Ednaldo disse:

    Ai sim heim, piratacast ganhando money, gostei de ver galera. Boa sorte pra vocês nessa parte. Vamos ver se realmente funciona esse tal 4g, vou testar aqui por São Paulo, Valeu pela dica.


    .
    @jabour_rio, @iskilo666, @junior_cq,
    @cleverson, @piratacast, @baupirata