Facebook do Piratacast Twitter da Equipe Piratacast TV do Bau Piratacast, Diário de Bordo e Papo Pirata Feed do Site Feed do Podcast Assine no Itunes Entre em Contato

Tesouro Pirata – Carnaval

28 / fev / 2012
Danilo Luiz


Bom dia, boa tarde, boa noite! De forma a trazer mais conteúdo ao Baú Pirata e também indicar outros podcasts de maneira direcionada, inauguro a coluna Tesouro Pirata. A intenção não é produzir um selo como o Lucas Amura fez no Radiofobia com o quadro Podcasteiro, mas sim de mostrar conteúdos por temas, pois acredito que dessa forma é mais fácil recomendar podcasts para pessoas que ainda não ouvem e centralizar episódios de podcasts que falam de um mesmo assunto.

Considerando a época que acabamos de passar, nada mais justo do que começar a coluna falando sobre Carnaval! Vou fazer poucas indicações porque não encontrei na lista de podcasts que ouço regularmente muitos programas falando do tema.

———————————————————————

Para começar acho muito interessante ouvir o Café Brasil 180, que fala sobre o que era o Carnaval e o que ele se tornou. Com seus 25 minutos de programa traz também boas músicas falando do tema. É um podcast excelente e perfeito para indicar pelo conteúdo engrandecedor e pela ausência de palavrões.

Um dos podcasts mais lenha na fogueira que também falou de Carnaval, foi o pessoal do Negação Lógica no episódio 32. Eles fazem um crítica ferrenha ao Carnaval, trazendo informações que vão além de gosto pessoal. Lá eles abordam toda a sujeira do Carnaval, mostrando como o “circo” move o Brasil, tal como o Futebol o faz. Eles comentam da loucura de São Paulo e Rio de Janeiro nessa época, entre outras coisas.

Para descontrair um pouco indico o Radiofobia 51 que trata de forma mais solta o assunto Carnaval. Assim como o Café Brasil, sempre traz músicas inteiras entre os blocos, desta vez tocando os sambas enredos campeões de algumas escolas. Pela primeira vez na história do Radiofobia traz à discussão Luciana Lopes, a esposa de Léo Lopes, para defender o Carnaval. Fala-se da história do Carnaval, como ele é visto hoje em dia e idéias bem interessantes sobre o que fazer nesta época.

Apesar de não focar só em Carnaval, o Na Calçada 02, fala sobre o que cada participante acha desta comemoração, além de recomendar passeios, como visitar o Mosteiro de São Bento. Fala, também, de coisas desagradáveis como falecimento de parentes e coisas irritantes de modo geral. Algo interessante em ouvir um podcast antigo como esse é ver o quanto melhorou a qualidade sonora.

O Gavestática 19 fala do bom e do ruim do Carnaval, falam do frevo, das marchinhas, Salvador e Olinda. Eles também contam algumas histórias da infância do pessoal e histórias de outros carnavais. Um diferencial neste podcast é que a voz da Vivi que quebra aquela coisa de um monte de homens falando. É um podcast curtinho, ideal para quem não gosta de podcasts longos e para indicar para pessoas que não conhecem a mídia.

Indico um dos melhores podcasts da podosfera, o Papo de Gordo 11 que traz uma pequena aula de história com o momento cultural do Tio Lúcio, belas trolladas do Tio Flávio, boas histórias do Carnaval de Salvador e dos Filhos de Gandhy. De todos indicados é o mais engraçado na minha opinião de merda.

Por fim tenho que indicar o Nerdcast 52 que pode ser considerado um podcast clássico. Apesar do som estar um pouco ruim, é neste episódio em que o Sr. K narra sua viagem homérica a Recife em 1997.

E claro que não poderia deixar de fora, o Diário de Bordo 13 que dá opções do que fazer no Carnaval.

Terra à vista

Acredito que o exposto no Negação Lógica já reflete muito a minha opinião. Até que poderia discorrer mais sobre o assunto, porém seria necessário realizar um estudo histórico sobre como surgiu a festa pagã do Carnaval, como a Igreja Católica incorporou ao seu calendário, como surgiu a festa na Europa e como chegou ao Brasil, quais os problemas acarretados (como as mortes nas estradas e as doenças sexualmente transmissíveis se proliferando) para então falar com propriedade. Para quem não gosta da época, é um bom período para retomar a leitura e ver filmes. Recentemente passei o Carnaval no interior e não adiantou muito sair de São Paulo já que lá tem bloco de rua (mesmo em cidades que não tem nem Itaú), pelo menos o local onde dormia era silencioso, inclusive no que diz respeito a vizinhos.

———————————————————————
As opiniões deste artigo não refletem, necessariamente, a opinião dos criadores do blog e dizem repeito diretamente ao seu autor.
Categoria(s): Tesouro Pirata

12 marujos comentaram até agora...

  1. Carlos Almeida disse:

    Ótima coluna, gostei da ideia de conhecer novos podcasts através das temáticas!!

  2. Danilo Luiz disse:

    Acabei descobrindo ontem este podcast – Trompecast 19:
    http://www.senhortrompeteiro.com/post/Trompecast-019-Carnaval.aspx
    .
    Muito divertido e humorado. Tem diversas músicas do Carnaval. É bem curtinho, mas vale a pena. Eles comentam de fantasias e do Carnaval do Brasil todo.

  3. Igor Lins disse:

    Ótima sacada! Eu só assinava o feed do podcast, mas por causa dessa ‘coluna’ vou assinar o feed completo do site.
    🙂

  4. Flavia Sousa disse:

    Gostei muito, ficou bem bacana por tratar de um único tema visto e comentado de diversas maneiras. Pra quem não costuma ouvir muitos podcasts, como eu, fica bem mais fácil de filtrar os assuntos que mais interessam. A coluna é demais, e já estou no aguardo dos novos temas.

  5. aLx disse:

    Não vou falar sobre a ideia da coluna nem sobre seu conteúdo.
    .
    Vou falar sobre o Danilo, a quem tive o prazer de conhecer, juntamente com a sua namorada Flávia (se o relacionamento tiver evoluído para noivado ou casamento, me perdoem!)
    .
    O mais interessante nesta pessoa é que o Danilo é um sujeito conservador. Muito conservador.
    .
    É ateu e não esconde isso de ninguém. Ele preza conversas educadas e reclama quando um podcast tem muito palavrão, ou seja, ele vai muito na contra-mão do que se faz hoje em dia na internet.
    .
    Respeito muito isso. Acho que todos têm o sagrado direito de expor suas ideias desde que com respeito. Como devem se lembrar, o primeiro lugar onde troquei mensagens com o Danilo foi aqui, no Papo Pirata. Fico feliz por ter hoje um amigo que conheci em um dos meus PodCasts predileto.
    .
    Parabéns pela coluna. Aguardo as próximas.
    .
    Abraços a todos.
    .
    aLx

  6. Muito bacana a idéia desta coluna.

    Indicar podcasts sobre algum assunto pode mostrar como diferentes visões sobre um mesmo assunto podem ser feitas.

    E o fato de não se limitar a episódios atuais permite a muitos conhecerem podcasts que podem até não existir mais mas que eram bons ou algum episódio de um podcast que um ouvinte “novo” não conheceu ou não correu atrás.

    Parabéns, como disse o Igor, é um mais ótimo motivo pra assinar o feed do site…

  7. […] de mamona – Cutscene #40 – Skullgirls, Alan Wake: AN e Sleeping Dogs, com Junior e Iskilo – Tesouro Pirata: Carnaval, nova coluna do Danilo Luiz – Papo de Gordo 82 – Bullying, com o Jabour_rio – Video-resenha […]

  8. Nerdanderthal disse:

    Gostei muito, Danilo.
    Como vc sabe, sou um ouvinte meio louco tb.
    Assino cerca de 44 podcasts!!!
    No ano passado fui convidado a participar do Papo Pirata comentando sobre podcasts, mas não tinha tempo para assumir esse compromisso e deixaria furo, o que não é do meu feitio.
    Dessa forma, sempre que você precisar de algo que eu possa ajudar, fique a vontade, OK?
    Até porque o Piratacast, há muito tempo, é um dos 3 melhores podcasts da minha lista de favoritos.
    Abraço

  9. .
    .
    Coluninha sagaz… Seja bem-vindo ao barco, marujo!
    .
    .


    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .