Facebook do Piratacast Twitter da Equipe Piratacast TV do Bau Piratacast, Diário de Bordo e Papo Pirata Feed do Site Feed do Podcast Assine no Itunes Entre em Contato

Papo Pirata 25

1 / jun / 2011
Papagaio Pablito


No episódio 25 do Papo Pirata, Jabour_rio (@jabour_rio), Iskilo (@iskilo666), Junior (@junior_cq) e Cleverson (@cleverson), em uma edição radiofônica e relacionamental, partem para um papo descontraido e “cheek to cheek” com os ouvintes sobre a repercussão do Papo Pirata 24, Piratacast 25 – É Festa! e Diário de Bordo 04 – Fica, vai ter promoção!.

Papo Pirata é a forma que encontramos para interagir com os ouvintes do Piratacast e do Diário de Bordo. Nele, discutimos a repercussão dos últimos episódios, lendo os e-mails e comentários sobre os podcasts anteriores, além dos erros de gravação desse e dos podcasts passados. Comente nos nossos podcasts ou envie um e-mail para o piratacast@piratacast.com e ajude-nos a fazer a pauta do próximo Papo Pirata!

LINKS RELACIONADOS

- Cinemasmorra
- Farrazine 21
- PodMania: dicas de bons podcasts
- WeRGeeks
- Radiofobia
- Rapaduracast
- NerdExpress
- Blog do Farravento / #Piratafacts
- Toscochanchada
- Climaxcast
- Papo de Gordo 65 – Nojinhos alimentares
- Pauta Livre News
- Wii Party
- Livro “Coleção Game of Thrones” [Saraiva]
- Butecast
- HQ de Portal 2

RESULTADO DO CONCURSO CULTURAL “TESOURO PIRATA”

1º LUGAR - Nerdanderthal

Levou um par de ingressos + Camiseta Oficial + Chaveiro

Guardaria dentro do Baú: um CD do Restart, um do Luan Santana, um DVD do show ao vivo da Banda Calypso, um com o filme Crespúsculo e uma foto da Hebe Camargo nua.Enterrava ele em uma ilha deserta, fazia o famoso mapinha com um X marcando o local, colocava a imagem na Internet e depois ficava esperando pra ver a cara do babaca que ía descobrir essa merda.

2º LUGAR - Alan Balonista

Levou um par de ingressos + Camiseta Oficial

Levaria todo o equipamento de vôo ( para montar e poder decolar com um balão do navio pirata), para o caso de algum ataque de navios inimigos que colocasse minha embarcação em desvantagem, seria um bom plano de contra ataque, já que “quem domina o céu domina a terra e os mares” ficaria fácil inverter a vantagem com o inimigo, já que as balas dos canhões deles não conseguiriam alcançar a altura que estaria voando e seria muito simples somente largar as bolas de aço e afundar as embarcações inimigas.

3º LUGAR - Kosmidis

Levou um par de ingressos + Chaveiro

Eu levaria um ipod touch com os episódios do ” A prova de tudo. “, pra sobreviver em ambientes inóspitos e alguns filmes pornôs para não passar aperto, já que a promoção é do piratacast, muito provável de não ter mulher.

4º ao 10º LUGAR:

  • André Zuil 

  • Marcos Pina 

  • Leonardo Godinho 

  • Carolyne Couto 

  • Fred Aguiar e Silva 

  • Thiago Iorio 

  • Amanda

EDIÇÃO E TRILHA SONORA:

Junior (@junior_cq) e Iskilo (@iskilo666)

Papo Pirata 25

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Download mp3 64k

Download ZIP 128k

Quer ter todos os artigos do Baú Pirata e/ou os Piratacasts de forma
automática direto no seu computador? Assine nossos feeds!

Categoria(s): Papo Pirata

53 marujos comentaram até agora...

  1. Leonardo Godinho disse:

    Wow!!! Ganhei algo… O engraçado é que eu estava a ouvir o podcast e quando li o email, morri de rir…
    Valeu!!!
    Já mandei o email com os dados.

    Abraço.

  2. Tourinho disse:

    O feed mudou? Pq não tá aparecendo aqui no iTunes…

  3. Queridos piratas,

    Concordo que até mesmo um comentário dizendo GOSTEI, faz muita diferença e é importante para os podcasts que tem uma audiencia menor.
    Até aquele cara que escreve PRIMEIRO!!!, faz a diferença pra quem não é grandão hehehehe (Vide o Na Calçada, q eu pedi para que alguém fosse o nosso PRIMEIRO! hehehe)

    Concordo que o formato que vcs tem hj é muito bom, fico envergonhada em dizer que, volta e meia, pulo as edições do Papo Pirata e fico no aguardo do Piratacast. Mas acredito q é exatamente isso que dá o diferencial, ouve quem quer e tem real interesse nos feedbacks.

    Gosto tb do formato no qual o podcaster responde os comentarios no próprio post, dá uma proximidade ao ouvinte, além de ajudar a ter mais pageviews hehehehe

    Como citado, o Nerdcast é o exemplo clássico de um podcast que eu pulo toda a leitura de comentários há, pelo menos, 1 ano. Realmente, tá ficando gigante. Ainda bem q fizeram aquela portuguesa robotica q dá a indicação pra que minuto pular para o inicio do tema.

    Já com relação ao tamanho do Papo Pirata e a DR de vcs… acredito que não tem q ter um limitador de tempo não… Se ficar bom com 1h, ok, se tiver 1h30, bom também. Eu como gosto de casts GRANDES, quanto maior melhor… hehehehe

    PS: Mas vamos combinar, que essa galera/ouvinte anda mto cabaça de trago (bebida), heim! Ainda bem que eu e o Thiago Iorio fazemos parte dos ouvintes bebuns do Pirata hehehehe

    Acho q era isso, queridões…
    bjokas

    Thata

    • .
      .
      Valeu Thatá… Você é uma ouvinte/podcaster que não foi convidada ainda para um #Piratacast nem sei pq…. Aguarde o convite!
      .
      .

    • essa questão de pular a leitura de emails eu não faço, mas nao vejo nenhum problema por conta disso, eu não faço por simplesmente verificar que é bom ter essas informações acrescentadas pelos ouvintes e de vez em quando surge alguma história sensacional, que por diversas vezes supera o cast anterior hehehe

  4. Diego Snake disse:

    E ai bucaneiros!!!

    Excelente e muito relevante o assunto “Ética nos Podcasts”, e diga-se de passagem, esse assunto daria um bom tema para um Piratacast, pois seria um tema muito polêmico.

    Como vocês comentaram, eu também evito comentar em podcasts mais “relevantes” da podosfera, mas eu vou mais além, não apenas evito comentar, como eu até deixo de votar nesses casts em alguma premiação, para dar apoio a outro podcast, de menos visibilidade e que eu julgue de qualidade, para manter o bom equilíbrio. Numa votação entre – por exemplo – o Jovem Nerd e o Baú Pirata, meu voto sempre será para vocês.

    E não é querer puxar o saco, mas como eu disse, para manter o equilibrio. Assim, mostra que nenhum podcast deve ser achar o único e o mais importante das midias sociais. Tem muita gente com conteúdo e talento aparecendo todos os dias.

    SObre a duração do Papo Pirata, que ele tenha 90 minutos, eu não me importo. Prefiro os casts de longa duração. Ouço alguns que possuem cerca de 30 minutos, são bons, mas a sensação final, é que o assunto principal é meio que comentado “por altos”, se tornando um pouco incompleto.

    E pra finalizar, queria fazer uma crítica/sugestão. Tudo bem que os integrantes dos casts possuem o 360, mas seria bom que vocês convidassem possuidores de PS3 também no Diário de Bordo, para comentar os lançamentos, fazer recomendações, os grandes jogos que existem e que virão nesse ano, mas que passam batidos pelo Diário de Bordo, justamente por vocês focarem em um único console, quando na verdade, existe um grande mundo de excelentes jogos, como Metal Gear Solid, Killzone, Granturismo, The last Guardian, Uncharted, God of War, Resistence, Socom, inFAMOUS (e etc) para serem conhecidos por vocês.

    No mais, por enquanto é só!

    Valeu!

  5. Samukalhes disse:

    Aê pirataiada,
    Realmente, já divulguei podcasts pra várias pessoas, mas é realmente complicado explicar o que é um podcast, sobre o que que é… mas eu tento… Ainda mais agora que tô participando do Butecast… Mas enfim.. faz parte….
    Ouço podcasts no trabalho, mas realmente tenho que parar as vezes, quando estou fazendo alguma coisa crucial no trampo, aí dou uma parada, quando passo esta parte, volto a ouvir. E concordo com o Cleverson, por ouvir no trab, as vezes acabo deixando algumas coisas passar e não comentando, ao menos não comentando tudo o que poderia.
    Aliás, assim como o Jr. tbm tenho guardado tooodoosss os podcasts que ouço… quando acompanho algum pod, e fico um tempo sem escutar, que foi o caso do próprio Piratacast, não consigo ouvir o último, tenho que continuar de onde eu parei.
    Quanto aos comentários, sempre gostei do formato do Bau Pirata, tendo um cast só pro progtrama, outro pra iteragir com os ouvintes. Acho que o mais importante pra qqr podcast, são os ouvintes, ainda que como vcs mesmos disseram, parece que os que mais tem audiência são os que mais tratam mal os ouvintes.
    Eu, pelo menos, só comento podcasts que não tem muitos comentários. Nunca acharão comentário meu em post de cast no Jovem Nerd ou Cinema com Rapadura por exemplo. Já aqui, no Baú Pirata, no Papo de Gordo, no Music Junkies dentre outros, comento sempre que consigo.
    Por mim, o papo pirata pode ser do tamanho que for, até pq quem for ouvir é pq quer ver o ‘contra-feedback’ de vcs.

    Há braços ;)

    • essa questão de “evangelizar” novas pessoas para os podcast é bem tensa mesmo, eu não consegui depois de 2 anos, quase ninguem para ouvir, todo mundo usa a desculpa parecida, de que é muito tempo, que da muito trabalho, etc…
      é foda.

  6. Erik Luthor disse:

    Olá Marujos

    quando meus muitos amigos e diversos podcasts que eu ouvia citavam as saudades que sentiam do Piratacast eu não entendia. Isso ocorria porque eu não ouço podcasts em hiato por saber que depois que eu viciar não vou mais ter MAIS PARA OUVIR. Mas como o mundo nem sempre é feito de dores voces voltaram. E agora eu posso entender o que eles viram em voces. Caras parabens pelo bom trabalho, tenho escutado todos desde o primeiro diario de bordo. Acho voces maneiraços e ja linkamos voces lá no nosso blogpodcast internetdiscada.com, quanto a polêmica dos comentarios, acho que todos nós que ouvimos e fazemos podcast temos que dizer sim que gostamos ou não do cast que ouvimos e se oivir um antigo não tem problema, basta citar o assunto ou mandar um email. Prefiro casts grandes por isso acho que este papo de limitar o cast não é necessario, quem achar grande ouça em duas partes.

    Abraços e até mais

  7. André Zuil disse:

    FalaE Galera…. Fiquei muito feliz de ter ganhado a promoção, ainda mais pq escrevi aqueles baboseiras só pra zuar mesmo!! Mas vou ficar muito feliz de ira ver o filme novamente de graça!!
    Sobre o lance das leituras de e-mails no podcast, eu acredito que o sistema como vocês fazem hoje é o melhor, apesar de achar os episódios do PirataCast muito longos eu sempre me divirto muito, a formula que vocês aplicaram depois do retorno está ótima.
    Pra mim, o tempo do cast não pode passar de 90 minutos… mas a gente entende quando tem muito conteúdo, muitas participações e sempre muita diversão, que é essencial para segurar os ouvintes.
    Vocês são feras, continuem…
    Supera abraço, Zuil.

  8. Gabriel Peru disse:

    Belo papo pirata galera!

    sou ouvinte relativamente novo.. mas amigo de longa data do Cleverson (ou Clevinho como chamavamos ele na facul) ..

    keep up the good work!

    um abraço bucaneiros!

  9. rogerio disse:

    Olá salteadores dos 7 mares.

    Meu nome é Roger Gelonezi, 25 anos, de Bauru-SP, analista de sistemas, ouvinde de podcast há dois anos por culpa do guizaum do Nerdrops.

    Vou passar um pouco de minhas estatísticas podcastais:
    Sigo 26 podcasts, sendo esses 2 que conheci essa semana e estou avaliando se continuarei com eles ou não.
    Sempre escuto os episódios novos e gosto de ouvir todos os antigos dos meus preferidos, tenho 632 para ouvir hoje.
    Escuto em média 5h de podcast por dia, nem sempre com total atenção (principalmente o café brasil, que tive de parar de ouvir durante o trabalho pois esse puxava muito dela).
    Em minha casa gosto de ouvir enquanto jogo Civilization V, ali eu dou uma atenção muito maior, mas passo pouco tempo assim.

    Sempre que possível comento, nem que seja apenas um “Gostei do episódio, grande abraço!”

    Sei que isso vale muito, esses dias estava me perguntando porque ninguém comenta no meu blog (casadosdragoes.com, blog de Artes Literárias e Poemas), pensei que era por ninguém terminar de ler os textos, até que um amigo disse que não comentava pois se sentia intimidado por escrever junto aos textos ali presentes.
    Foi quando otimizei os comentários por Like do facebook e agora tentando adicionar o Google+1. Além de ter trazido muitas visitas pelo facebook, tive o retorno que tanto queria para incentivar-nos a escrever mais.

    Em relação a duração do piratacast, meu voto é para que vocês se limitem APENAS pelo seu trabalho no pós-produção. Lembro que quando deram uma pausa no passado, um dos motivos era por não terem tempo para produzir. Peço apenas para evitarem esse stress, se estiverem com tarefas atrasadas e precisarem encurtar o cast, lança 40 minutos, se o assunto for algo empolgante que todos levem sem problemas, mandem 2h, importante é vocês se divertirem tanto quanto nós enquanto ouvimos.

    No mais meu comentário acabou virando uma carta, então deixo um grande abraço para encerrar.

  10. Grida disse:

    Já tentei evangelizar muita gente pro mundo dos podcasts mas cansei de ouvir: “Não entendi, fiquei boiando”.
    Geralmente eu ouço durante o trabalho, no caminho de volta pra casa eu mal consigo ouvir 15 minutos do cast, daí por muitas vezes acabo não comentando na hora e acaba passando. Mas tô tentando mudar isso aos poucos.
    Eu gosto muito de podcast longo. Os curtos ficam com aquela sensação de coito interrompido.

    E porra, Clevinho! Não chame Piracicaba de pqp do interior! A cidade é bonita e cheia de garbo hahaha!

    Beijo!

  11. Deivid Blackout disse:

    Ola marujos.

    Muito bom o cast como sempre. Quando aquele assunto da duracao do cast por mim pode ter quanto tempo for que vou ouvir, quanto mais tempo tiver mais tempo de entreterimento vou ter xD.

    Nao leram meu email mas valeu a citacao, nem precisava mesmo como ja foi dito.

    P.S.: A primeira coisa que eu comprei para meu ipad foi os Angry Birds :)

    E era isso, ja to no aguardo do proximo piratacast

    Valeu
    Blackout

  12. Gisa disse:

    Bom, vamos lá tentar não deixar um comentário longo, embora duvide.
    Adorei o papo pirata, já aproveito pra agradecer a oportunidade de gravar, pedir desculpas por qualquer coisa e tudo mais.
    Adoro angry birds, tenho todos no meu android, e ri demais comigo no final com batidao huauahau
    Agora vamos ao assunto obvio que me chamou mais atençao. Comentários
    Caros Piratas, adorei as opiniões e claro venho compartilhar um pouco do meu pensamento / desabafo
    Sempre que eu escuto algo, tento comentar. Se não comentei é pq esqueci. Durante um tempo eu desanimei de fazer podcast, pq quem faz quer ser visto. E isso não é mimimi. Se vocês que são grandes já sentem isso, imagine nós que somos pequenos? Qualquer feedback é um bom feedback pra continuar. Quando você parte para a parte de conteúdo, poucos sao os blogs que realmente se dedicam e o feedback é ainda pior. Acho triste quando um ouvinte ou um leitor não da feedback, e concordo que é preciso tempo, sim, mas ai tambem é saber balancear. Pois aquele blog q vc deixou de comentar pode estar desmotivado em meio a esse grande mar. Acontece, e como acontece. é algo a se pensar.
    Acho q se mandasse um e-mail ia ser ainda maior, entao paro por aqui. Parabens piratas.
    a maruja agradece e tenta correr nesse enorme mar.

    • Pronto, agora que tenho carteira assinada pelos piratas, posso cobrar meus direitos!!!
      hahaha
      Primeiramente em resposta a pergunta do Junior, eu acho o jeito que o wergeeks faz com os recados no começo/tema/emais no final, a melhor forma de fazer isso em um cast, ja que você da seus recados no primeiro bloco (sobre promoções, anuncios, recados etc…) e ja começa o podcast, no final pra quem se interessar, ainda tem a leitura de emails do cast anterior, como disse, soh vai ouvir quem quer.

      Sobre a questão do Jovem nerd, eu também acho louvável eles serem sinceros e dizerem que não são eles que selecionam os emails, mas isso me desmotiva de toda forma a comentar/enviar email pra lá.
      E pra finalizar gostaria de agradecer novamente pela atenção e sobre participar eu falo com o jabour pelo skype (ja me tem adicionado)

      PS: concordo com o tempo mais livre no papo pirata, mas não adianta também se alongar quando não tiver porque.

  13. Otavio disse:

    Boa noite piratas !!!

    Parabéns pelo layout e as artes do site, acho um dos melhores da blogosfera !!!

    Escuto o cast a mais de um ano, mas nunca tive tempo de comentar. Mas concordo que os comentários são importantes para os sites, pois assim como escolhemos na praia o quiosque com mais movimento, que quase sempre é o melhor (ou mais barato), um cast com muitos comentários pode atrair ouvintes e quem sabe “parceiros”, pois um cast bem comentado ou o assunto foi polemico ou o “papo” foi bom, divertido …

    Escuto muitos cast e muitos adoram atacar o Nerdcast, que não leem os comentários/ e-mails , que tem programas patrocinados e etc , não concordo muito com isso , pois temos que lembrar que eles já estão numa fase em que vivem (financeiramente) do site e o cast é o seu principal produto. Assim como temos filmes pipocas também podemos ouvir casts que mesmo patrocinados são divertidos e com uma qualidade de produção profissional. E eles atraem muitos ouvintes para a mídia podcast, que como eu acabam viciando na mídia e buscando sempre novos cast (… mas ouvindo-os. Certo Jabour !!! rs rs rs).

    Finalizando, o tempo de duração de 90 min para o papo pirata acredito ser o ideal.

  14. FrankCastle disse:

    Fala aí galera, quanto a duração do Papo Pirata, 120 minutos tá legal pra mim! :-)

  15. RenanAspira disse:

    Na humildissima opinião, não importa o tamanho do cast desde que seja bem utilizado. Se o Papo for 1h30, beleza, se for 1h, beleza também. Tudo deve depender dos comentários e da relevância deles

  16. Diogo Lopes Bastos disse:

    Beleza pessoal, na minha opinião um programa em torno de 1:30 a 1:40 está muito bom, mas continuem com o feedback que é uma ótima maneira de interagir com o pessoal.

  17. Salve, Piratas!

    Muito bom o Papo Pirata. Pessoalmente não vejo nenhum problema em cortar comentários e emails. O que importa é que vocês continuem dando atenção aos ouvintes, seja pela interação aqui no site, ou no próprio podcast.

    Particularmente eu voto no formato de 61 a 73 minutos, porque não cansa e não desvia a atenção. Mas isso não precisa ser uma decisão rígida.

    Parabéns pelo programa! Hora de atacar uma garrafa de rum!

  18. Ola piratas!
    Muito bom o papo pirata.
    Assim como muitos outros, e vocês mesmo devem reparar, poucas pessoas compra a idéia de 1 cast todo só para “ler” os emails. O papo pirata é um dos poucos que eu paro para ouvir, não sei muito o motivo, mas vocês não ficam só lendo os email, vocês realmente comentam e isso faz um “papo” mais divertido.
    Faço questão de deixar ao menos 1 comentário, nem que sejam em programas mais antigos, basta eu gostar do episodio. Sempre que me perguntam, eu digo que o podcast que mais gosto é o MRG, apesar de não durar tanto tempo quando eu gostaria, mas o Piratacast esta no Top 5, de fato, um dos motivos é não enrolar meio programa com email e jabá. Sei que o Jabá paga as contas, mas se estragar o programa estará minando sua própria fonte de renda.
    O que me deixa chateado é que, comecei a respeitar e até ver a parte de comentários graças ao Jurandir filho, lá do rapaduracast, contudo, a personalidade “forte” (ou seria fraca?) faz que ele responda os comentários, que não concordam com ele, de uma forma totalmente arrogante e sem propósito. E lá, por respeito aos outros participantes e ao Mauricio, que reconhece suas eventuais falhas, não deixo de comentar nos programas que gosto.
    Estas pessoas que entregam coisas na rua, são totalmente sem noção, entre varias casos os que fico mais admirado são as vezes que estou com as duas mãos ocupadas, seja comendo algo ou carregando alguma coisa mais pesada e as pessoas olham para mim e querem que eu pegue o papel ou seja lá oq for. Parece sacanagem, eu procuro pegar os papeis, sei lá acho que “ajudo” elas, este é o trabalho delas, mas não me venha entregar papel quando estou ocupado.

  19. wellersom disse:

    Olá piratas, sobre comentários eu também concordo que qualquer coisa que a pessoa comente, desde uma critica até um elogio faz a diferença, ate para se saber o que as pessoas estão achando sobre o seu conteúdo.
    Sobre a duração do papo pirata, na minha opinião o tempo não faz diferença, afinal quem gosta escuta sem reclamar.
    vlw

  20. Opa, complementando sobre os Velozes e Furiosos 5, falei que não existe policia em Niterói, pq os “bandidos” fugiram pela ponte Rio Niterói, como se fosse uma fronteira com o México.
    Obrigado pela atenção ai nos comentários, mas meu nome é JacaÚna, realmente faltou o acento e isso muda totalmente a pronuncia.
    Ps: comentar no trabalho é sempre uma tenção, a chefe chega perto e nunca da para corrigir.

  21. Tourinho disse:

    Se o Jabour baixou seu podcast e assinou o feed, não significa que ele vá ouvir #JabourFacts

  22. Caros amigos piratas escuto vocês desde o falecido filecast, primeiro comentário que mando eu sei que é escroto mas escuto mais de 80 podcast ou seja fica dificil escrever em todos.
    bem acho que vocês deveriam deixar o papo pirata rolar tranquilo nao se importanto com o tempo ou seja se tiver 90 min por mim tudo bem já que esse cast é o feedback de vocês.
    sucesso sempre
    abraços

  23. Em relação ao questionamento do Junior sobre o tamanho do bloco de e-mails, segue a minha singela opinião…

    O Belote tem a teoria que o bloco de e-mails é o que mais afasta o ouvinte novo de podcast, pois por melhor que seja o formato/estrutura, o cara não baixou o episódio para ouvir aquilo.

    Entendo que este formato de bloco de e-mails foi baseado no Nerdcast/Rapaduracast e que todo mundo (inclusive eu) copiou na cara dura. E entendo a postura do Leo Lopes e do Fat Frog ao criarem um mini-programa dentro do bloco de e-mails pra fugir disso e mudar o formato… mas como ouvinte, isso me incomoda.

    Acredito que, se é pro bloco de e-mails virar um mini-programa, o ideal é fazer como weRgeeks e MRG, colocando esta parte para o final do episódio. Assim você deixa na mão do ouvinte escolher se quer escutar ou não.

    Acho legal o formato do Papo Pirata e admiro meus colegas piratas por fazerem isso, eu adoraria seguir este estilo no Papo de Gordo, mas é impossível pra mim. Como sou o único a editar, teria de acabar sacrificando um episódio temático do PdG para conseguir dar conta do trabalho. Além do mais, se fosse ler todos os e-mails e comentários, o programa iria bater na casa das três horas fácil! :-)

    O que o Junior comentou sobre os blocos de e-mails cada vez maiores em comparação ao resto do programa é uma coisa que me incomoda também. Volto ao mesmo argumento que disse antes: quem baixa um podcast quer ouvir sobre o tema. Os e-mails são apenas um “plus a mais” que eles precisam aturar antes do programa começar.

    Seguindo este princípio, o Papo de Gordo SEMPRE tem pelo menos uma hora de programa temático. Como normalmente gravamos por cerca de duas horas, tem material mais que o suficiente pra isso. Já o tamanho do bloco de e-mails varia entre 12 a 15 minutos. Obviamente não tenho como ler as mensagens e comentários de todos em tão pouco tempo, é por isso que respondo a TODOS os e-mails enviados ao PdG e sempre participo das discussões nos comentários dos posts. A regra é simples, se os ouvintes puderam tirar um pouquinho do seu tempo para me escrever, o mínimo que posso fazer é retribuir a gentileza.

    • O Dudu Falou exatamente o que eu penso sobre esse assunto e não foi só ele que disse isso nesse tópico, a conclusão que eu chego é que o ideal seria ou email no final do programa (recados e jaba no inicio) ou então como o bau pirata e o monacast fazem

    • Samukalhes disse:

      Issae Dudu, tô contigo. Concordo em gênero, número e grau. Já mandei mail pro PdG e me respondestes. Já mandei msg no twitter e destes reply, já comentei no tópico, e respondestes. Não sei das outras pessoas, mas acho este tipo de iteração com os ouvintes fundamenteal, e como eu sempre digo a todos, o pessoal do PdG e do Piratacast são os mais ‘gente fina’ da podosfera. Parabéns por isto.
      Forte abraço e continuem sempre com o excelente trabalho ;)

  24. Salve, pirataiada.

    Correndo muito, então abusarei da síntese (hábito em desuso por aqui). ;-P

    Por mais que me mantenha fiel aos podcasts que escuto, às vezes “furo fila” para escutar programas menores, ainda mais quando estou na correria como agora.
    Ainda assim, arranjarei um tempo para ouvir, mesmo que demore.
    Se o papo fluir bem, o tempo que ele leva será irrelevante.

    Abração.

  25. Bóris Deprê disse:

    Marujentos e Marejados!!

    Eu não poderia ficar de fora desta discussão, mesmo que eu acabe sendo redundante em relação aos amigos podcasters.

    Como ouvinte, consumo muito podcast, e não comento de forma voraz nos episódios que ouço, também acabo optando muitas vezes em fazer um comentário direto ao podcaster, via twitter ou via skype/msn e adjacências.

    Entendo que a solução do botão Curtir, pode nos dar uma boa métrica de audiência, sem a necessidade de ter o comentário “Gostei” ou “Primeiro”, que mesmo sabendo que faz uma grande diferença na motivação do podcaster, entendo que o ouvinte muitas vezes não tenha o impulso de ir até o site para comentar, sequer clicar no “joinha”.

    Entendo que aos poucos essa forma de feedback pode chegar mais perto do usuário, se conseguirmos colocar esse Curtir dentro dos iDevices, ou mesmo direto no feed, ainda não sei, mas acredito que tudo vai convergir pra que a possibilidade de dar esse feedback enquanto ouve, independente da plataforma, seria a grande “sacada” pra motivar os ouvintes.

    Eu particularmente prefiro os comentários aos emails, mas pela questão de eles ficarem publicados, logo, indexa o conteúdo e etc etc etc… Mas não há como fazer uma leitura rápida com alto volume de comentários. O podcaster deve então escolher entre dar uma atenção maior aos ouvintes dentro do episódio e ficar com a leitura mais longa, ou optar por conversar com os ouvintes via comentários, e fazer uma leitura dentro do episódio mais curta.

    Tenho uma preferência por episódios de até 1 hora de duração pois é o tempo certinho de meus trajetos casa-trabalho-casa, o que não quer dizer que eu deixe de ouvir os maiores episódios.

    Olhaí uma boa discussão me estimulando a comentar! O conteúdo se reflete nos comentários, acho que essa é a fórmula.

    Uma grande abraço e abre o rum aê!!!

  26. FrankCastle disse:

    @Bóris
    Legal o que você falou e acabou me lembrando de uma coisa: no iPod Touch / IPhone na esquerda superior tem o ícone de um envelope. Se estiver ativo, basta clicar nele que já aparece uma mensagem aberta para enviar. Mas não sei como configura isso no feed, mas é uma ferramenta legal.

  27. E ai Pessoal do Baú!
    Gostei muito da leitura dos comentário. Apesar de ouvir vários podcasts não tenho muito o habito de comentar justamente por nem sempre ter algo de interessante a dizer. Mas o debate sobre comentários é muito importante. Concordo que comentários e emails são o retorno que faz com que muitos Podcasters produzam conteúdo próprio.

  28. César Piau disse:

    Olá amigos bebedores de Run e comedores de maçãs em conserva (MRG Mode = ON).
    O tema ética dos podcasters e as obrigações dos ouvintes é sempre muito relevante e se for recorrente em todos os Papo Pirata, para mim não será demais, afinal, sei da importância dos comentários, page views e cliques nos links patrocinados, mas imagino que muitos ainda não tem essa consciência.
    É a primeira vez que comento no Baú Pirata, devido à falta de tempo, mas sempre que posso visito o site pra ver um link de referência ou mesmo para dar moral ao blog.
    Quanto aos escravos robôs e afins, para quem já fez do Site/Podcast uma religião, pode sentar no trono episcopal e administrar o reinado à distância. Principalmente quando são milhares de fiéis, muitas vezes fanáticos.
    Então o que eu faço é comentar de acordo com o Podcast, ou seja, se sei que ele pode ser lido e tenho o que comentar, capricho no comentário. Se sei que não vão ler digo apenas que gostei.
    Acho que já está bom para um comentário.
    Parabéns pelo podcast e principalmente pela atenção que vocês tem com seus ouvintes.

  29. Barba Farta disse:

    Fala Piratas,
    Valeu por me citar tantas vezes nesse podcast. haha.
    Isso é muito legal.
    Caras, sobre tamanho de podcast e de leituras de e-mails uma coisa é certa. Não tem como agradar a todo mundo. Qualquer dos caminhos escolhidos vai agradar alguns e desagradar outros.
    Eu, particularmente, prefiro podcasts curtos. Isso porque não gosto de parar um episódio na metade. Assim, episódios de menos de uma hora se encaixam melhor no meu dia a dia.
    Mas mesmo com minha preferência, não deixo de ouvir podcasts por serem muito longos, desde que me agradem em conteúdo e equipe.
    Quanto a leitura de e-mails e comentários, é uma coisa mais delicada ainda, já que tem uma grande parcela dos ouvintes que não gosta, e nem ouve programas desse tipo.
    Eu, no caso, acho que uma das diferenças do podcast para outras formas de mídia é mesmo a possibilidade de se ter um contato maior do produtor com o consumidor do conteúdo, e o feedback de um com o outro.
    Valorizo muito quem da mesma maneira valoriza os seus ouvintes e leitores.
    Enfim, essas foram mais uma vez só minhas opiniões.
    Piratas, grande abraço.

  30. Renan disse:

    Fala piratas!
    Sou ouvinte novo, além do piratacast só escuto o nerdcast (encontrei o piratacast procurando por literatura sobre piratas).
    Particularmente eu gosto quando o podcast não é muito longo, a leitura de e-mails/comentários é necessária, mas quando fica muito longa atrapalha.

    Isso se aplica quando o podcast é mais informativo, quando é um bate-papo não ligo dele ser mais longo

    Só isso, continuem com o podcast que é muito bom!

  31. Almighty disse:

    Passando aqui só pra dizer que ouvi todos os podcasts de maio, e ficaram ótimos. Nos próximos eu tentarei comentar algo mais relevante :P
    Abraço, marujada.

  32. Olá piratas.
    Primeiramente obrigado por citarem e colocarem o link do ClimaxCast no programa o/

    “Segundamente”
    Sobre o assunto dos E-Mails, falando por mim eu escuto a leitura de E-mails desde que eu tenha ouvido o cast anterior.Sim porque por mais que eu goste de um podcast muitas vezes pulo alguns programas quando o tema não me interessa(Nesse Mês por exemplo não ouvi alguns que tinham como tema a E3,já que não ligo muito pra games atuais) trato a sessão de e-mails como um complemento do papo anterior. Se um programa foi interessante,eu vou ouvir a leitura de e-mails por mais longa que ela seja. Só não pode é, como vocês mesmos falaram :Um podcast de 1:00 hora ter por exemplo 30 minutos de Leitura de E-mails.aí acho exageiro. acho que no máximo ter 20 minutos pra E-mails é o suficiente.

    Quanto à duração de um podcast não ligo que ele seja longo.Como comentei no episódio passado, um programa pode ter 2 horas e passar voando porque o tema é legal e o assunto foi bem conduzido pelos participantes. e como escuto no durante a Senzala,etão casts mais longos não são problemas para mim.
    Até mais o/

  33. Aquiles Costa Brum disse:

    Pessoal, quanto ao tamanho do podcast ser maior de uma hora, não vejo nenhum problema.

    Abraço,

    Aquiles

  34. [...] aconteceu no mês que passou aqui no Baú, além de dar o feedback dos comentários que rolaram no Papo Pirata 25, Piratacast 26 – Relacionamentos e Diário de Bordo 05 – É o que tem pra hoje… [...]

  35. Ednaldo disse:

    Sobre os emails no começo do cast, acho que tem suas vantagens e desvantagens, a vantagem é que se eu tiver comentado no cast anterior ficarei contente porque meu comentário poderá ser lido no atual, a desvantagem é que se a leitura for muito grande, fica massante pra caramba. Teria que ter um limite pra não ficar chato, eu diria uns 10 minutos no máximo. Gostaria de dizer que não comento às vezes por preguiça e outras por esquecimento mesmo. Gostei de saber que vocês dão valor quando comentamos. E por falar nisso não gosto do Nerdcast pois é muito comercial, eles se acham porque tem muita audiência e por isso, na minha opinião, não dão muita bola para os ouvintes, portanto ficam “agando” e andando e nem sequer tem a capacidade de ler os emails de seus próprios ouvintes, um tanto impessoal. Já ouvi alguns comentários meus no podcast filecast e fiquei feliz por issoe digo: “Nós ficamos contentes com a leitura de nossos comentários”, parece que fica interativo e nos alegra em querer comentar cada vez mais.
    Abraços a toda a equipe


    .
    @jabour_rio, @iskilo666, @junior_cq,
    @cleverson, @piratacast, @baupirata