Facebook do Piratacast Twitter da Equipe Piratacast TV do Bau Piratacast, Diário de Bordo e Papo Pirata Feed do Site Feed do Podcast Assine no Itunes Entre em Contato

Papo Pirata 41

2 / out / 2012
Papagaio Pablito


Encerramos o mês de setembro com Jabour_rio (@jabour_rio), Iskilo (@iskilo666), Junior (@junior_cqe Cleverson (@cleverson) comentando a repercussão dos podcasts Piratacast 41 – Montando um PC e Diário de Bordo 20 – Vingadores a la Cartealém de discorrer longamente sobre as duvidas de todo mundo sobre computadores e etc, etc…

LINKS RELACIONADOS

– Cleverson no Paranerdia 63 – O mundo de Beakman
– Cleverson no Nerd Talk News 09
Junior no Pauta Livre News #67 – Metanfetamina, Whisky e uma Cabine Telefônica
Beeps de Bios
– O “Podcast Cultural Not”voltou!
Site da Ouvinte Raquel Santana
– A “Viagem Pirata” do Ouvinte Ronaldo Andrade [FOTO01] [FOTO02] [FOTO03] [FOTO04]

Visite a Loja Virtual dos Tablets da Genesis – Evertek e insira o código “piratacast” em sua compra, para ter o Frete Grátis!

Leia o regulamento da promoção

 

MURAL DOS PIRATAS
Papo Pirata é a forma que encontramos para interagir com os ouvintes do Piratacast e do Diário de Bordo. Nele, discutimos a repercussão dos últimos episódios, lendo os e-mails e comentários sobre os podcasts anteriores, além dos erros de gravação desse e dos podcasts passados. Comente nos nossos podcasts ou envie um e-mail para o piratacast@piratacast.com e ajude-nos a fazer a pauta do próximo Papo Pirata!

EDIÇÃO e TRILHA SONORA: Junior (@junior_cq)

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.


Opções de Dowload

Quer ter todos os artigos do Baú Pirata e/ou os Podcasts
de forma automática direto no seu computador? Assine nossos feeds!

Categoria(s): Papo Pirata

26 marujos comentaram até agora...

  1. Gilmar Souza disse:

    Sobre USB 3.0, segue o modelo de placa que estou planejando comprar e tem sim USB 3.0 para entrada frontal: Gigabyte GA-Z77X-UD5H-WB WIFI. Alias o meu gabinete já tem USB 3.0 frontal. Não achei algo tão caro assim por um diferencial pro futuro. Talvez hoje não tenhamos muitos dispositivos com USB 3.0, mas para quem planeja comprar um computador para durar bastante tempo, acredito que seja um bom investimento

    Uma correção: Eu não recomendei deixar o gabinete aberto ok? Foi o Ednaldo que disse isso comentando o meu comentário #chateado!…To zuando heheeh =P

  2. Amigos, muito bom o feedback como sempre.
    Fiquei interessado nesses tablets da Genesis, meu uso é basicamente netflix e google reader.
    O item que senti falta ali foi apenas a informação de ppi (pixel per inch), essa é dificilmente encontrada até no site das fabricantes, mas eu gosto de ter uma idéia da qualidade da resolução da imagem.

    Grande abraço galera!

    • Junior disse:

      Reogerio eu acho que o ppi dele é 160, o programa que eu testei aqui me deu como dpi por isso eu to colocando eu acho mas deve ser isso mesmo, o 7220S tem uma incompatibilidade com o app 2.1 da netflix mas eu estou usando o 1.8 sem problemas nenhum a imagem é muito boa e como ele tem a opção do hdmi da até para jogar na televisão, meu uso hj é um pouco de tudo uso como trackpad para o htpc pelo Remotemouse, leitor de email pelo app do gmail mesmo, leitor de epub pelo aldiko, acessar arquivos e assistir videos em rede interna pelo es explorer e mx player e finalmente alguns joguinhos que ninguem é de ferro como o ffIII, plants vs zombies, dead triger deu até para jogar o deadspace aqui com a instalação do chainfire 3d, querendo que eu teste alguma coisa para você é só dizer.

  3. q pena que eu não ganhei haeuhieuah, po, nem leram meus coments ~chatiado~
    abraços pro povo ae!

  4. Ian R. disse:

    So para esclarecer.
    Ian R. = Ian Ricardo
    Ou seja apenas abreviei o meu nome composto.

  5. Lancelost disse:

    Pra acrescentar um pouco de informação aqui:

    Quando voces falam em “bits”, isso é que é o barramento.

