Facebook do Piratacast Twitter da Equipe Piratacast TV do Bau Piratacast, Diário de Bordo e Papo Pirata Feed do Site Feed do Podcast Assine no Itunes Entre em Contato

Seja para conseguir o primeiro emprego ou uma recolocação no mercado de trabalho, o Currículo é a primeira impressão que o futuro empregador tem do futuro empregado, e a sua primeira oportunidade de se destacar dos demais candidatos a mesma vaga.

Quando eu comecei no mercado de trabalho fazer um currículo baseava-se em ir na papelaria comprar um formulário pronto e preenchê-lo… Se você quisesse se esmerar um pouco bastava pegar uma Olivette e datilografar todos os dados. Isso foi numa época mais simples onde o “liquid paper” era artigo raro e os computadores com editores de texto e impressoras era coisa de filme americano.

Hoje a elaboração de um currículo e quase uma arte, onde além dos dados biográficos e atividades profissionais temos que observar a estética como o tipo de fonte e tamanho e diagramação do texto. Até mesmo a tonalidade da tinta e a escolha do papel podem influenciar tanto positivamente ou negativamente o empregador.

O blog efetividade.net além de ser uma ótima dica para quem quer aprender um pouco sobre produtividade pessoal, elaborou duas listas, uma com dicas de conteúdo para um currículo e outra com dicas de visual e formatação de um currículo. Essas dicas são essênciais para elaboração de um currículo que tenha a intenção de se destacar no mar de papel recebido pelo empregador a cada contratação realizada, e embora não garantam o emprego pretendido com certeza vão gerar uma leitura mais atenta do avaliador e provavelmente uma entrevista.

A entrevista é o momento crucial para obtenção da vaga, e saber como se portar nela é fundamental… Não importa o quanto o seu currículo seja bem feito ou quanto a sua qualificação profissional seja perfeita para a vaga se ao chegar na mesa do avaliador você inadvertidamente colocar a sua bolsa/mochila/pasta em cima da mesa do mesmo, pode pedir para sair que a vaga não é mais sua. Algumas regras devem ser observadas como desligar o telefone antes da entrevista, chegar no horário de preferência com algum tempo de antecedência, entre muitas.

O blog efetividade.net também faz duas listas com dicas básicas de como se preparar para entrevista , afinal não existe sorte e sim preparação, e de como se portar durante a entrevista.

Agora é arregaçar as mangas e começar a procura do trabalho e para facilitar um pouco juntamos alguns modelos de currículos neste link.

Categoria(s): Tá Ligado?

3 marujos comentaram até agora...

  1. Kenia Chan disse:

    Claro! O curriculo tem que ser uma prévia de você. Dados sobre hobbies também são interessantes, acho que porque as pessoas hoje em dia estão cada vez mais insanas por causa da selva cada vez mais selvagem que vem se tornando a sociedade. Então antes de contratar um assassino louco-maniaco com TOC é melhor se previnir.

    Outro dia mandei meu curriculo para uma empresa de desenvolvimento de softwares, mas eu não tinha expreriencia no programa que ele precisava. Ele disse que não tinha problema, e não parava de falar que gostou do meu blog – que não tem nada haver com desenvolvimento de softwares.

  2. GOSTARIA DE MANDAR CURRICULO, PRA VCS


    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .