Facebook do Piratacast Twitter da Equipe Piratacast TV do Bau Piratacast, Diário de Bordo e Papo Pirata Feed do Site Feed do Podcast Assine no Itunes Entre em Contato

Bom dia, boa tarde ou boa noite! Depois de muito pensar, consegui definir um tema para este mês. Minha vontade era até falar de um filme, só que prefiro assistir antes de dar uma opinião. Então fiquei matutando até que vi uma matéria e pensei: “É isso!”. A matéria foi “Chaves ganha canal oficial do Youtube que disponibiliza mais de 150 episódios da série!“. E teve um outro site que também me levou a escolher o tema Chaves, só que vou falar disso depois. 😛

———————————————————————

Minha primeira indicação vai para o WeRGeeks 52 que trouxe o pessoal do Fórum Único Chespirito para bater um papo bem descontraído e humorado de Chaves e Chapolin. Começam com curiosidades sobre o Roberto Goméz Bolaños (aos desavisados o ator que faz o papel do Chaves). Um dos aspectos legais deste cast foi a relação do Chaves/Chapolin na vida dos participantes. Comentaram dos episódios clássicos antes de fazerem um dociê completo das personagens. Pessoal do WeRGeeks caprichou neste cast, está muito engraçado e recomendo começar por ele.

Para quem gosta de surubinhas podcastais, vai gostar também do Na Calçada 50 que trouxe à discussão Carlos Tourinho, Sr. Seu Panda e o Mr. Rice Guy: Eduardo Sales. O papo foi bem informal e descompromissado, mas ficou legal. Cada um falou do seu episódio favorito, menos um dos participantes, ouça e entenda o porquê! Falaram também curiosidades sobre os atores, inclusive sobre os tempos atuais. Também falaram as frases marcantes que ficaram.

Como a idéia da coluna é indicar os podcasts que falam de um determinado tema, não posso deixar de fora o Combo Nerd 5 apesar das fortes críticas que tenho a fazer. O programa é curto e tem uma leitura de emails muito grande para a duração dele. Até curti as músicas antigas que tocou na leitura de emails. Praticamente o programa foca no remake de um episódio que o SBT fez em 2011. O som estava bem ruim, talvez por isso o editor tenha usado o artifício de jogar a trilha sonora bem alta para disfarçar. A edição está bem ruinzinha, cortes mal feitos, espaços em branco, variação da altura do som. Ouça por sua conta e risco 😀 . Lá eles indicaram o Clímaxcast 8, porém não consegui fazer o download para ouvir.

Um achado que fiz quando googlei “podcast chaves” foi o podcast No Barquinho 9. Soltaram logo de cara algumas opiniões fortes e também trouxeram uma visão diferente para a origem do programa do Chaves. Fizeram o programa direitinho, fizeram a descrição das personagens, apresentação geral, falaram do Street Chaves e então fizeram um review – digamos assim – de três episódios completos. Inclusive no link do post do podcast deles tem o link desses três episódios no YouTube. Não gostei das vinhetas do programa, por mais que o podcast chame No Barquinho, na minha opinião de fecal podia ter umas vinhetinhas bem mais legais. O que não gostei do podcast é quando eles misturaram o tema Chaves com religião, ok, eles são fazem podcast cristão, só que faltou bom senso. Confesso que algumas vírgulas sonoras do Chaves me arrepiaram.

Sempre que falamos de podcast, uma hora ou outra, o Nerdcast surge na conversa, não é mesmo? Hehehe. Pois bem, eles também fizeram o Nerdcast 282 falando do Chaves e Chapolin. Aliás, escrevi bastante Chaves, só que de modo geral, todo mundo falou de Chapolin também, mesmo porque não dá para separar muito. Também trouxeram um especialista no assunto, que foi o Luis Joly. Para variar começaram falando da origem do programa Chespirito, como o Chaves foi parar no SBT, qual explicação da roupa do Chapolin e vários comentários sobre os episódios. É quase que unânime que o episódio mais clássico de Chapolin é aquele dos Aerolitos. Explicaram como se deu as fases da vila do Chaves e curiosidades sobre a vida dos atores. A parte final falando da previsão do futuro das personagens foi bem legal.