    Uma placa de 128 bits, significa que ela tem um barramento de 128 bits, o que significa que o transporte de informações é feito de 128 bits por vez. Quanto maior o barramento, maior a velocidade pois a placa envia mais dados por vez.

    • .
      .
      Sim, cara… e falamos isso nos 2 podcasts… O que a gente estranhou é o lance do barramento na placa mãe… As placas-mãe estão bem parecidas quando se fala de barramento… O que sobra na verdade é escolher um bom chipset e se vc quer uma placa com 2 ou 4 slots de memória…
      .
      .

  6. Lancelost disse:

    O que o Cleverson falou sobre o preço do Mac Os X ta errado.

    Quando voce compra uma maquina da apple, ela vem com a versão mais atual do sistema (óbvio). Digamos que voce comprou a maquina no começo de 2011, ela veio com o Mac Os X Snow Leopard (ou Mac Os X 10.6).

    A medida que a apple lança atualizações, assim como no windows, voce atualiza de graça. Estas atualizações seriam como um 10.6.1, 10.6.2, etc. Todo ano a apple lança uma nova grande atualização, no caso no meio de 2011 você tinha a atualização para o Mac Os X Lion (ou Mac Os X 10.7). Esta atualização, que custou 25 dolares, é o equivalente ao da microsoft de windows XP para vista, windows vista para windows 7, etc. Em 2012 a apple lançou o Mac Os X Mountain Lion (ou Mac Os X 10.8), que no caso custou 20 dólares.

    Então é fato, sim, que o sistema operacional da apple é mais barato, ficando mais barato mesmo considerando que é mais frequente (anualmente). Lógico, a apple ganha a grana dela com as maquinas, enquanto a microsoft ganha no software sistema operacional Windows, é de se entender o porquê do Windows ser mais caro.

    Então, resumindo, os “patch, como se fosse service pack” não cobra não. A apple cobra no novo sistema, como windows vai cobrar pra sair do 7 pro 8, a apple cobrou pra sair do lion pro mountain lion.

  7. Ronaldo Andrade disse:

    Valeu piratas, vcs são nota 10!

  8. Edy Ladislau disse:

    Quando sai a resenha dos tablet Genesis? Estou interessado no tablet GT-1230, estão testando esse?

  9. Douglas Eto disse:

    Olá, primeiramente um versão full do Mac Os X montain lion sai por 20 dolares, mesmo aqui no Brasil, saindo em torno de uns R$ 45,00. Não um ServicePack como dito, outra coisa uso um PC com Hackintosh, instalado o Snow Leopard, minha maquina tem uns 4 anos, placa mãe gigabyte, core 2 duo, 4 gb ram, geforce gt220. uma maquina bem basica mas totalmente funcional. Tanto no Win 7 quanto no Mac Os X.

  10. Valeu pela menção ai galera :3 haha Papo pirata :3

  11. Bruno Gunter disse:

    Horror eterno Piatas do Mal!

    Vi que já corrigiram a informação sobre as atualizações do OS X e versionamento.

    Agora queria comentar algumas coisas relacionadas a um media conter que vocês comentaram. Pelo que percebi vocês gastam uma graninha razoável com um PC para ser transformado em um Media Center e fiquei curioso em saber o quanto seria. Pergunto porque como tenho minha infra em casa baseada em dispositivos Apple, uma Apple TV de apenas 99 dólares me atende perfeitamente. Com ela faço assino minha Netflix, YouTube, rodo meus filmes e músicas direto do iTunes e ainda faço AirPlay do iPad ou do iPhone.

    E antes que achem que sou usuário Apple pós-iPhone (que é a moda geek do momento dizer que usa Apple), não sou. Usei o primeiro OS X, num eMac antigo, mas sempre optei por Linux até a mudança da arquitetura de áudio e que cada vez mais existe falta de prioridade para mantenimento de um sistema inversa entre as distribuições e falta de bom senso ao lançar cada vez mais pacotes betas, inclusive na interface gráfica, o que é m tiro no pé para quem deseja arrancar a fatia de usuários desktops.

    E sobre uma máquina boa para editar vídeos/podcasts, faço tudo num Mac Mini (2011) que de diferente do básico são 4G de RAM. E sinceramente, não preciso de mais memória ou processamento, e olha que atualizei meu Mini para o Mountain Lion.

    Agora, entrando para o mundo dos sistemas operacionais, o Windows é dispensável sempre que possível. É o pior filesystem, totalmente proprietário e você é icapaz de debugar qualquer problema de forma coerente. O que não ocorre nos OSs baseados em UNIX como o OS X e Linux. Nestes sistemas eu consigo saber o que o meu Kernel carregou, onde está o load do meu CPU, se tenho processos zumbis e etc. Sem contar que posso compilar meus próprios pacotes sem medo. Enfim, se precisarem de uma ajuda para Linux/Apple, podem contar.

    Um abraço
    Bruno Gunter
    @podtrash

    • aLx disse:

      oxe… acabei de comentar teu podcast!!! vai lá liberar aquilo, rapaz!!!

    • iskilo666 disse:

      Fala Bruno,

      Cara, eu sou um dos Apple user por causa do iPhone, hehe. E até hoje não montei o meu media center, mais por preguiça (e $, é claro) do que qualquer coisa, mais sempre acreditei que nada conseguiria ser mais prático do que ter um computador plugado na TV para acessar filmes na rede, serviços on demand, a porra toda.

      Tanto que, hoje o que eu mais utilizo é duas formas, a primeira é plugando o notebook da namorada no HDMI, sendo um Media Center temporário, ou passando para o Pen Drive e assistindo pelo Bluray player.

      Eu já tentei outras formas, como plugar um tablet pelo HDMI na TV e fazer um Android Media Center, mas o grande gargalo foi a rede sem fio, que não conseguiu taxa de transferência ideal.

      Te falar que ultimamente eu estou bem interessado no Apple TV também, justamente pelo fator Netflix e interação com o iPhone, mas pelo que eu conheço da Apple, será meio impossível ver filmes em Xvid pela rede, o que seria grande parte da minha demanda. Até tenho um programa bom para acessar rede no iOS, o FileBrowser, mas ainda não consegui instalar codecs para rodar Xvid no iPhone.

      O que você poderia dizer sobre isso?

      • Bruno Gunter disse:

        Horror Caro Iskilo da Besta do mal!

        Bom, sobre a Apple TV você pode fazer um JailBreak, tal como no iPhone/iPad e usar o Cydia para isso e ela vai usar os mesmos codecs do seu QuickTime (Perian para Xvid/DivX, legendas e etc). No Cydia tem o VLC Player para iPhine e iPad. Com ele você roda até SWF.

        Mas eu não recomendo em nada fazer Jailbreaks. Geralmente os programas são bugados e consomem toda a bateria do seu celular. O ideal é converter/baixar/ripar seus filmes e seriados para mp4 e usar o formato default da Apple que inclusive você vai poder usar múltiplas legendas e etc. Tem um programa gratuito que faz esta conversão nos Macs (Hand Brake) e tem alguns softwares pagos da App Store como o Subber e etc .

        Para Windows eu só conheço o Virtual Dub. Mas sei que funciona muito bem.

        E um ponto importante a se pensar é que o DivX/Xvid perdeu mercado para o H.264 e a maioria dos releases por aí já usam este codec, que é lido pela Apple TV.

        E mais um ponto interessante da Apple TV é o Air Play. Por quantas vezes recebi visitas, queria mostrar minhas fotos que estão no iPhone ou iPhoto (no meu Mac) e ligo a TV e voilá! Faço um Slide Show com efeitos na hora. Sem contar as apresentações de slides direto do iPad para a Apple TV, jogar qualquer jogo de iPad na TV (alguns jogos identificam as duas telas e usam os displays de forma bem diferente, como o Need for Speed que deixa o painel do carro no iPad e a visão normal na tela!

        Enfim, a Apple TV se pagou várias vezes, ao menos no meu ambiente todo preparado.

        • iskilo666 disse:

          Estou cada dia mais a favor do Apple TV hein, ainda mais pelo preço nos States, U$ 99.. R$ 399 aqui no BR é sacanagem.

          Eu também não vou com a cara do Jailbreak não, pois vai contra ao motivo que eu comprei o iPhone, ter um serviço completo e funcional a poucos cliques. Se eu quisesse dor de cabeça, tinha comprado um Android.. #NOT!! hehe

          Sigo o que o aLx conseguiu resumir fácil esses dias no twitter: Quem trabalha para quem? Tecnologia para facilitar minha vida, ou eu para entender a tecnologia? 😛

          • Bruno Gunter disse:

            Exatamente meu caro. Podem falar o que for, mas dispositivos Apple são mais caros apenas no startup. O tempo que se ganha com a facilidade da usabilidade e quantidade ínfima de problemas valem o investimento a mais. Sem contar que o Hardware é construído para ser funcional com aquele sistema. Existe um padrão adotado. Diferente dos PCs que precisam de uma serie de fatores a serem levados em conta.

            E outra coisa, com os Androids você tem uma falsa liberdade. Explico: você pode desenvolver. Que for, tem root no sistema e etc. Mas se a sua fabricante não liberar a relesse nova, você vai ficar amarrado às gambiarras, tão ruins quanto um Jailbreak que fazem por aí nos iPhones.

            Mas enfim, o que posso dizer é que se você tem uma graninha para investir em produtos Apple, invista.

            Outra coisa que eu lembrei, o Júnior disse que não consegui usar até hoje dispositivos USB 3.0. E comprei m HD da Western Digital na minha ultima viagem e o uso ligado ao meu AirPort para backups de rede. E te digo uma coisa, ele é o Capiroto que nem o Usain Bolt. E por falar e Bolt, dêem uma lida sobre o Thunderbolt da Apple http://www.apple.com/thunderbolt/

            Abraço

        • Junior disse:

          Sloth caro Bruno, hehehe concordo com você na parte da facilidade do uso dos produtos mac porém eu tenho alguns pontos a debater sobre essas facilidades .

          Primeiro o Thunderbolt não é da apple e sim da intel é já está disponível nas placas mães para pc ele tem a velocidade máxima teórica de 1.2GB/s que é quase o dobro da usb 3 que é de 0.635GB/s (antes que falem alguma coisa essa é a velocidade em bytes não em bits) a merda é que a teoria fica longe da realidade e o usb3.0 na pratica hoje está chegando a 0.1GB/s, vamos ver se essa velocidade real do Thunderbolt chega perto disso lembrando sempre que para uso domestico ele não faz sentido porque o sata3 chega a .140 GB/s (antes que atirem pedras o sata III só é 6Gbs, agora sim bits, se ele for um híbrido com ssd embutido) e o SSD algo em torno de .400 a .600 GB/s e que pela opção da intel de usar cobre em vez de fibra óptica ele sofre degradação das taxas de transferência a partir de 3 metros.

          Quanto a facilidade da apple ela é uma facilidade atrelada a uma falta de opção na maioria dos casos, já que na maioria dos casos só pode fazer uma ação de uma maneira que o sistema dele permite como o exemplo que você mencionou ai em cima que para assistir um vídeo que não ta no formato que ele não reconhece “basta” converter ele para um formato reconhecido, eu me pergunto como assim não é mais fácil liberar todos os formatos para o cara que pagou uma grana preta no seu produto ? não é porque através da dificuldade ela quer te vender uma facilidade de comprar a mídia direto nela, só que no caso do Brasil tem uma opção bem limitada do que pode ou não ver.

          Outro fator agora o de hardware não vou falar dos todos os computadores da apple são limitados a upgrades de memória (ram e hd) e as vezes até esse upgrade é limitado ao modelo tal da memória tal, então praticamente se você precisa de uma placa de vídeo melhor ou um processador melhor troca de maquina, essa obsolescência programada da apple e o fato de você não poder modificar fisicamente em nada os produtos dela me irritam, vou te dar um exemplo, você perguntou quanto gastamos aqui para montar o htpc, eu e jabour gastamos por volta de R$100 porque aproveitamos peças de nossos computadores antigos. eu gastei R$60 numa placa de vídeo com saída hdmi e R$45 num gabinete próprio para htpc se eu não quisesse deixar ele bonitinho teria saído a 60 reais mesmo, poderia fazer isso num imac? nops, o tablet que estamos testando veio com 4gb de memória interna comprei um cartão de 16gb sdhc10 e substitui o sd interno dele através de duas linhas de comando poderia fazer isso num iphone ou no ipad? também não, e por isso que eu ainda sou usuário de pc mesmo sabendo que o sistema operacional do apple é superior( pq em hardware inclusive eu não acho isso) e sou usuário do android mesmo achando que o ios funciona muito melhor que o robozinho, simplesmente porque eu quero ter o direito de escolher o que eu posso ou não fazer com o produto que eu comprei e mesmo com as minhas brincadeiras entendo quem mudou para a Apple.

  12. aLx disse:

    Boa noite, Flibusteiros.

    Caramba! Este papo pirata foi praticamente uma extensão do programa sobre “Como montar um computador”.

    Galera, ainda prefiro o DVD DL pq aqui nas barraquinhas de camelôs, o preço não é tão alto e além disso não tenho leitor de BlueRay.

    Mas imagino que logo logo a melhor opção vá mesmo ser cloud.

    Excelente leitura de feedbacks, vcs são os mestres!

    Eu, por meu lado, saio por aí sugerindo que outros podcasts façam o mesmo. Já funcionou com o Alexandre NerdMaster!

    Abraços.

    aLx


    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .