Facebook do Piratacast Twitter da Equipe Piratacast TV do Bau Piratacast, Diário de Bordo e Papo Pirata Feed do Site Feed do Podcast Assine no Itunes Entre em Contato

Piratacast 41 – Montando um PC

15 / set / 2012
Papagaio Pablito


No Piratacast do mês de setembro, Jabour_rio (@jabour_rio), Iskilo (@iskilo666) e Junior (@junior_cq), trazem à vocês um programa/serviço de utilidade pública. Com tantas engenhocas, invenções e nomenclaturas novas de peças e componentes de computador sendo lançados semanalmente, a dúvida que persiste é: como montar um PC? É pensando em responder isso que a equipe se reuniu e que você dará o play no programa logo abaixo.

Leia o regulamento da promoção
 MURAL DOS PIRATAS

Opine ou conte-nos alguma experiência pessoal relacionada ao tema no espaço de comentários abaixo ou envie um e-mail para o piratacast@piratacast.com que comentaremos no próximo PAPO PIRATA, o nosso podcast de feedback da galera.

EDIÇÃO e TRILHA SONORA: Jabour_rio (@jabour_rio)

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.


Opções de Dowload

FEEDS:
Quer ter todos os artigos do Baú Pirata e/ou os Podcasts
de forma automática direto no seu computador? Assine nossos feeds!

Categoria(s): Piratacast

61 marujos comentaram até agora...

  1. Renan Matheus disse:

    Olá amigos do Piratacast, gostaria de dizer que o podcast “Montando um PC” foi bastante esclarecedor, desde 2009 eu não me informava sobre componentes de hardware exceto processadores. Também sou fiel a AMD por ter essa facilidade em qualificar seus processadores. Obrigado pelas dicas até mais…

  2. FrankCastle disse:

    Já fui técnico de PC no início dos anos 2000, mas parei de trabalhar com hardware e fui para a área de software. Hoje, não me considero mais técnico e fiquei mega desatualizado. Por conta disso, apanhei muito para fazer upgrades e montar meu PC anterior e deu a “sorte” de pegar uma época de transição de slot AGP para PCI-e.
    .
    No início deste ano, meu PC pediu arrego e tive que pegar um às pressas, acabei pegando um montado, por falta de tempo e paciência: Dell Vostro 260S. Depois, resolvi pegar um melhorzinho, passei o Vostro para minha irmã e peguei um Dell XPS 8500 (ambos são Desktop), muita gente recomendou que eu montasse, mas preferi continuar com a Dell, pois sempre quis ter um PC dessa marca, devido ao bom desempenho que tive com eles no escritório onde trabalho.
    .
    Na minha opinião, o “problema” de se montar PC com consciência é o excesso de informações disponíveis e não a falta delas. Pois é tanta informação, tanta tabela comparativa, que você acaba entrando em parafuso. É o mesmo exemplo que o iskilo deu uma vez de entrar no HT Fórum antes de comprar uma TV ou Blu-ray, por exemplo.
    .
    Pois saber quais são as “melhores” peças é “fácil”, o problema e um dos segredos para montar um bom PC é saber casar as peças certas, cruzando a tecnologia existente entre elas para obter a maior performance possível que cada uma pode oferecer. Um exemplo do que existia sobre isso na “minha época”: o tal do Dual Channel (envolvendo Módulos e bancos de memória), onde com a mesma quantidade de RAM, você conseguia ter uma performance melhor, dependendo da forma que os módulos (pentes) fossem dispostos (e sendo compatíveis entre eles)
    .
    Placas de Vídeo então, é uma infinidade sem tamanho. Pois além das numerações malucas da Nvidia, tanto ela quanto a ATi não escapam de outro fator que, em minha opinião, pesam: quem fabrica as placas de vídeo. Sim, Nvidia e ATi fazem o chip gráfico, mas a placa em si é montada por uma terceira, como: Msi, XFX, Asus, Sapphire, etc…

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Placa_de_v%C3%ADdeo
    .
    E ainda podem ter variantes de memória (tanto tamanho, quanto tecnologia) e os bits, que considero o mais importante, na dúvida entre placas, dê sempre prioridade nos bits como fator de eliminação caso as outras características sejam parecidas.
    .
    E para os mais hardcore, tem a tecnologia de ligar 2 placas juntas: SLi (Nvidia) e CrossFireX (ATi).
    .
    Enfim, uma dica é dar uma olhada também nestas 2 tabelas que mostram os modelos da ATi e Nvidia:

    http://www.clubedohardware.com.br/artigos/519

    http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Tabela-Comparativa-dos-Chips-da-AMD-ATI/520

    .
    E para quem quer saber qual placa de vídeo (ou configuração) rodaria bem aquele seu joguinho no seu PC atual, uma boa é esse site que lê seus dispositivos e mostra o o que está faltando para rodar na configuração mínima ou recomendada (escolha o jogo e clique no “Can You Run It?”:

    http://www.systemrequirementslab.com/cyri/
    .
    Acho que vai de cada um ver o que lhe agrada mais, o que precisa ou não precisa. Sem sombra de dúvida, montar é MUITO mais barato do que pegar montado, o custo x benefício é imensamente melhor. Hoje, com lojas como Kabum entre outras, fica fácil comprar placas e processadores “In Box” (lacrados), mas na época em que eu montava, era mais difícil o consumidor final ter acesso à isso, muitas placas de vídeo vinham com jogos, vários cabos e até com controle remoto, mas os revendedores sempre acabavam passando a mão e dando o produto capado para o cliente final. Ainda assim, vale a dica da procedência e Nota Fiscal para ter acesso a garantia pelo menos do fabricante (seria legal o iskilo dar umas dicas da diferença entre uma Nota Fiscal de verdade e uma fake sem valor fiscal).
    .
    Se você tem paciência e saco para pesquisar a fundo, recomendo você mesmo montar. Senão, peça para alguém que tenha esse conhecimento, para montar um PC com melhor “casamento” de peças, o Jabour e Junior poderiam fazer isso (de maneira remunerada, é lógico).
    .
    Agora se você for chato e quiser pegar um montado, peça indicações de alguma loja ou marca. A única que recomendo é a Dell, sou paga pau mesmo, a parte de engenharia do projeto deles, principalmente nos gabinetes é excelente.
    .
    Mas além de ser muito caro, é legal comprar um PC com uma configuração que você consiga ficar por alguns anos, pois upgrade pode ser complicado, já que o projeto inicial deles, não prevê (mas possibilita) upgrades, apenas montagem inicial. O que gostei muito nesse XPS 8500 que tenho, é que ele já possui todas entradas onboards: USB 3.0, Leitor de cartões, entrada para HD SSD, Wi-Fi, Bluetooth,etc… pois por mais que leitores e adaptadores sejam baratos, detesto esse monte de penduricalhos ligados no gabinete 😛 Para um uso de escritório, recomendo pegar um Vostro 260S, que vem junto com um bom monitor e, mesmo a placa sendo onboard, tem saída HDMI adicional, para poder ligar na TV. Se pegar a vista e chorar muito dá para pegar por um preço bom, mas é um micro que não recomendo para fazer upgrade depois, mas consegue uma valorização razoável na hora de vendê-lo.
    .
    E em qualquer loja, se for comprar a vista em dinheiro exija de 5% a 7% de desconto! Se falarem que não dá para fazer, estão mentindo!

  3. Junior disse:

    FrankCastle valeu pelo comentário, duas coisas que eu posso acrescentar a ele é o seguinte, primeiro a bitagem ou os bits da placa já foram um diferencial assim como a memória nas placas atuais o que temos que ver é a quantidade de pixel por clock ou pixel pipelines que ela vai ter, isso sempre foi o grande diferencial mas antigamente quem tinha mas p/c eram as placas que tinham as maiores bitagens hoje temos placas de 192 bits muito superiores a placas de 320bits, e para não comprar gato por lebre o melhor mesmo é achar esses números nas placas.

    O segundo ponto é bom lembrar a galera que essas tabelas do clube do hardware esteja descrita como comparativa ela não está organizada de forma quantitativa e sim organizada por serie então a serie atual é que sempre vai estar por ultimo e não as melhores placas mas se o o pessoal ver a dica do pixel por clock vai conseguir achar a melhor placa.

    obs.: como você bem disse a nem a nvidia nem ati fabricam placas de video e sim o chipgrafico e a arquitetura básica da placa nas listas do clube do hardware só são relatados os chips básicos mas existem placas modificadas de cada fabricante que não irão aparecer ali.

    • FrankCastle disse:

      Boa Junior! Valeu pelo esclarecimento e adição sobre pixel por clock! E uma coisa que esqueci de colocar que tem a ver com o que você disse: o fato de uma placa de vídeo ser lançamento, não quer dizer que ela seja superior aos modelos anteriores. Pois sempre temos lançadas simultaneamente placas de 2 ou 3 patamares: Low-End, Middle-End, High-End, sendo as High-End as topo de linha. Fazendo a analogia do carro: um carro do ano com motor 1.0 não vai ser mais potente do que o 1.6 do ano passado. Um abraço!

  4. Netuh disse:

    Ola piratas,

    muito bom cast, eu tava meio desatualizado e o papo de voces foi bem esclarecedor…

    Mas eu tenho alguns comentarios. Quando voces falaram que HD nao tem grande impacto na velocidade, nao eh bem verdade. Eu concordaria se voces estivessem falando de espaço de armazenamento. Porque a tecnologia do HD impacta muito, na virtualizacao de memoria e algoritmos de paginacao do sistema operacional, ele salva no HD o que nao esta sendo usado na memoria RAM, mas quando esse dado eh necessario o sistema operacional recupera do HD (e isso acontece com muita frequencia). Voce sente a diferença quando voce sai de um SATA 2 pra um 3 por exemplo. =)

    E so mais uma coisa, usar Bluetooth, DVD ou CD pra backup eh horrivel… em menos de um ano os dados estao todos corrompidos. Bem melhor eh comprar comprar um pen-drive ou um HD externo que estao bem baratinhos. =)

    Paraben novamente pessoal… e avante piratas!!! =)

    • Junior disse:

      Netuh eu uso sata 3 a mais de um ano e te digo a diferença para o sistema operacional é praticamente nenhuma, faz muito mas sentido investir em memória ram para não depender da virtualização do que comprar um hd sata 3 por esse motivo, embora a transferência de dados seja aumentada pela interface sata 3 isso só se torna perceptível, na pratica, para grande transferências e quando eu digo grande são acima de 10gb.

      Então na pratica um computador com 8 gigas de ram com sata 2 vai ser mais rápido que um computador com 4 gigas e com hd sata 3 e se colocados com a mesma quantidade de memória a diferença não deve chegar a 5% e vai diminuir a cada vez que vc colocar mais ram no sistema, agora se vc trabalha com manipulação de arquivos grandes, como arquivos de video e coisas do tipo e banco de dados, vc vai se beneficiar da transferência mais rápida de dados do sata 3.

      Eu concordo com você que o melhor mesmo são hds para arquivos de backup tanto que ano passado eu havia parado de comprar mídias quando 2tb chegaram a 160 reais, mas depois de uma maldita chuva que subiu os preços dos hds fica economicamente mais viável a compra de mídias pq nenhum pendrive de 25gb vai custar 3 reais.

      • Netuh disse:

        Mas Junior, eu nao disse em momento algum que a tecnologia do HD eh mais importante que a Ram… so falei que tambem eh importante… =)

        Meu ponto era mais devido a voces estarem dando dicas pra quem for montar um PC. Tente compra a tecnologia mais recente de HDs. Tanto que o MacBook Air faz uso desse fato. O HD dele eh todo em Flash, ai a paginacao eh bem mais rapida. Pois acho dificil o OS nao fazer paginacao. =)

        E so mais uma coisa… como assim, uma chuva aumentou os preços dos HD?? Estragou a safra??? =P

  5. 4g Ricardo disse:

    Esse ainda não baixei. Mas com certeza vou baixar agora. O tema me interressa muito. Acho que interessa a quase todos os nerds, né. Pelo menos de nossa geração, que cresceu tento que abrir o computador pra colocar o kit Creative 8X. ( rs rs boas lembranças do meu HD de 420 mega, melhor, boas lembranças da época, nao do HD kkkk )

  6. Luigi Locatelli disse:

    Salve Piratas,

    Mas um ótimo programa.
    Em 2009 eu montei uma máquina toda turbinada e logo em seguida fui pro Canadá. O que obviamente “me fez” adquirir um Note.
    Peguei um Vaio com gravador de Bluray inclusive. (fiz curso de cinema e usava para guardar os trabahos). Dificilmente volto para o CPU, pois não pode se deslocar pelos cômodos da casa.
    Infelizmente o PC ficou estacionado, mas coloquei ele depois de servidor no meu escritório, só pro básico.

    No entanto, o que eu sempre faço, no que diz respeito à tecnologia é sempre comprar o mais avançado (com bastante pesquisa sobre o produto, é óbvio) pois resiste mais ao tempo. E é essa dica que deixo. Você gasta um pouco a mais, mas não corre o risco da máquina ficar obsoleta muito rápido.

    Meu Note tá ainda firme, apesar de uso constante diário, mas tá quase na hora de mudar. To rezando para o Microsoft Surface (o completo) ter saída HDMI e não custar muito caro.

    Abraços marujos

  7. Fabiano Loureiro disse:

    Ainda estou começando a ouvir, mas ja queria agradecer ao junior, pq foi ele que me ajudou a comprar minha pla de video e ateh hoje consigo rodar qualquer jogo no meu pc. vlw mô fih

  8. aLx disse:

    Boa tarde, Flibusteiros!
    .
    Não sei quem falou que fazer backup em DVD é ruim pq está limitado à 4,7Gb. Bom, temos o DVD Dual Layer com o dobro da capacidade, ou seja, mais de 8Gbs de espaço. E o legal é que foi uma evolução da mídia, ou seja, se já tem um gravador de DVD, vai gravar neste DVD-DL da mesma forma que gravaria um DVD-SL.
    .
    Achei o podcast muito bom. Foi meio superficial para ser ouvido por todos, mas acho que teve um ponto fundamental que passou batido.
    .
    Todas as considerações deste programa foram baseadas em computadores Windows. Ou seja — sem nem falar de Apple por enquanto — vocês esqueceram de dizer que um computador com Linux exige bem menos do que um computador com Windows.
    .
    E também não disseram que hoje em dia pode-se instalar Mac OS X em máquinas que tenham uma configuração similar a um iMac.
    .
    Nem existe discussão suficiente para dizer se Hackint0sh é legal ou não no Brasil.
    .
    Se estas questões tivessem sido levadas em consideração, o resultado das discussões poderiam ser outro.
    .
    Por exemplo, AMD não rola bem com Hackint0sh.
    .
    Em compensação vai bem com Linux.
    .
    .
    .
    A conversa ficou bem presa nas questões Memória X Placa de Vídeo X Fonte X Processadores.
    .
    E placa mãe?
    E sistemas de refrigeração?
    E sistemas de som?
    E mouse?
    E teclado?
    .
    Acho tudo é importante.
    .
    Meu computador — desses de R$ 5.000 e já com 7 anos de idade — só tem uma longevidade dessas pq quando foi montado, configurei a máquina para ser um PC Gamer.
    .
    Isso também deve ser levado em consideração na hora da compra.
    .
    Por ser todo offboard, acabou sendo uma máquina muito mais duradoura. Em um PC Onboard, queimou alguma coisa, acabou o equipamento.
    .
    .
    .
    Não quero dizer que toda máquina deva ser uma supermáquina, mas acho que hoje em dia conseguiríamos montar qq tipo de equipamento, tendo por base um computador GAMER.
    .
    Vai depender da quantidade de opcionais que colocar.
    .
    .
    .
    Vocês falaram em computador de R$ 15.000. Bom, outro dia brinquei de configurar uma máquina no site da Appe e bateu os R$ 32.000 fácil!
    .
    Abraços.
    .
    aLx
    .
    Hackint0sh é quando você instala o sistema operacional da Apple, o Mac OS X em um computador NON-Apple Labeled. Isso, segundo a EULA — contrato de uso que o usuário aceita ao comprar qq produto Apple — diz que não se deve usar o Mac OS X em um produto que não seja da marca da maçã.

    No entanto o Estatuto de Defesa do Consumidor prevê a prática de venda casada. E, acredito que o Jr. poderá explicar isso melhor, mas sei que a LEI brasileira está acima de contratos entre empresas e consumidores.

    Desta forma, se a EULA não tiver validade legal no Brasil, então você pode instalar MAC OS X no seu PC Made By Santa Ifigênia, tranquilamente.

    Desde que, logicamente não tiver baixado o seu OS X de forma pirata

    • Junior disse:

      Alx não falamos de linux por dois motivos o principal é que se tratando de maquina o pc com windows e um pc com linux podem ter as mesmas configurações o segundo e mais importante é que realmente não tenho um conhecimento profundo de linux para falar dele, minha experiência morreu junto com a distro kurumin, querendo falar mais de linux aqui fique a vontade pq vai trazer mais assunto para o papo.

      Quanto ao Hackint0sh vc disse tudo quando falou que “não deve usar o mac os x” não deve é diferente de não pode, se vc usar o mac os num pc vc não vai ter suporte nem atualização garantida do sistema operacional e vai ficar por sua conta e risco de a qualquer momento seu sistema ficar incompatível, já ouvir falar que realmente se vc comprar peças especificas ou notebooks específicos fizer alguns processos e rezar 3 pai nossos , hehehe, vc consegue instalar sem maiores problemas o mac os em em sistema pc, mas isso pq o mac hj deixou de ser um sistema mac e passou a ser um pc otmizado para funcionar com um sistema operacional, enquanto o windowns ou linux são feitos para trabalhar com qualquer maquina.

      quanto a teclado refrigeração eu juro que falo um pouco disso no papo ok?

      • aLx disse:

        Ah, cara!!! Que pena que não recebi notificação da sua resposta!
        .
        Não rola instalar um Disqus aqui no PirataCast não???
        .
        Seria excelente!
        .
        Enfim, hoje em dia existem formas de se instalar Mac OS em PC que até a atualização roda! Evidente que depois algumas kexts precisam ser alteradas ou recuperadas.
        .
        Mas é muito mais fácio do que o meu Hackint0sh, que foi feito em AMD! Coisa de louco!
        .
        Falei sobre teclado e sistemas de refrigeração pq isso pode ser importante caso a intenção seja montar uma máquina gamer.
        .
        Aliás, eu mesmo estou em dúvida… compro um MacBook Pro de 14″ + um PS3 ou um NoteBook Gamer Top of Line (tipo AlienWare) e sossego a periquita?
        .
        Abraços.
        .
        aLx, em cotação…

  9. Michael @Spider_S4TO - 26 anos - Japan disse:

    Fala ai galera. 
    Olha como o tempo voa… Já fazem 4 anos desde aquele podcast sobre o mesmo assunto no falecido Filecast. 

    Já fui entusiasta de montagem de PC’s pra Game. Mas depois de comprar um Sony Vaio, hoje em dia só recomendo notebooks pra pessoas que vem me perguntar sobre qual o melhor pc. 
    Porque se a pessoa já entende de PC’s, sabe o que é melhor no caso dela e não precisa da minha opinião é claro. 

    Percebi varias vantagens no uso do notebook. A economia de energia é muito grande. Enquanto no PC usava uma fonte de 600 watts reais e um monitor de 24″, o notebook é projetado para economizar energia, por causa da bateria. Ocupa bem menos espaço, tem menos fios e é mais facil pra limpar. 
    Além da vantagem de vir com Windows original e vários aplicativos interessantes no caso da Sony. 
    Mas não se enganem. Não comprei o notebook para mobilidade. Comprei para usar no lugar do desktop. 
    Substitui o HD original de 500 Gb  (5000 rpm) por um SSD de 128 Gb. A MELHORIA É GRITANTE. 
    Apesar de usar um Raptor da Maxtor, de 10.000 rpm no desktop antigo, a performance do SSD no notebook é muito melhor. 

    E para compensar a falta de espaço em disco, comprei um TeraStation. 
    Uso ele com 2 HD’s de 3 Teras rodando em RAID. 
    Pra quem precisa de espaço e performance, recomendo fortemente. 

    Além disso, no Vaio, para formatar é muito simples. Basta apertar um botão e dar 2 clicks e pronto. 
    Em alguns minutos você tem o notebook formatado com as configurações de fabrica e todos os drivers devidamente instalados. 
    Já no desktop…. 
    Outras marcas não sei se possui essa opção. 

    Depois de me entregar a conveniência  do notebook, estou MUITO tentado a comprar um iMac. Só estou esperando sair uma atualização na linha. 
    Já que cai nas graças da Apple com o iPhone, pq não migrar pra plataforma completa. 
    Hoje tenho um iPhone4S, o New iPad e minha mulher o iPhone4. Mas isso é papo pra outro Papo Pirata. 

    No mais, gosto muito dos podcast’s mais voltados pra tecnologia, e gostei muito desse. 

    Abraços a todos. 

  10. Saudações, marujos!

    Este é o meu primeiro comentário aqui no site, então parabéns pelo trabalho e pelo podcast.

    Comecei a utilizar computadores na época do CP-500, onde abríamos o outro lado do disquete “bolachão”, para poder gravar informações dos dois lados.

    Na época, quase todo mundo era técnico em informática, já que o termo “usuário”, acredito eu, nem havia sido criado.

    Entender do hardware era tão importante quanto entender do software. Porém o tempo foi passando, a reserva de mercado foi pro saco, e os avanços começaram a ocorrer numa escala que, se você não for um especialista na área, que se mantem sempre atualizado, não há como você saber o que é moderno e o que já está virando sucata.

    Trabalho com ilustração, e ter um computador que funcione redondinho é crucial, porém por conta da portabilidade, há 3 anos abandonei o desktop e fui pro note. Comecei comprando um Vaio, que pelas minhas pesquisas na época, era muito bom, mas imaginem a minha surpresa quando fiz um teste no site da Nvidia, e vi a placa de vídeo do próprio na classificação de antiquado. Ele continua sendo bom para o que faço, mas ele era moderno aqui no Brasil, não lá fora.

    Hoje estou com um note Vostro i7 2ª geração, que nem é mais vendido no site da Dell, mas tem travado de forma considerável. Pode ser por conta dos programas, pode ser por conta do calor, pode ser por conta de sorte, o que sei é que quando for comprar outro note, provavelmente será um Vaio, novamente.

    O podcast foi útil para ajudar a entender algumas classificações malucas de placas e por aí vai, mas vou confessar, em alguns momentos eu estava “boiando” no assunto.

    Gostaria de ter meu computador sempre atualizado, mas os impostos no Brasil são desumanos.

    • Continuando… ter um bom técnico que te ajude é tão importante quanto ter um bom mecânico, médico, e por aí vai. O problema é achar o bom técnico. Geralmente, se eles trabalham para alguma loja, tentam vender o peixe da loja (já viram que eu tive uma péssima experiência).

      Outra coisa que acho quase impossível entender sozinho, são aqueles sites “monte seu computador”.

      Como eu sei se a placa mãe é boa? Tem alguma classificação como nas placas de vídeo? E a compatibilidade?

      Bem, é isto. Abraços.

  11. Já estava querendo mudar de PC já faz um bom tempo e ouvindo o cast minha vontade ficou mais aguçada e lá fui eu fazer o orçamento do máquina com o pensamento de não ter que mudar tão cedo de equipamento eis que a máquina saiu por volta de R$3500 (antes tinha dado quase R$4000, mas consegui otimizar um pouco).

    Eis as configurações…. vocês sugerem alguma mudança?

    Processador: Intel Core i7-2600 3.4Ghz 8MB LGA 1155 – BX80623I72600
    Placa-Mãe: MB ASUS p/ Intel P8H61-M LE/BR LGA1155 Box
    Memória: 2x Corsair Vengeance Low Profile 8GB (2x4GB) 1333MHz DDR3 CML8GX3M2A1333C9
    Vídeo: VGA Sapphire 2048MB (2GB) Radeon HD6570 DDR3 PCI-E (324L) 11191-02-20G
    Fonte: Corsair ATX 500W CMPSU-500CXV2
    HD: Western Digital 2000GB (2TB) Green Caviar SATA 3.5´ 7200RPM – WD20EARX
    Gabinete: Gabinete NZXT ATX Full-Tower Phantom Branco – 330

    • Junior disse:

      Daniel é uma boa configuração mas eu montaria uma outra maquina pelos seguintes motivos:

      1º o i7 é um ótimo processador nem debato isso, mas é caro demais, eu colocaria o o FX-8120 Black Edition que é até R$400 reais mais barato com o desempenho similar, ele em stock perde na faixa de 5% a 7% i7-2600 o que para mim é desprezível,

      2º Se você continuar com o i7 escolha outra placa pq ela não faz sentido em um i7 ela é voltada para pcs básicos e provavelmente nem vai ser compatível com a memória que vc escolheu, volto nesse ponto já já, e seria como colocar um motor de ferrari em um chevete. se vc optar pelo amd recomendo fácil as seguintes placas M5A88-M ou M5A78L-M LE ambas com video on melhor que da intel e com 4 slots de memória ou GA-970A-D3 sem video on mas que trás a opção de crossfire essas são placas com ótimo custo beneficio e com dinheiro que vc economizou no i7 ainda vai sobrar troco.

      3º as memórias corsair são as melhores mas graças as latencias dela são incompatíveis com muitas placas então antes de compra-las é bom dar uma olhada se a placa mãe tem suporte a ela, esse modelo que vc escolheu não é mais fabricado pela corsair eu fugiria dele por isso e pelo preço, e na boa se vc não for fazer um overclock louco no seu pc eu pegaria uma kingston ou uma markvision barata mesmo colocaria 16gb e guardaria o troco.

      4º quanto ao hd e a placa de video , o hd eu colocaria um seagate mesmo e ponto, gosto da marca e o rma deles funciona mas isso é gosto pessoal, quanto a placa de video com o dinheiro que vc economizou nas peças se optar pela solução amd eu pegaria a ati 6850 ou a 6870 ou gastaria mais um pouco e pegaria uma 6950 ou a 6970 para não ficar preocupado tão cedo se a minha placa de video suporta tal jogo e uma dica boa é optar pela xfx que está com garantia ilimitada http://xfxforce.com/pt-br/features/doublelifetimewarranty.aspx a que eu nunca usei mas o pessoal tem falado bem dela.

      De cabeça é isso que da para falar, e não se esqueça de pegar uma fonte boa para isso tudo ai se quiser uma marca para não te dar dor de cabeça vai de corsair até as mais baratas já são modulares o que facilita a ventilação do pc.

      • Valeu pelas dicas, vou ver se consigo ir até a Santa Ifigênia/SP um dia desses para pesquisa de preços, já que a loja onde costumo comprar as coisas não tem quase nenhum dos componentes indicados.

        • Junior disse:

          Daniel o baú não ganha nada com isso mas o http://www.boadica.com.br/pesquisa/precos é muito bom para se ter uma idéia de peças e preços nas lojas para quem não é do rio se vc se cadastrar no site tem até como montar uma lista e eu recomendo para vc ter uma idéia de preços, jabour e eu somos usuários assíduos dele.

          • COMENTÁRIO COLADO AQUI PARA O PAPO PIRATA 41

            Ednaldo

            Achei bem informativo, gosto muito de casts assim que tenham o intuíto de ensinar as pessoas que não sabem muita coisa, nesse caso sobre informática. Mais pra frente poderiam fazer um outro mais específico (para quem já tem uma boa noção), explicando latência de memória, ponte norte e sul do chipset, hds híbridos, watter cooler, pcs com óleo mineral, overclock, tipos diferentes de dissipadores, tipos de slots da placa mãe, clusters, sei lá é só uma idéia.
            Esse ficou ótimo, parabéns piratas.

          • .
            .
            O cara que tá interessado em coisas muito específicas como latências de memórias e/ou watercoolers é o cara que já sabe muita coisa e tá “correndo atrás” de mais conteúdo. Esse cara acha informação fácil na net. Já pro pessoal que quer ouvir um podcast “técnico não-hardcore” (maioria dos nossos ouvintes)tocar nesses assuntos pode ser maçante…

            Então… Não digo que não podemos fazer, porém vai ser mais complicado por causa do público-alvo, sacou?

            Valeu aí pelo feedback!
            .
            .

  12. Lucas Zanganelli dos Santos disse:

    meu pc atual é um notebook com um amd a6 de quatro nucleos e 1.5ghz de clock podendo chegar ate 3ghz fazendo o overclock, 4gb de ram ddr3, 500gb de hd e uma palca de video “off” board “on” board que tem 512mb de ram dedicada mas pega ate 2gb do sistema. Todos os jogos que coloquei nessa maquina funcionaram bem apesar de que o jogo mais pesado que coloquei foi o spilter cell conviction,o utilizo com um monitor ligado na vga (prefiro usar a vga para economizar processamento e não esquentar tanto o pc. Paguei menos de 1200 reais nele atualmente me supre perfeitamente .Porém pretendo montar um pc novo só para jogos, editar videos e audio. Pretendo montar uma maquina media para alta e depois ir melhorando

  13. Ednaldo disse:

    Nossa, adorei o tema mesmo não tendo escutado ainda, curto muito tecnologia e etnho certeza que o cast vai ser muito bom, ainda mais com o toque de humor de vocês qualquer tema fica ótimo. Depois comento, valeu pelo Cast piratas.

  14. .
    Pelo jeito o junior nao deixara nada pra gente comentar no diario de bordo. hehehehe
    .

  15. Joab Miranda disse:

    Muito bom o Cast!os principais componentes foram abordados de uma forma clara e objetiva até a fonte foi abordada afinal como foi dito muitos deixam a fonte por último pensando não ser algo muito importante e ai que se enganam.Parabéns pelo cast de qualidade que vocês apresentam

  16. Ainda vou ouvir, mas já curti o tema, já que fui professor de Montagem e Manutenção… =)

  17. Tourinho disse:

    No aguardo do especial sobre Tablets!

    • Leonardo Godinho disse:

      Concordo… Hoje os tablets estão muito comuns e baratos. Dá pra fazer algo relacionado à tecnologia, na verdade.

      Curto muito coisas relacionados a tecnologia e acho que é um bom tema…

      …Anotem ai!!! rsss…

  18. Michael @Spider_S4TO - 26 anos - Japan disse:

    Jabour, faz uma camiseta: “quer montar um PC? Pergunte-me como” rsrs

  19. Mauricio Geronasso disse:

    Salve, Salve,

    Acabo de escutar o cast.
    Cada dia vocês acabam nos surpreendendo mais ainda.
    Muito bom ouvir um cast com o padrão de vocês.
    É inacreditavel como a tecnologia evolui dia a dia, vejo isso devido ao meu primeiro computador um Compaq Presario model 5528!!!!!!!kkkkkkkkkkk
    Peça de museu.
    Para conseguir fazer algum reparo durava no minimo 12 horas!!!!!kkkkkkk

    Abraços

  20. Leonardo Godinho disse:

    Montar um PC é de acordo com o gosto da pessoa e para o que ela quer o PC. O meu, por exemplo, não uso pra jogar, prefiro ainda o PS3, mas uso ele pra ver filmes, baixar umas coisas, redes sociais e demais coisas… Coloquei uma placa média com entrada HDMI pra conectar na minha TV, a placa de som é muito boa e memória… Com isso, vejo diversos filmes Full HD direto… Preferi uma configuração básica, mas que possa fazer edições de vídeos sem dar problemas. Me serve muito bem.
    …Agora, quem curte jogar, tem de ser um PC bem mais atualizado.
    Não gosto de ficar sempre atualizando, pois você compra algo hoje top e logo está desatualizado, isso me irrita um pouco.

  21. Déborah disse:

    Oi Meninos. Eu queria montar um computador que desse pra eu usar todos os joguinhos do face! O meu tá cheio daquelas janelinhas que ficam abrindo um monte de anúncios, inclusive pornográficos (não sei como isso aconteceu).

    Acho que vou mandar um email pra ver se vocês conseguem uma configuração boa pra mim. Gostaria de contratar o Junior ou o Jabour. Sou do RJ também.

    Muito obrigada pelo programa maravilhoso. Beijo!

  22. Michael @Spider_S4TO - 26 anos - Japan disse:

    Vixi!!!!
    E esse ultimo comentário aí!?!?!
    Kkkkkk
    Isso é fake! Deve ser o Cléo (que deve estar com inveja de não ter participado) que ta zuando vocês.
    Ow deve ser um travecão. Mas tenho certeza que o Jabour vai conferir kkkkkk

    E esse Júnior… Eita rapaz modesto hein !?!

  23. Michael @Spider_S4TO - 26 anos - Japan disse:

    Júnior, os preços deram uma baixada. Mas ainda não chegaram ao patamar de antes da catástrofe. Pelo menos aqui no Japão.

  24. Leonardo Godinho disse:

    Uma coisa que eu lembrei é que a mémória ajuda muito, mas tem uns problemas que nem todos se ligam. Se eu não me engano, o XP tem um limite de memória máxima e ainda temos o problema entre 32 (x86) e 64. Um Windows 7 de 32x não ultrapassa de uns 3 GB de memória (se não me engano), então nem adianta comprar 8 GB e ficar todo bobo, pois de nada adiantará.

    • .
      .
      Você tem razão quanto à capacidade de ler somente 3gb em sistemas x32. E para resolver isso é só colocar um sistema (windows 7×64 ou linux) que trabalhe com arquitetura x64. Lembrando que existem versões de Xp 64 bits mas pelo que sobe não são recomendáveis. E Windows Vista nem pensar…
      .
      .

    • Michael @Spider_S4TO disse:

      Entao, esse esquema ja nao existe no win7.
      no win7 32bits reconhece 4 gigas.
      Ja o de 64bits reconhece acima disso.
      Dai fica a cargo da placa mae ter, ou nao, limite de memoria.

  25. Fala piratas, tudo bom?

    Caras, eu não entendo nada de configuração de PC. Justamente por isso o cast foi muito bom, consegui entender um pouco pelo menos. Tenho um Note HP com processador AMD, que vive tendo problemas para ligar. Acho que vive esquentando mesmo, preciso ver o cooler…

    É isso, ótimo cast!! Sucesso pra vocês!

    Abraços!

  26. Gilmar Souza disse:

    Olá Piratas! Ótimo cast que veio em um momento bem propício, pois depois de cerca de 4 anos tendo apenas notebooks, estou juntando uma grana para comprar um PC Desktop (Mais voltado para Games).

    Apesar de discordar do ponto de vista de vocês sobre Processadores e Placas de Video (sou mais do time Intel – Nvidia), gostei dos argumentos levantados por vocês, mas como gosto não se discute e sim se lamenta, vou ficar quieto hehehe.

    Gostaria de mencionar uma peça muito importante que foi “Esquecida” (ou não) por vocês e que é muito menosprezada pela maioria, mas é extremamente importante para o desempenho e longevidade de todos os componentes do PC: O gabinete!

    Muitos podem pensar; “ah, o mais bunitinho e barato basta”, mas principalmente para alguém que quer investir em uma máquina para durar mais de 3 anos e precisa usar o PC em ambientes muito quente e empoeirado, um bom Gabinete é vital! Ele não é apenas uma peça decorativa para deixar o seu escritório mais bacana, eu diria que é o chassi que vai dar aerodinâmica para a sua máquina correr mais rápido por mais tempo.

    Dependendo do tamanho das peças que você irá comprar para o seu PC, vc precisa comprar um gabinete com mais espaço uma melhor circulação de ar, evitando altas temperaturas em todas as peças e principalmente no processador.

    Alguns gabinetes mais avançados (como o que eu já comprei para minha máquina) já foram desenhados para uma melhor organização dos cabos, melhorando o fluxo de ar e manutenção. Além disso, ele já tem espaço e entradas suficientes para se colocar um Water Cooler, caso eu queira fazer um overclock no meu processador, além de uteis filtros de pó, que evitam o acumulo de sujeira dentro da máquina.

    Outro ponto importante dos gabinetes: entradas USB. Os equipamentos mais novos já trabalham com o padrão USB 3.0 e não são todos os gabinetes que possuem portas USB 3.0. Isso pode fazer com que você utilize acessórios externos que possuem USB 3.0, como pen drives, HD externos, Smartphones, etc com uma velocidade mais baixa que o aparelho consegue transferir dados para o seu PC. PS: sua placa-mãe também precisa ter portas USB 3.0 para você poder utilizar dessa nova tecnologia.

    Abrs!

    • Ednaldo disse:

      Pode crer, o gabinete é meio esquecido mesmo, mas é importante pois se o gabinete tiver pouca refrigeração (espaços para entrada e saída de ar), vai super-aquecer. Eu recomendo a todos deixarem seus pcs abertos para melhor circulação de ar, o ruim é que entrará poeira muito mais facilmente e consequentemente você terá mais trabalho mas você poderá monitorar com mais facilidade quando necessitar de limpeza. O meu joguei até fora a tampa porque nunca utilizei, fica a dica pra quem quer menos calor no seu PC.

  27. Olá Piratas
    Muito legal o papo!

    Complementando sobre as fontes, há o chamado selo Bronze Certified, que é um selo de testes e desempenho, também garante no mínimo 80% de distribuição real. O preço sobe consideravelmente, mas recomendo.

    Agora sendo contrário ao Jabour sobre a poder melhorar sue pc no futuro, não recomendo faze-lo no Processador/Placa-mãe, se você pegar um processador abaixo da sua placa mãe, daqui 2 anos quando quiser trocar, a diferença do preço que pagou hoje será um valor muito próximo da sua placa mãe, então compensa comprar o conjunto na medida.

    Quanto a pc para games, o que posso resumir em valores (para datar o cast mesmo).
    Computador que roda 90% dos games dessa geração em 100% dos gráficos, 2000R$.
    Computador que começa a ficar ultrapassado daqui uns 2 anos. 3200R$
    Computador com pelo menos uns 4 anos sem se preocupar em melhorá-lo, 5000R$ e um abraço para o Hugo Soares.

    Bom, acho que é isso galera, desculpem-me se ficou confuso. Grande Abraço!

    • Um comentário que esqueci de fazer sobre a nVidea.
      Um primo foi fazer um curso nos EUA, aproveitei para pedir uma placa, escolhi a nVidea 560, 170U$ lá fora.
      Foi quando ele trouxe a nVidea 560 TI, 350U$, esse TI causou um estrago bonito no meu bolso aquele mês.

      • Ednaldo disse:

        E eu que comprei há uns 4 meses minha Radeon HD6970 por R$950,00, nem tinha o dinheiro, fiz um empréstimo com o banco pra pagar, ela saiu por mais de R$1000,00 na verdade. Sai muito caro mas vale à pena pela performance, roda qualquer coisa que você colocar na bichinha. Meu alvo agora é uma HD6990 ou a HD7990 mas ai só daqui uns 2 anos mesmo.

