Facebook do Piratacast Twitter da Equipe Piratacast TV do Bau Piratacast, Diário de Bordo e Papo Pirata Feed do Site Feed do Podcast Assine no Itunes Entre em Contato

Piratacast 24 – E-farsas

10 / abr / 2011
Papagaio Pablito


Piratacast 24 - E-farsas

Você sabe o que é um HOAX? Porque os boatos se espalham tão rápido e qual a verdadeira intenção deles? Já repassou um boato ou verificou as suas fontes antes de repassar a informação? Foi para responder (ou não) estas e outras perguntas que os Piratas representados por Jabour_rio (@jabour_rio), Iskilo666 (@iskilo666) e Junior (@junior_cq), além do convidado Gilmar Lopes (@efarsas) criador e pesquisador do site (E-farsas) se reuniram neste PIRATACAST 24.

Neste episódio você vai aprender a negociar sucata no ferro-velho, saber quem quase apanhou por não querer clicar num vírus, descobrir quem usa uma verruga como acessório de Iphone, entre outras coisas… Confira!

LINKS RELACIONADOS:

Site E-farsas do Gilmar Lopes
JustTV com Gilmar toda sexta às 20:00
“É Verdadeiro ou Farsa?” – Todo sábado às 10:00
“Cala Boca Galvão” virou piada na internet.
Justin Bieber – Matador de Trolls
A Corrente dos Esquilos

Opine ou conte-nos alguma experiência pessoal relacionada ao tema no espaço de comentários abaixo ou envie um e-mail para o piratacast@piratacast.com que comentaremos no próximo PAPO PIRATA, o nosso podcast de feedback da galera.

EDIÇÃO e TRILHA SONORA:
Jabour_rio

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

 

Piratacast 24 – E-farsas

Download MP3 64k

Download ZIP 128k

 

Quer ter todos os artigos do Baú Pirata e/ou os Podcasts
de forma automática direto no seu computador? Assine nossos feeds!

Categoria(s): Piratacast

40 marujos comentaram até agora...

  1. Ricardo Ferro disse:

    Pronto. Comentei. Agora cadê o feed????? hahaha

    Valeu, piratalhada!

  2. Diego Snake disse:

    O temas de “verdades e mentiras”, e claro sobre as lendas urbanas que cabem no tema, são dos meus preferidos.

    Acho que esse tema deve ter mais partes, porque o que não faltam, são lendas e mitos a serem quebrados, e volta e meia aparece um novo “mistério” para atiçar as discussões. o maior exemplo é o “Fantasma de Sintra”, comentado por vocês.

    Valeu galera, até o papo pirata!

    PS: que bom que não teve nenhuma piadinha por causa do numero do cast! HEHEHEHE

  3. Fabiano Loureiro disse:

    Putz, esse papo me lembrou meu pai, que a alguns anos começou a usar a internet com força e agora fica caindo nesses contos do vigario e o pior, fica distribuindo isso pra todo mundo da sua lista…
    uma vez eu li que essas paradas de correntes e afins começaram com as cartas.
    achei a participação do convidado excelente, vou visitar o site dele e o programa no justtv

  4. Ricardo Ferro disse:

    Engraçado… acabo de ver a postagem de você ao mesmo tempo que recebo um e-mail de uma amiga dizendo que não mandou SPAM algum pra mim, se desculpando por isso (embora eu tenha, realmente, recebido).
    Provavelmente ela vacilou e a conta de e-mail dela está replicando uma série de mensagens pra toda a lista de contatos. Ou seja, tem UMA GALERA recebendo as mais velhas e batidas historinhas e antigas correntes da web.
    Quando recebo algo assim, geralmente respondo PRA TODO MUNDO da lista, tirando um sarro de quem enviou e não verificou a veracidade da informação que está propagando (criança desaparecida, repasse de mensagem pra ganhar celular e notebook, etc) e encaminho um site (o e-farsas, por exemplo) para que a pessoa, da próxima vez, verifique. Sei que agindo dessa forma – respondendo pra todo mundo – acabo por criar um outro tráfego de mensagem na rede, abarrotando a caixa de alguém que provavelmente já está de saco cheio desses conteúdos. Mas enxergo nesse ato – responder ao emitente e a todos – uma forma de tentar deixar a pessoa sem graça por ter sido pouco cuidadosa e “educá-la” (da pior forma, claro). Acredito que ela tomará mais cuidado e evitará se expor ao ridículo da próxima vez.
    Educar na base da porrada é uma arte.

    • jabour_rio disse:

      .
      .
      Eu já entrei numa confusão feia por tentar fazer esse tipo de coisa:”Discplinar na porrada”. Maiores detalhes eu dou no papo Pirata. Valeu velhão!
      .
      .

      • Ricardo Ferro disse:

        Ahh…. lembrei também q fiz uma vez algo quase saiu errado. Perguntei, em resposta a todos, “quem caralhos era esse tal de Fulano de Tal que mandava spam pra todo mundo, sem sequer checar a veracidade daqueles fatos???”
        E aí recebi a resposta. Era primo da minha mulher, que eu só conhecia por apelido, que me pediu desculpas. Depois disso, as relações com o cara ficaram mais mornas. Ah, mas mereceu.

  5. Sedated disse:

    Ótimo tema! E pegaram uma parte que é pouco abordada, esses golpes e mentiras na internet!

    Pessoalmente, volta e meia recebo e-mails do “Banco Santander” ou similares, com um link pra mim atualizar meus dados (sendo que nem conta nesse banco eu tenho XD). Aposto que muita gente caiu, sendo que havia fatores simples que entregavam a fraude, como o e-mail do remetente ser algo tipo “joaozinho@mimimi.com”. É um golpe simples mas que deve dar muito resultado para os criadores, já que ficam com dados importantes das pessoas, talvez até com número de contas e senhas.

    Quanto aos “top 10 vídeos da internet” exibidos em vários programas dominicais, realmente espalham muitas coisas falsas, vejo minha própria família acreditando em alguns absurdos desses hahaha.

    Outro que fez sucesso últimamente foi do Pânico na TV, a corrida encima d’água que os participantes tentavam dar passos na superfície de um lago e que havia até um “profissional” desse esporte, que é totalmente falso. Até o vídeo original dos praticantes gringos, é um comercial da Adidas que foi cortado ou recusado pela marca, algo assim.

    Não entendo realmente como pessoas caem em truques por e-mail, é tão básico saber que num país com tanta burocracia vão ser necessários milhares de papéis pra ser feita cobranças ou etc… Quisera eu que pudesse resolver minhas contas por e-mail hahahaha. Às vezes creio que talvez nem seja por acreditar, mas sim por automaticamente clicar sempre em “aceitar; sim; permitir” e etc.

    Gostei muito do cast, principalmente da dica simples do Jabour de colocar a senha errada quando estiver na dúvida de um login de banco… Vou usar sempre isso!

    Agora falando sério, ouvi dizer que o príncipe da Nigéria teve o trono usurpado e precisa do nosso dinheiro pra voltar ao poder, mas depois ele devolve em dobro! Hehehe

  6. Davi Cruz disse:

    Ótimo podcast, tanto na parte técnica (ritmo, edição, etc) quando na escolha e desenvolvimento do assunto.

    Ri muito lembrando das barbaridades que os meus pais acreditam (já vi eles jogando potes de activia fora).

    Uma que não foi citada, mas acho que vale a pena comentar é aquela história das caixas de leite, que tinham um numero impresso indicando as vezes que aquele leite já havia vencido e sido reciclado… putz

    abraços!

    • Almighty disse:

      Essa lenda dos números nas caixas de leite é economicamente inviável. A “reciclagem” do leite provavelmente ficaria mais cara que o leite novo. Aqueles números são para rastreamento das embalagens; no caso de algum problema, será possível saber qual foi o lote que a fabricou.

  7. Marcos Tasca disse:

    Ótimo tema!

    Mas a da máquina de latinha de refrigerantes, já funcionou comigo.

  8. Marcus disse:

    O podcast soube ficar bem na linha dos hoaxes da internet, sem cair muito na linha das lendas urbanas. Apesar dos dois assuntos se intercalarem em muitos momentos, o segundo tema rende um podcast por si só.

    Eu acho que nunca caí em nenhum desses de internet. Quando criança eu meio que acreditava nisso, quando as correntes eram cartas ainda, mas hoje em dia, nem perco tempo. Se algum contato fica repassado isso, bloqueio logo.

  9. André Zuil disse:

    POW Galera, essa nova etapa do PirataCast está infalível!! Um episódio melhor q o outro… Esse então, sobre verdades e mentiras da internet, foi de cair o queixo a cada 10min… hehehe algumas sempre são obvias, mas outras me pegaram, o Ursinho do windows, o video de jerusalem e outros, q tenho até vergonha de dizer.
    Grande abraço…. e Jabour, deixa uma sacola de mariola perto da porta, quando alguma maluco bater pra pedir ajuda, vc ajuda da melhor forma, com uma linda e deliciosa mariola.

  10. Enrique disse:

    Tem um que começou no youtube, o Tapa na pantera… muita gente achava que era verdade, tanto que no seguindo video aparece uma msg avisando não é verdade e tal SUADHSUDADA.

  11. Fala Piratas! HAha, essa de clicar sem ver a extensão eu também já cai. E olha que eu fico atento! Eu sabia que uma amiga andava desempregada e recebi um e-mail dela dizendo “Segue meu currículo em anexo, favor divulgar”. Cliquei na hora e peguei um puta dum virus.

  12. Vale comentar mais uma coisa; acompanhava sempre o Cocadaboa e o Mr Manson me treinou pra identificar muito boato. Lembro da trabalheira que ele teve pra divulgar o Sexcut, fazendo posts com usuário fake em forum MESES antes da história colar. HAha, sensacional!

  13. Salve, pirataiada.

    Com relação aos e-mails com correntes, powerpoints e o escambau, sigo a mesma linha do Iskilo. Já avisei aos amigos que insistem com essas tranqueiras que não esperem que mande de volta e-mails, só porque eles esperam descobrir quanto “miguxos” tem. Deleto na boa.
    E-mail de bancos, polícia, instituições, etc. é a mesma coisa, vai pro saco sem dó porque é vírus ou um malware qualquer.

    Lembrei-me de um papelão que passei por causa da tal pronúncia do USB. Logo que começou essa onda, só falava “ãsbi” pra cá, “ãsbi” pra lá até que um gringo foi até o jornal que trabalho e sacou o pen drive do bolso e eu já me prontifiquei: “na minha máquina tem “ãsbi”.
    O gringo me olhou com cara de espanto e disse: “ah, sim… vou precisar de uma entrada UESSEBÊ!!!
    Vergonha.

    Abração.

  14. Barba Farta disse:

    Fala Piratas,
    Curti muito o episódio. Ótima a participação do Gilmar do e-farsas. E como o Jabour mesmo falou, o problema foi ele acabar com a inocência do pessoal.
    É fato que todo mundo já caiu em pelo menos uma história mentirosa dessas. No meu caso foi o caso dos lacres de refrigerante. Quando eu era criança, recolhia lacres em todos os lugares que ia. O resultado foi um saco cheio de coisinhas de alumínio e muito tempo perdido. haha.
    Mas mentiras são fascinantes pelo poder que elas tem de propagação. É incrível que e-mails spam de antes de 2000 ainda sobrevivam até hoje.
    E é isso piratas. Abraços e até a próxima!

    • Fabiano Loureiro disse:

      putz aqui em casa tem 3 garrafas de 2 litros com essas porcarias, sempre falo pra minha mae dar/vender e ela ainda ta nessa de guardar.

      • Barba Farta disse:

        Pois é. Mesmo sabendo que não é verdade eu acabo não jogando fora. Tenho ainda muitos lacres desse perdidos aqui pela casa.
        Pensando bem, se formos juntar os lacres de latinha de todos que foram enganado e ainda o guardam, da pra fazer alguma coisa grande (ou não).
        hahaha

  15. RenanAspira disse:

    Cast foda como sempre. Só uma coisa. acho que SFX não é som, mas sim Efeitos Especiais.

  16. Bocão disse:

    Opa!

    Finalmente consegui vir comentar. 🙂
    Até de cara nova estão!

    Bem bacana o papo com o Gilmar, galera. Show de bola!

    Porra, Jabour, tu acredita em tudo?
    Eu sou da turma do Iskilo: pra mim, até que se comprove o contrário, é tudo mentira. 😛

    Abração!

  17. Adriel Dantas disse:

    Simplismente FODA! O site mudou pra melhor. E o podcast tá foda. Muito foda. Nota 10 pra esse podcast.

  18. Outro dia recebi um dos hoaxes mais aintigos, que a Ericsson estaria dando celulares topo de linha T18 e R320 pra quem reencaminhasse o email. Fala sério que as pessoas não percebem a besteira que estão passando pra frente.

    http://twitpic.com/4fcolg

    O programa ficou muito bacana, vida longa e próspera.

  19. Sutai disse:

    Muito bom o programa! Não tinha visto o site novo ainda, ficou muito legal!

  20. _

    Olá amigos!

    Primeiramente parabéns pelo cast, ficou excelente!

    O negócio dos lacres de latinhas: começamos uma campanha na escola que eu trabalho e realmente, conseguimos trocar 100 garrafas pet cheias de lacres por uma cadeira de rodas e o beneficiado foi o Pequeno Cotolengo, de Curitiba.

    Transformamos o hoax em verdade pra beneficiar alguém.

    Abraço a todos!

  21. FrankCastle disse:

    Fala aí galera!

    Bem legal esse episódio, ficou bem completo, nem tenho muito o que acrescentar.

    Quanto a dica de que coisas importantes geralmente vem pelos correios, eu concordo plenamente. Porém, cometi um vacilo:

    Em 2004, recebi um e-mail com um título como “Vaga de Estágio”. Ignorei o e-mail achando se tratar de mais um spam qualquer. Depois de alguns dias, meu amigo que tinha me indicado para trabalhar na empresa onde ele estava pergunta: “Ow cara! Você não consulta seus e-mails não? A mulher do RH aqui falou ‘Acho que seu amigo não tá mais afim da vaga não…’ ”

    E eu “PUTA QUE O PARIU”!!! Inventei uma desculpa esfarrapada e ainda consegui a vaga. Aliás, é o local onde trabalho até hoje!

  22. L. R. Maruo disse:

    Salvem marujos, excelente cast.

    Boas historias, e gente credula é sempre uma mistura interessante. Pessoas irao cair sempre. Quer seja por curiosidade, por querer levar vontade e tudo mais.

    Vou te dizer que uma vez fiquei recebendo uns recibos. Estava em uma maquina que nao era um PC e surpresa, entao abri os arquivos … eram notas mesmo. Tive que mandar um e-mail para quem mandou (era uma empresa de verdade) e informar que estavam enviando os e-mails para a pessoa incorreta. Sério. Um desses negócios foi de verdade.

    A historia dos lacres de latinhas é classico. Nao sei porque na epoca todo mundo era credulo. Outra historia classica era a do Telefone da Ericsson, da idade da pedra. Voce mandava o e-mail para eles e eles te mandavam um telefone “moderno”.

    Bem, saudaçoes e até a proxima.

  23. Maick Costa disse:

    Fala galera! Excelente cast. Pude lembrar de alguns boatos em que já cai e outros que já vi as pessoas caírem. Mas, com esse cast, para minha grande surpresa, descobri que a história da águia é mentira. HAHAHAHAHA

    Saudações,

  24. Aquiles disse:

    Olá pessoal ! Sou ouvinte de vários podcasts e não sou de comentar. Me sinto culpado as vezes porque sei que os comentários são o reconhecimento por um trabalho na maioria sem remuneração. Podcast se tornou pra mim uma grande companhia durante o trabalho. Mas o que me impressiona é que não conheço ninguém pessoalmente que ouça podcasts. Quando eu indico ou apresento, as pessoas não se interessam tanto ou reclamam que é muita “conversa”(sic).

    Em relação ao episódio 24, ha muito tempo atrás quando comecei a usar internet, caí no golpe do e-mail da corrente de 1 real. Fiz sabendo dos riscos, e claro, nunca recebi minha grana de volta. As pessoas caem nestes golpes na maioria das vezes por ambição, medo,superstição ou por ignorância mesmo. Mas hoje em um primeiro momento, trato tudo que aparece de novo na internet que não tenha fonte segura como fake.

    Aquele caso do Van Damme excitado foi com a Gretchen no programa do gugu. Naquela época ela ainda dava um caldo. http://www.youtube.com/watch?v=hUPJ_Yp_0Y0

    Um Abraço,

    Aquiles – Analista de Sistemas / Timóteo-MG

  25. […] Gilmar Lopes, para falar sobre as farsas que rondam pela web. O papo divertido foi para o Piratacast n° 24, o podcast do Baú […]

  26. Elvis Rocha disse:

    Eai, Piratas!

    Ri muito com o podcast relembrando de diversos Hoax, principalmente na hora que o Gilmar disse que um “amigo” dele tinha tomado leite com manga, fiquei pensando, por que ele não tomou junto com o seu “amigo” o leite com manga, no teste que eles fizeram para o site???

  27. Aoa Piratas,

    Gostaria de parabenizar pelo Cast, está excelente! Essas coisas estranhas do mundo fascinam a mim e a muitas pessoas também. O E-farsas cumpre um papel importante na web, o de desmascarar caras-de-pau! Aliás, sugerindo um tema, seria legal vocês falarem sobre coisas sobrenaturais e tal, que nem a galera do NerdExpress nos S03E14 e S03E15, show de bola!

    Aproveitando a situação… jabazinho para o meu blog #DHPH (De Homem Para Homem) , a gente tem um programinha legal (ou não)… sem mais bla, bla, blá, um abração pra vocês e Jabour, o blog ficou muito louco!

  28. Gisa disse:

    Fala Piratas. Que tema fantástico né
    Simplesmente ameiii demais. Sobre farsas da internet, ainda não entendo como nego cai no você ganhou. E sobre lendas urbanas, como mudei muito, tenho um acréscimo: Lendas Urbanas são mais que locais. São mundiais, pois ainda que se mude o nome. E os trotes que as vezes passa do limite? O Gilmar falando do leite com manga foi ótimo, lembrou minha avó falando XD
    Enfim, já me estendi demais. Parabéns

  29. […] à tona. Além disso comentamos tudo que rolou no “box in the box in the box” do Piratacast 24 – E-farsas, do Diário de Bordo 03 e Papo Pirata 23. O Papo Pirata é a forma que encontramos para interagir […]

  30. Cara muito bom mesmo esse podcast, acho vc deveriam criar um hoax.. mandar pra uma galera só pra ver qto tempo ele demora pra aparecer na caixa de e-mail de vcs novamente…

  31. RogerWillc disse:

    Muito bom o cast. Essa história da águia eu acreditava até hoje… que droga! KKKKKK

  32. Caio disse:

    O link do episodio não esta funcionando.


    .
    @jabour_rio, @iskilo666, @junior_cq,
    @cleverson, @piratacast, @baupirata