Por incrível que pareça o primeiro podcast que ouvi antes de escrever essa coluna, foi o Paranerdia 4. Claro que já tinha ouvido alguns outros na época do lançamento. Foi um dos programas que mais gostei, é que ele não foi tão engraçado quanto o WeRGeeks, ele foi muito informativo! O programa todo é recheado de musiquinhas do Chaves, inclusive o áudio estava um pouquinho baixo, só que devemos lembrar em conta que era a 4ª edição. Contaram a origem e curiosidades da Ciudad del México e falaram sem papas na língua sobre Chaves e Chapolin. Acho que foi o melhor dociê dos atores, dubladores e das personagens que ouvi. Comentaram de vários episódios de Chaves e Chapolin, num papo muito nostálgico. Também citaram o episódio de Chapolin dos Aerolitos. Acho que só eles falaram um pouco mais das músicas com direito a easter eggs, todo mundo PRECISA OUVIR. Finalizaram com pérolas e frases do Seu Madruga. Todo fã de Chaves TEM que ouvir este podcast.

Outro achado nessa busca de podcast sobre Chaves foi o Banana Atômica 3 que está sensacional. É um podcast curto, contudo muito bom e informativo. Apesar de não falarem nenhuma novidade, a abordagem deles foi diferente dos demais, sem falar que tocou músicas que não ouvi nos demais. Rolou o de sempre: origem do programa do Chaves e Chapolin, descrição das personagens e também falaram do remake do SBT. Gostei também da discussão interessante sobre as intrigas entre Roberto Gómez Bolaños, Carlos Villagrán e María Antonieta de las Nieves. Recomendo ouvir esse programa!

Antes de dar minha opinião, durante a busca também encontrei o Pipoca e Nanquim 48 e o Podcast Uarevaa 22 que também falam de Chaves, assim como o Clímaxcast 8, também não consegui baixar e portanto não ouvi, de qualquer forma, estão citados! 😀

Terra à vista

Em primeiro lugar recomendo para quem for ouvir esses podcasts que também voltem no site deles e escute o programa posterior, pois provavelmente deve ter um feedback legal dos ouvintes deles. Algo que todos podcasts comentaram e que eu não concordo muito foi a questão da morte do Ramón Valdés por conta do cigarro, tecnicamente o cigarro faz mal, só que acredito muito que há pessoas que tem pré-disposição para algumas doenças e outras não, se não fosse por isso não veríamos nenhum velhinho de 80 anos fumando. Ok, eu não fumo e nem quero incentivar ninguém a fumar, só não acho correto afimar que ele morreu por culpa do cigarro.

Outro ponto muito importante que todo mundo comentou foi a questão do Politicamente Correto e a comparação com Trapalhões. Não sou da época de Trapalhões, portanto não vou comentar. Já em relação à questão do Politicamente Correto, acredito que a graça do programa seja essa. Sempre fiquei com muita raiva de assistir Chaves porque sempre o Seu Madruga se ferrava, isso foi algo que nunca gostei, talvez por isso e por motivos que outras pessoas também falaram é que gosto mais de Chapolin.

Concordo que o programa do Chaves nunca precisou falar palavrão e nem recorrer à putaria para nos fazer rir, claro que na época era impensável também. Acho que é uma boa lembrança da infância, só que não vejo razão para ficar endeusando a série como se fosse a melhor de todos os tempos, o pessoal precisa parar de exagerar. Sem falar que alguns conceitos são passageiros também, houve um dia que Alice in Chains era a melhor banda do mundo para mim, assim como houve um tempo que Dream Theater era a melhor banda do mundo para mim e hoje eu desencanei com esse negócio de rotular o que é a melhor banda ou melhor isso ou melhor aquilo.

Ouvir todos esses programas em 3 dias para montar a pauta da coluna foi uma experiência bem legal. Ouvir as músicas que marcaram a minha infância foi muito legal. Até deu vontade de assistir uns episódios. Quem sabe um dia, quem sabe quando lançarem mais de 100 episódios inéditos que o tio Silvio não liberou.

Lembra que eu disse lá em cima que teve um site que me ajudou a decidir o tema? Pois é, o site é o Aerolitos.com.br que também tem o seu podcast e fica a aí a dica, ouçam o Aerocast 2 – A voz e a vez dos estúpidos na Internet! Eles estão começando agora, são gente fina e o site também tem um conteúdo legal.

Para finalizar quem quiser sugerir temas para as próximas colunas nos comentários, eu agradeço. Até tenho definido 3 temas para o final do ano e mais 2 temas que estou com vontade de fazer, de toda forma sugestões são bem vindas. E se quiserem comentar em cima dos meus comentários podem comentar também.

