Facebook do Piratacast Twitter da Equipe Piratacast TV do Bau Piratacast, Diário de Bordo e Papo Pirata Feed do Site Feed do Podcast Assine no Itunes Entre em Contato

Dada a idade do mundo já existem várias coisas que podemos dizer serem “verdades universais” mas, que fazem parte do “nosso cotidiano” ainda são poucas. Uma dessas verdades é que Tom Hanks e Steven Spielberg sabem fazer guerra como ninguém. Podemos dizer que esses dois estão para a guerra como Tarantino está para sangue e porradaria. 🙂

A história dessa dupla começou lá em 1997 quando O Resgate do Soldado Ryan era produzido. Baseado em uma história real, o filme mostrava as conseguências da tomada da praia de Omaha, na segunda guerra mundial.

Esse filme foi um divisor de águas, dando ao mundo outra visão de produção e realismo em se tratando de efeitos especiais e ambientação de guerra. Faturou 479 milhões de dólares e 12 prêmios, incluindo 5 Oscars.



Depois do sucesso do filme, a dupla emendou a produção daquele que viria  a ser o seriado mais caro já produzido para a televisão: Band of Brothers.

Band of Brothers contou com um orçamento de 125 milhões de dólares, muito mais do que foi gasto com O Resgate do Soldado Ryan. Para levar ao máximo o realismo da guerra a produção usou 10 mil atores extras para as cenas de batalha, 700 armas de verdade e 400 de borracha e 14 mil caixas de munição para cada dia de filmagem.

Além disso tanques de guerra foram restaurados, junto com um avião C-47 e uma vila que foi usada para as filmagens. Essa vila tinha o tamanho de 11 campos de futebol americano.

A produção levou 9 meses e foi ao ar em 2001 com 10 episódios. Foi indicada à 19 Prêmios Emmy (o Oscar dos seriados), ganhando 6 deles incluindo Melhor Minissérie, Melhor elenco e Melhor direção.

Em 2006 a dupla dinâmica voltou a se reunir para iniciar a produção de The Pacific. Quando a produção ainda estava na metade, em meados de 2007, Tom Hanks veio a público dizendo que a produção era mais pesada que Band of Brothers e tinha um custo estimado de 250 milhões de dólares. Isso é 4 vezes o custo d’O Resgate do Soldado Ryan!

O paralelo

Em O Resgate do Soldado Ryan nós vemos um grupo de soldados desembarcando na praia de Omaha e tendo de investir território adentro, afetando a trajetória de cada um em suas “missões paralelas” até o fim da guerra em busca de um soldado que precisa voltar pra casa por ser, infelizmente, o último vivo dos irmãos.

Em Band of Brothers é mostrada a mesma época da guerra mas sob a ótica de um grupo de paraquedistas lançados no interior da Europa. O que assistimos até aqui é como o grupo se mantém durante os conflitos e como eles passam por isso.

O que é mostrado em The Pacific é o efeito isolado da guerra em cada soldado e não no grupo. A produção foca na atuação de um grupo de fusileiros navais enviados a ilha de Guadalcanal depois do ataque a base de Pearl Harbor.

Hoje, The Pacific é a produção mais cara já feita para a televisão e, mesmo somente com o piloto tendo ido ao ar, já é possível afirmar que é também a produção mais real.

O projeto está programado para exibir 10 episódios e teve sua estréia, nos EUA, dia 14 de março, pela HBO.

Em 10 anos de produção cinematográfica, Tom Hanks e Steven Spielberg nos contemplaram com uma quase completa e extremamente real cobertura da segunda guerra mundial. O que me espanta é que o mundo todo volta os olhos para grandes filmes como Avatar que levou 10 anos de produção MAS só é isso tudo devido ao buzz gerado pelo boca-a-boca da internet e não consegue ver o tamanho de produções como essas que citei.

10 de anos de guerra, de milhões investidos, de uma guerra real na sua casa e que, infelizmente, vai acabar “esquecida” dentro de um box na sua prateleira.

UPDATE

Segundo o twitter do The Music Dude, Band of Brothers será exibido na Band a partir do dia 10 de maio, as 21 horas. #epicwin

Categoria(s): Seriekiller

2 marujos comentaram até agora...

  1. iskilo666 disse:

    Massa Cleverson!!

    Uma das vergonhas de minha vida é nunca ter assistido Band of Brothers, mesmo eu sabendo que é uma série foda e tals, mas passou batido em uma época da minha vida que eu praticamente só pensava em vestibular.

    VOu aproveitar agora pra rever tudo, inclusive o filme do Soldado Ryan, que mesmo ja tend visto várias vezes, nem lembro direito da história.

    E que venha essa The Pacific também, que promete muito, já ví cenas alí que com certeza é do ataque a normandia, mais conhecido como o Dia D!! Me lembrou as cenas emocionantes que joguei no Call of Duty 4!! Muito bom!!

  2. Assisti O Resgate do Soldado Ryan e achei esse um dos melhores filmes do gênero.
    A alguns anos atrás eu aluguei o box de Band of Brothers e o assisti completo, até os extras e achei fantástico, umas das melhores séries já produzidas.
    E já coloquei The Pacific aqui na minha lista de séries que vou acompanhar.


    .
    @jabour_rio, @iskilo666, @junior_cq,
    @cleverson, @piratacast, @baupirata