  28. Davi Goulart disse:

    Adorei o Podcast! Devia ter um sorteio de um computador pra galera hein? kkkkkkkkkk

  29. Marcelo Luiz disse:

    Muito Batuta o PodCast ,
    Se ele fosse feito um ano atraz na minha opinião teria sido perfeito, nessa época havia acabado de comprar meu pc novo porque a empresa onde trabalhava como designer ia implantar um novo esquema de os funcionários trabalharem em casa, mas no final acabou não rolando fui demitido mas pelo menos fiquei de PC novo.
    Quando fui querer montar o Pc novo tinha conhecimento básico que aprendi funçando, para escolher as peças que queria nova fui me baseando vendo sites comparando processadores, placas de video e etc , foi meio dificil mas consegui ter noção do que queria, tambem dei uma olhada no site do mercado livre para ter uma noção do preço e ver se ele encaixava no meu orçamento.
    Fui para Santa Ifigienia passei na primeira loja e pedi um orçamento de quanto ficaria a maquina que queria , o cara me fez um orçamento no papel descrevendo todos componentes , peguei esse orçamento e fui passando por outras lojas mostrando o orçamento e perguntando se o vendedor podia fazer um preço melhor no final consegui uma maquina com um processador melhor e de 4gb ela ficou com 8gb por uma pequena diferença.
    No final acabei pagando R$1.540,00 e ficando com uma máquina com processador Corei5 2500, placa mae Asus P81161MLE, HD 500gb, 2 pentes de memoria de 4 gb /1333 kingston, placa de video Geforce 1gb 9800gt , fonte de 500 wats reais, num sei se é uma maquina boa mas com ela consigo ver videos tranquilo , rodar Need for Speed Shift e GTAIV tranquilo.
    Mas minha preocupação agora é que a placa de video esteja indo para o vinagre, quando olho para meu monitor vejo do lado direito das imagens na tela um borrão como se fosse um efeito de velocidade, num sei o que possa ser.
    E o que tenho a dizer da garantia dos HDs da Segate é muito boa já troquei o mesmo hd duas vezes sem custo nenhum, e uma sugestão que deixo para um próximo cast é dicas de manutenção de computador

    Abraços

  30. Morbeck disse:

    Muito bom esse podcast, estou escutando agora pela segunda vez.

    Tenho um notebook e ele já tem quase 4 anos, tenho outros gastos e não posso investir num desktop por agora, me considero um usuário médio, por que sei um pouco a mais que a grande massa, mas ainda sou muito leigo.

    Sei que no dia que puder investir numa máquina lembrarei de ouvir novamente esse episódio, muito esclarecedor. Sempre quis colocar uns bons jogos no pc, não super jogos, mas uns tipo combat arms e poder jogar numa boa.

    PS1: Puta que pariu, que trilha sonora foda, parabéns Jabour.

    PS2: Esqueci o que eu ia dizer kkkkkk sério.

    De qualquer forma, vlw piratas ;).

  31. Ednaldo disse:

    Gostaria de informar o Jabour que a Seagate realmente cumpre o sua garantia e realmente troca os HDs com problema. Aqui em São Paulo, fui informado que a Seagate tem garantia nacional e tal, mas nunca botei fé porque todo vendedor quer empurrar seu produto e promete milagres em termos de garantia. Faz 4 meses que meu pc deu problema de memória e ele reiniciou tantas vezes que o HD de 500gigas foi pro saco mesmo, travava direto e apagava os dados sozinho. Comprei outro de 2 teras R$310,00, e o vendedor do hd de 2 teras que me confirmou que era só fazer o RMA pelo site da Seagate e enviar pra eles que me enviariam outro. Fui pessoalmente na Consolação, pois moro em Sampa, me pediram pra esperar uns 15 dias que seria enviado para o endereço solicitado. Isso foi numa quinta-feira, na quarta-feira da semana seguinte o hd chegou aqui na empresa zerinho da Silva. Inclusive no mesmo dia levei um de 1,5 teras de um amigo meu que chegou no mesmo dia. Portanto à partir de agora hd só Seagate pois relamente tem garantia nacional.
    PS: Dizem que os HDs da Wester Digital também tem garantia nacional mas não tenho certeza, só digo uma coisa, HDs da Samsung nunca mais…
    Abraços.

    • .
      .
      Cara… Os meus HDs já chegaram e estu satisfetíssimo… Os meus que deram pau eram SATA2. Como já é uma tecnologia “antiga” eles me enviaram 2 novíssimos HDs SATA 3 de 1 tb. Se eu já recomendava Seagate pra todos mundo, agora nem tem como comprar de outra marca… #Recomendo!
      .
      .

      • Ednaldo disse:

        Pode crer, a Seagate é foda mesmo. Os meus que chegaram, consultei no site da Seagate, achando que teria denovo a garantia de 5 anos pra eles mas não, aparece que é OEM e que não são cobertos pela garantia, mas tá bom pelo menos se consegue uma vez, mas seria bom se renovasse para os novos também. Dá uma confirmada no site pra ver se os sus novos estão cobertos, os meus como disse não estão. Abraço.

  32. Acabo de ouvir o cast que me fez lembrar da época em que eu tinha 13 anos e morava no interior, desmontava meu computador todos os dias e a busca de componentes para upgrade da máquina era quase uma caça ao tesouro. Hoje tenho 23 anos, e sou sócio de um escritório de design em Goiania, sou usuário apple – que na minha opinião nem está mais tão a frente do pc. Muito bom relembrar desta ótima época e despertar novamente o interesse pela área.
    Parabéns pelo trabalho de boa qualidade e vida longa aos piratas.


    .
    @jabour_rio, @iskilo666, @junior_cq,
    @cleverson, @piratacast, @baupirata