———————————————————————
As opiniões deste artigo não refletem, necessariamente, a opinião dos criadores do blog e dizem repeito diretamente ao seu autor.

Categoria(s): Tesouro Pirata

16 marujos comentaram até agora...

  1. Felipe de Macêdo disse:

    Aeeeeeeeeee agora é torcer pra que nunca deletem !!

    chaves *_*

  2. Macgaren disse:

    Olá. belo post. já ouvi quase todos os citados e vou atrás dos que ainda não ouvi já que Chaves/Chapolin é um de meus assuntos preferidos.
    Sou do Climaxcast e nosso site está migrando de servidor(sim, mais um que foi deixado na mão pelo Mevio) Se alguém tiver interesse mesmo assi de nos ouvir, pode fazer o download alternativo aqui ó http://www.divshare.com/download/17125054-ff6

    Ah e o Badernacast lançou um episódio sobre Chapolin essa semana que ficou bem legal http://oultrabadernista.blogspot.com.br/2012/03/badernacast-58-chapolin-colorado.html

    • Danilo Luiz disse:

      Opa, valeu! Escrevi dia 20, por isso que o Badernacast acabou ficando de fora.
      .
      Sei que você participou do Combo Nerd 5, espero que entenda minha argumentação. 😉
      .
      Quanto ao Mevio, até o Filecast foi nessa. Felizmente tenho todos os podcasts que ouvi e os que não ouvi devidamente guardados nos meus HDs. (Os que já ouvi estão no externo e os que ainda não ouvi estão na segunda partição do HD).
      .
      Abraço!

  3. .
    .
    Tá mandando muito bem na coluna… Essa idéia de tematizar a podmania é foda!
    .
    .

  4. Léo Bruski disse:

    Nossa muito boa a coluna realmente juntou todos os melhores podcasts sobre chaves e chapolin, e ainda lembrou do Aerolitos.com.br, é por causa de colunas e de comentários de ouvintes como você que faz a gente querer continuar sempre o trabalho. Muito obrigado pela indicação cara.
    Um abraço!!!!!

  5. Saudações Danilo!

    Eu agradeço muito você ter mencionado o Paranerdia 4!
    Apesar de a qualidade do som estar meio ruim mesmo, é um dos meus episódios favoritos quanto ao conteúdo exibido!!

    Vida Longa e Próspera

  6. Procre por Chavocast, um podcast especificamente sobre Chavese Chapolin, embora tenha apenas 5 episódios, e não tenha previsão para novos. Inclusive, eles tem umaa entrevita maravilhosa com o dublador do Professor Jirafales.

  7. Danilo, muito legal seu post. Fiquei muito feliz em ver o Podcast No Barquinho figurando entre os grandes da podosfera brasileira no assunto Chaves.

    Ficamos honrados por termos sido mencionados aqui no Baú Pirata e agradecemos pela crítica ao nosso cast. Vamos trabalhar pra tornar o nosso convés cada vez mais agradável pra todo mundo. Volte sempre!

    Abraço!

  8. Paulo Gustavo disse:

    Ola Piratas, gostei da lista de podcasts falando sobre Chaves, mas senti falta de um bem divertido que ouvi um dia desses.
    Foi o episódio sobre Chaves feito pelo pessoal do Gorila Polar, sou fã de Chaves e esse podcast foi um dos que mais ri com esse tema.
    Vale a pena vcs conhecerem, ouvirem e rirem bastante com esse episódio.

  9. […] Pergunte-me como – Podcast No Barquinho #009 – Aprendi no Chaves citado no Baú Pirata: Tesouro Pirata – Chaves e Chapolin -”O Chaves e a Cristandade” por Thiago Ibrahim – Jabá: Blog do Paulo Vitor […]

  10. aLx disse:

    Excelente trabalho, Danilo. Parabéns!
    .
    Um tema que gostaria de ver aqui é bulling. O Papo de Gordo já falou sobre isso e recentemente o NerdCast tb.
    .
    Bom, fica a dica!
    .
    Abrasssssssss.
    .
    aLx

  11. […] especial ao ouvindo Danilo Luiz que nos indicou la no Tesouro Pirata do site Bau Pirata (PirataCast), falando sobre Chaves e […]


    .
    @jabour_rio, @iskilo666, @junior_cq,
    @cleverson, @piratacast, @baupirata