Facebook do Piratacast Twitter da Equipe Piratacast TV do Bau Piratacast, Diário de Bordo e Papo Pirata Feed do Site Feed do Podcast Assine no Itunes Entre em Contato

Baú Pirata 2.0?

24 / jan / 2010
Cleverson


Olá leitores, sejam frequentadores do blog ou visitantes vindos de outras fontes. Hoje eu vou fugir um pouco, mas não muito, do foco habitual dos post do Baú Pirata pra falar de ferramentas web 2.0.

Aí você deve estar pensando:
WTF?! O que eu quero com ferramentas web 2.0?

E eu te respondo caro leitor.

O Baú Pirata é um blog coletivo que tenta trazer até vocês a maior variedade possivel de assuntos de acordo com o entendimento e dominio de cada membro da staff, como nosso podcast ou as indicações de outros na Podmania, nossas colunas sobre seriados e nossas coberturas de eventos.

Cada um desses assuntos pode ser aproveitado ao máximo fazendo uso de ferramentas 2.0 incorporadas em vários sites espalhados pela internet. Como nosso carro-chefe é o podcast, falemos das ferramentas voltadas para ele.

O nosso maior retorno dos leitores/ouvintes no blog é na coluna Podmania ou nas postagens do Piratacast. O Papo Pirata, podcast que buscamos interagir diretamente com o ouvinte, seria uma versão lite beta interna do Portal MeuPodcast? Porque não?

No portal MeuPodcast você pode criar seu perfil e adicionar conhecidos assim como qualquer outra rede social. Seguindo o mesmo caminho você pode participar e interagir com outros usuários em comunidades de diversos podcasts, vindo até a criar uma comunidade para o seu próprio.

O diferencial do portal é que além das interações por texto, seja nas comunidades ou no fórum, cada usuário pode disponibilizar os episódios do seu podcast para os outros usuários ouvirem e comentarem. Tais episódios são exibidos em uma home própria para isso. Tudo funciona como um grande agregador de conteúdo.

Aviso aqui que tanto o Baú Pirata / Piratacast como todos, ou quase todos, os podcasts comentados aqui estão presentes no portal MeuPodcast, bem como seus criadores. Vale a pena acessar e conferir como funciona tudo.

Outro tópico que movimenta o Baú Pirata são os comentários e indicações de seriados feitos – quase que – semanalmente. Os posts variam entre comentários de atores, premiações, episódios ou temporadas inteiras.

Quem curte seriados e quer ficar por dentro do que acontece nesse meio, além de poder interagir com outros espectadores e ter controle do que assiste, pode acessar o site Orangotag.

O Orangotag é uma micro rede social onde, naturalmente, você cria seu perfil e, logo após isso, faz uma busca pelos seriados que você acompanha ou já acompanhou. Feito isso você adiciona essas series a sua watchlist, assim os outros usuários poderão ver o que você está assistindo, bem como sua classificação do seriados e dos episódios, além de ter o número preciso de quantos episódios você já assistiu até a presente data.

Na página de cada seriado você encontra a lista das temporadas passadas e atuais, bem como a data de exibição (americana) dos episódios – passados e futuros – tem a opção de marcar como asistido e, se quiser, acessar a página própria de cada episódio, classificá-lo e comentá-lo.

Para finalizar o post é muito importante falar das coberturas feitas por todo o pessoal do Baú Pirata. Algumas já foram feitas aqui, outras foram feitas na época do Filecast e, na próxima semana, outra cobertura será produzida direto da Campus Party 2010.

Posts, tweets, fotos e podcasts sobre a Campus Party pipocam aos montes no fim de Janeiro e no mês de Fevereiro. Não é mais novidade. Um dos diferenciais que agrada o público e que, na maioria das vezes, é aguardado pelo público, é poder interagir quase que instantaneamente com a notícia.

Ok, o twitter faz isso mas é fato que a Campus Party gera muito mais conteúdo na sua cabeça do que 140 caracteres e ler milhões de tweets é um saco.

Para isso existem as ferramentas de streaming. Seguindo a febre do twitter temos as opções de livestream através de hashtags do twitter, que nada mais são do que os tópicos antecedidos pelo #. Um bom exemplo disso é o livestream do Blogblogs que já aconteceu ano passado e já está no ar esse ano.

Outra opção, idéia dos podcasters Eduardo Sales e Pablo de Assis, é um hotsite onde qualquer blogueiro ou podcaster pode enviar seu conteúdo e compartilha-lo com qualquer pessoa que estiver online. Assim como o MeuPodcast e o livestream do Blogblogs, esse hotsite será um grande agregador de conteúdo porém com menos burocracia de cadastro e limite de caracteres.

O projeto ainda está em desenvolvimento. Você pode ficar por dentro das novidades através dos seus respectivos podcasts ou diretamente no Metacast.

Este post está participando do Concurso Profissão Blogueiro, que vai premiar três blogueiros com netbook e kit completo para quem quer ter um blog de sucesso. Acesse: www.ideiasnoar.com.br/profissaoblogueiro.

Categoria(s): Tá Ligado?

    .
    @jabour_rio, @iskilo666, @junior_cq,
    @cleverson, @piratacast, @baupirata