Facebook do Piratacast Twitter da Equipe Piratacast TV do Bau Piratacast, Diário de Bordo e Papo Pirata Feed do Site Feed do Podcast Assine no Itunes Entre em Contato

Piratacast 13 – O Azar é Seu!

12 / nov / 2009
Papagaio Pablito


O Azar é Seu!

PIRATACAST 13:

O Azar é Seu!

PARTICIPANTES:

Jabour_rio, Iskilo666, Júnior e Sbriguiliu.

CONVIDADOS ESPECIAIS:

Leonardo Mitocondria do Mitografias e Comicpod e Luiz Sussi do Nerdrops.

TEMA:

Mandinga Zurubaia Tranca Rua, sai de reto e escute uma conversa cheia de crendices e supertições da Pirataiada. Falamos sobre Correntes, amuletos, patuás e muitas manias doidas. Se você acha que transformar 1 real em camisinha dá sorte não perca esse Piratacast.

Se você procura um bom servidor para seu site, ouça esse podcast, pois o Estudio Local está dando um super desconto pra nossos ouvintes. É a sua vez de ter um servidor decente com um preço justo!

Escreva sobre suas experiências com o tema no espaço abaixo ou mande seus comentários para o piratacast@gmail.com que comentaremos no próximo Papo Pirata, o nosso podcast de feedback da galera.

EDIÇÃO e TRILHA SONORA:

Iskilo666.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Piratacast 13 – O Azar é Seu!

Download MP3 64k

Quer ter todos os artigos do Baú Pirata e/ou os Piratacasts de
forma automática direto no seu computador? Assine nossos feeds!


Categoria(s): Piratacast

45 marujos comentaram até agora...

  1. Livia Ramos disse:

    haha
    adorei o titulo: O Azar é seu!
    Vou ouvir…

    xoxo
    Livia Ramos,
    Toronto, CA

  2. Sedated disse:

    Ainda não escutei, mas Piratacast 13 numa Sexta-feira? Deve dar azar…

  3. Daniel_Cazelli 19ano disse:

    Baixando para conferir….

  4. Mário JR disse:

    baixando…
    mas pelo titulo, descrição e pelos pods antigos tenho certeza que esta bom
    abraços

  5. Yuri Benati disse:

    Na hora q pensei q ia comentar 1º olha o la o dudu e o Sbriguiliu de novo!!!!!!

  6. Flávia Santos disse:

    YO-HOOOO Capitães!
    Bah, sexta-feira 13 hoje foi um dia de cão mesmo! Lá na radio só deu coisa errada: cabo quebrando, linhas de telefone com chiado, pauta mal-feita… O azar tava correndo solto por lá! Vou ouvir o programa e depois eu mando um email (ou comento aqui mesmo) e digo o que achei. Mas deve ter ficado tri legal.
    Um abração e até mais!

  7. Van disse:

    Dando uma informação sobre a palavra AZAR. Ela não quer dizer "má sorte", e sim acaso. Vocês podem ver em línguas espanholas ou outras línguas com uma palavra parecida, que se diz "Es la Vida un Camino al Azar?". Diz-se aqui no Brasil "azar" como "má sorte" por causa dos jogos de azar, de quando você perde, você teve "azar".

  8. Ótimo programa, moçada!

    Mas saindo um pouco do escopo Azar e entrando na questão Manias (que vale um cast, não, galera?), tenho uma nojenta:

    Tenho a mania de ficar encanado se puxei ou não o freio de mão do carro, sendo que é a primeira coisa que faço ao parar. Sério, incomoda demais.

  9. Guilherme disse:

    AHuauhauh, pqp galera, sempre escuto o cast mas dificilmente comento por assinar o feed pelo itunes e sempre escutar longe do pc, mas não pude deixar de comentar este cast. 13º Podcast numa sexta 13!.uhauha. bom demais, ainda nem escutei o cast mas já achei bom demais. Continuem assim pq o cast está ótimo, já escuto a um tempão e sempre vale a pena.

    Abraços.

  10. Jackson disse:

    Yo-ho, piratas! Lembrando que pirataria é crime, portanto, não roubem navios, beleza?

    Falar de azar no Piratacast 13 numa sexta-feira 13? Bem pensado… mas não curti muito o programa. Não por culpa de vcs, é que assunto é muito whatever pra mim. Primeiro porque não acredito em nada disso, depois porque acho o tema muito batido. Todo mundo fala as mesmas coisas, conta as origens, fala no que acredita ou não… não rende muito, fica morno, no fim das contas. Mas tá valendo. Endosso a sugestão do Tiago Tavonerd, um cast sobre manias seria legal. As prováveis maluquices de vcs seriam muito engraçadas, hahahaha

    Avraaaaço!

  11. Almighty disse:

    Eu não sou supersticioso, mas confesso que às vezes eu acredito nessas coisas. Já deixei de passar debaixo de escadas em algumas situações (mas passei em outras dezenas de vezes).
    Jabour, coloque um tutorial desse origami de camisinha, assim todos poderão fazer esse amuleto da sorte. hehe

  12. Carlos Eduardo disse:

    Yo-ho, piratas!

    Primeiramente, quero agradecer aos casts de vocês, sempre com temas interessantes. Mesmo que alguns já tenham sido abordados em outros podcasts, os comentários de vocês sempre são bastante relevantes.

    Agora sobre o cast: É impressionante como o Iskilo fica com voz de homem quando ele tá gripado, quando ele deu os recados no começo do programa… hahaha…

    O cantor Roberto Carlos também é famoso por suas supertições. Ele não veste roupas das cores marrom e preto. Segundo o próprio, isso reflete-se de uma mania que o avô dele tinha, que não gostava de montar a cavalo usando alguma peça de cor marrom. Em seus shows, ele sempre veste branco e azul.

    Outra superstição do cantor é a de só sair sempre pela mesma porta que entrou. Se isso é sinal de superstição, é um pouco difícil definir, pois ele tem TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo).

    Fora isso, Roberto Carlos NUNCA entra num show com o pé direito, pois ele é um pirata da perna-de-pau (tu-dum-tss).

    Sei que vocês falaram só a respeito do azar, mas acho que seria bom falar a respeito da sorte também: pé de coellho, figa, trevo de quatro folhas, ferradura, número 7, etc. Isso pode render um bom cast… Ou não…

    Abraços, e muitas garrafas de rum…

  13. Salve, pirataiada.

    Só picando o cartão. 😀

    Correria braba por aqui (mudando de casa, serviço até as tampas, etc…), mas não poderia deixar de dar as caras.

    Abração.

  14. Denis-sensei disse:

    Nem esperava pelo Piratacast já ter saido rsrs como essa semana saiu o papo pirata, pensei que esse episodio ia ser só semana que vem, mas otima sacada do tema, vou ouvir e depois comento mais alguma coisa (ou não xD)

  15. Tsu disse:

    o lance do nhoque é com nota de real mesmo. Mas uma rede de fastfood de massas no shopping começou com a superstição de colocar 1 dólar debaixo do prato de nhoque. Aí vc compra a parada e fica com 1 dólar (já incluso no valor do prato, lógico). Pq quem faz essa simpatia com real é pooooobre.

  16. E aí, meus caríssimos piratas!

    Muito legal esse cast, e mais alguns complementos relacionados à superstição com o número 13:

    Uma das leituras que explicam porque Sexta-Feira 13 é considerado um dia de mal agouro vem do catolicismo. O número 13 por causa de Judas Iscariotes, que seria o 13o. apóstolo, e a sexta-feira exatamente pelo dia em que JC foi crucificado. Não me perguntem porque dizem que foi numa sexta, já que eles nem usavam nosso calendário, mas enfim…

    Por outro lado, nas histórias sobre a távola redonda, Rei Arthur se sentava na décima terceira cadeira (isso em algumas das leituras)

    O mais engraçado é que eu estava ouvindo o cast no sábado, enquanto estava na fila de um supermercado e, exatamente enquanto vocês falavam do número, a conta deu 13 reais. Na hora que a caixa falou, comecei a rir feito um idiota, e a moça ficou me olhando com cara de interrogação. Vergonha alheia de mim mesmo foda… XD

    Grande abraço à todos!

  17. Flávio disse:

    FAla Galera!
    Mais um ótimo cast, cheguei a conclusão que vcs são um bando de malucos…hehehe
    Não tenho superstições, mas manias tenho várias…rsrs…e esse negócio de falar que guardar amuleto por hábito e não crendice é besteira hein…hehehe…se bem que acabo de me lembrar que já tem uns 6 anos que ando com uma nota de 5 dólares na carteira, e nunca me desfaço dela, mesmo na alta da moeda, mantive-a comigo…hehehe…resumindo: não tenho moral pra falar nada de vcs.

    Sem querer contradizer o comentário acima, mas desconheço o fato de Judas ter sido o 13º apóstolo, mesmo em apócrifos, ele está sempre figurado entre os 12. Não sou grande conhecedor da Bíblia, então posso ter me equivocado aqui…mas tá valendo.

    Abraços galera e até a próxima

  18. Obrigado, Flavio… retificando, o Judas era a 13a pessoa entre eles. contando com Jesus, e não apenas os apóstolos…

    inclusive essa teoria é utilizada em alguns filmes, vou pegar os nomes e posto depois. ^^

    Thanks again! ^^

  19. Livia Ramos disse:

    Nossa, como o povo brasileiro é superticioso!
    Mas eu acho que cada vez mais, as novas geracoes estao deixando essas crendices de lado e buscando o embasamento cientifico de certos habitos.

    Tudo o que vcs comentaram no cast eu ja tinha ouvido falar e ja tinha vivenviado na familia… rsrs
    Foi muito divertido ouvir a conversa de vcs, a cada topico eu dizia: eu tb! rsrrs

    Minha vo costumava dizer pra nao deixar as roupinhas do bebe no sereno pq senao a crianca teria dor de barriga. ?? Como assim, vo? rsrsrrs Ela nao sabe, so sabe que é assim… 😆

    humm, acho q é so isso q eu lembro…
    Beijos pra vcs!

    xxo
    Livia Ramos
    Toronto, CA

  20. WC disse:

    Finalmente o Jabour parou de falar "Aqui é Maycon mais conhecido como Jabour_rio". Vocês não tem manias ou superstições, já é TOC agressivo que está para virar insanidade. Mas foi extremamente divertido saber que não sou o único maluco no planeta.

  21. André ZuiL - disse:

    Puts… mais uma vez o PirataCast é incrível!!.. muito legal esse tipo de episódio que a gente acaba conhecendo cada vez mais os podcaster e convidados… rsrs Eu não muito de ter esse lance de sorte ou azar, mas quando comprei meu carro minha vó me deu uma oração de São Miguel Arcanjo num papel e disse pra colocar dentro do carro, nunca consegui tirar, tá lá.. hehe quase amarelado… mas não vou arriscar… Agora tem um lance que eu fico incabulado, toda vez que saiu de carro com minha muié passo por um gato preto, é batata….. toda vez!! não sei se é bom ou ruim.. hehe mas isso meio que me persegue!!
    Tem um outro lance… no dia tão falado de 2012…. é meu aniversário de 29 anos… hehe dia 21/12/2012.. vai saber se é sorte ou azar!! hehehe
    Galera PirataCast foda como sempre!!.. Você sempre se superam… mas to sentindo falta das parte feminina.. Nem Valéria nem Sandra!!!.. Pooowww… Vamos colocar vozes feminas no cast.
    DemaisSóLamente!!!
    Abraços
    #fui….

  22. Elvis Rocha disse:

    Eai bucaneiros!!!

    Muito bom o assunto do pod!

    Quando falharam sobre as fitinhas de santos lembrei que a única que usei foi quando tinha uns 10 anos, após ter ficado com ela por aproximadamente 3 meses tomei um tombo e me ralei todo na escola bem depois de tela arrancado de meu punho, por isto não coloquei nenhuma mais em meu braço.

    Pode ter sido somente coincidência, mais como disse o Skilo é melhor dar sorte ao azar novamente.

    Vocês só esqueceram de citar um pouco das diversas crendices dos piratas, mesmo que já tenham falados de algumas no pod sobre piratas, seria legal falarem delas novamente, pois elas são muito boas.

  23. Adri disse:

    Olá pessoal! Voltando a comentar depois de um tempo.
    Com relação ao tema achei muito bom.
    Fazendo alguns comentários sobre o tema:
    O homem, cheio de mistério e cercado de mistério, vivendo no mundo sempre procurou nas coisas externas sinais seguros do seu destino e marcos certos para o seu roteiro na vida. É uma atividade fundamental do nosso espírito que se traduz de vários modos desde os samoiedas e esquimós até os araucânios e patagões. Os estudiosos de folclore já têm observado essa unidade espiritual da raça humana, vendo nos seus contos, fábulas, cantigas, ritos particulares e superstições uma relativa analogia substancial de temas a se manifestar com aparências narrativas de formas variadas.
    Existem muitas crendices como passar de baixo de uma escada dá má sorte, assoviar a noite chama cobra, vassoura atrás da porta espanta visitas, cortar cabelo na Sexta-feira Santa não cresce mais, jogar sal no fogo espanta o azar,quando o grilo canta dentro de casa é sinal que se receberá dinheiro, xícara virada com a boca para baixo atrasa a vida, enfim uma lista sem fim.
    Se você procurar no dicionário as palavras crendice ou supertição você encontra o seguinte significado: "Como a crença ou noção sem base na razão ou no conhecimento, que leva a criar falsas obrigações, a temer coisas inócuas, a depositar confiança em coisas absurdas, sem nenhuma relação racional entre os fatos e as supostas causas a eles associados."
    Segundo o folclorista Luís da Câmara Cascudo, "as superstições participam da própria essência intelectual humana e não há momento na história do mundo sem a sua inevitável presença. A evolução dos tempos apenas se trasnformou num facilitador para que as suepertições antigas se readaptasem às novas e atuais necessidades modernas.
    As superstições estão ligadas não só ao azar mas tbém ao bem. De certa forma é uma crença tradicional de uma ação ou ocorrência que pode prever um acontecimento aparentemente não relacionado com ela. Geralmente não possuem uma explicação lógica e são baseadas no senso comum da cultura popular de q algum número, objeto, palavras ou objeto poderão pre-destinar algo de azar ou sorte.
    Eu não acredito em superstição ou crendices. Sou muito cética.
    Vou terminando por aqui se não esse comentário vai ficar mais gigante do q já está.
    Valeu.

  24. Adri disse:

    Responde a pergunta do Jabour: Eu passo pelo gato e dô um chute nele passo tranquilamente por debaixo da escada e levo o espelho embora.

  25. J R Vissoci disse:

    Fala Piratas!

    Sei que estou atrasado, mas só hoje consegui terminar de ouvir aquele pod (IMENSO) do Papo Pirata 12. Muito bom, parabéns moçada.

    Eu comecei a acompanhar o Pirata Cast por indicação do pessoal do MRG e estou gostando bastante. Queria deixar um comentário daquele Papo Pirata. Vocês comentavam, no final do pod, na parte em que apresentam os erros de gravação, sobre musicas em ingles cantadas em portuingles. Inlcusive brincaram com o nome do Sbriguiliu. Assim, desafio vocês a descobrirem de qual musica é a letra "Sal Pental Melonico". Isso ouvi de um professor que tinha uma banda e eles cantavam a musica assim. Só uma dica… É do Credance Ahahahahahahahaha

    Salpental Meloooonicooooooooo

    Abraço

    Abraço

  26. Taz disse:

    Episódio muito maneiro Pirataiada, Parabéns e Abraços.

  27. Luis Guilherme disse:

    Fala piratas….

    Mto bom o cast XDD

    Esses objetos ou atos q da azar as vezes nem é por acreditar, mais sim por costume e por sei la, ouvir falar mto sobre ai acaba tendo 1 pé atrais d faze. Eu nao acredito nessas paradas, mas se vejo uma escada, eu nao passo de baixo nao XD, msm coisa com chinelo virado, minha mae falo tanto qndo era menor q isso dava merda, q qndo vejo 1 chinelo, fico encarando um tempo até q vo la e viro ele SHAEUAH.
    Uma parada que minha mae fala tbm, é q se varre o pé de alguem ela nao casa (acho que é isso). E tbm uma do ano novo, passa Champanhe atras da orelha, alguma coisa assim, pra traze sucesso e talz, mais faço mais por ta na pilha dos outros XD

    Eu tenho na minha carteira uma nota de um dolar, ganhei do meu pai e ele falo justamente q isso da sorte, tras dinheiro essas paradas, mais eu tenho na minha carteira mais por q ganhei do meu pai do q acreditar em alguma coisa…

    Esse negocio de vc querer algo, fazer uma determinada coisa, é muito desespero, pq se vc chego a esse ponto, é pq ta feia a situação XD

    Apesar de nao acreditar, essa sexta feira 13 foi tensa. Tava mau humorado pra kct, qndo tava com uns amigos, qse fomos assaltados, ainda presenciamos tentativa de afogamento (nao foi bem tentativa de afogamento mais foi muito comendia SHAEUSAH) e roubo XD.

    Mas é isso ai, flw piratas…

  28. Felipe Nunes - 16 An disse:

    Muito bom o podcast.

    Eu não acredito em azar e sorte, mas se a pessoa se achar azarada coisas ruins aconteceram com ela pois agirá como tal. O único amuleto que eu carrego é uma dado em minha mochila, não que acredite que ele me dará sorte, mas porque ele simboliza para mim que sorte muda, é algo passageiro e pode mudar de lado. Manias eu tenho várias, mas não acredito que seja superstição, faço mais para passar o tempo ou por loucura mesmo…

    Um amuleto muito engraçado e que faz algum sentido é de um amigo meu extremamente nerd que sempre leva consigo uma toalha.

  29. Não teho supertições nenhuma, mas é muito bom rir das dos outros…
    Não acreditar em amuletos que dão sorte, mas sempre andar com um com medo de se sair sem ele ter azar é o mesmo que acreditar que eles dão sorte…
    Conheço pessoas que sempre que passa uma "rasga-mortalha" voando por cima dela, a pessoa tem que assoviar para que não morra.
    Conheço pessoas também que sempre que falam da morte tem que dizer: Ave Maria 3 vezes, e o pior é que não repetem apenas o "Ave Maria" 3 vezes mas sim dizem bem rápido: "Ave Maria 3 vez, Ave Maria 3 vez, Ave Maria 3 vez"…

  30. FrankCastle disse:

    Também sou bem cético e não acredito em nada disso. Mas gostei pra caramba do Cast. Muito legal ver o Sussi "controlado", hehe.

    Me lembrei de uma parada que talvez esteja dentro deste assunto: Lembram daquele lance de que comer manga com leite fazia mal?

    Tempos depois, foi revelado que era apenas uma tática para evitar que os escravos comessem as mangas do pomar, ou algo assim.

    Um abraço!
    http://www.youtube.com/watch?v=WhC0231FRA8

  31. Filipe MacLeod disse:

    yo-hooow pirataiada!!!!
    Piratacast13 sexta feira 13 .. caraca .. caiu a ficha agora!!!
    mas enfim .. mais um programa sensacional …
    Bombaram nos comentários heim!!!!

    Fazia tempo que não comentava, mas ouvi os demais programas e estava impecáveis, os de zumbis então .. conteúdo e qualidade sensacional!!!
    Bom aqui vai minha contribuição …vocês não citaram sobre "bater na madeira 3 vezes"… para afugentar a má sorte. sua origem é ancestral, as árvores eram reverenciadas como elementos sagrados, uma espécie de ligação entre o céu e terra, e, além disso, como morada dos deuses.
    Assim, para penitenciar-se de culpas ou para invocar a divindade, os antigo batiam nas árvores.

    Sobre a parte de manias, eu tenho a mania de sempre jogar o mesmo jogo de loteria, se por um acaso não estou com o cartão em mãos, não jogo!!!

    Enfim… é isso ae!!!

    Ah!!! 01 voto para acabar com a alcunha de "Maycon" também conhecido como Jabor-Rio…

  32. Flávio Murta disse:

    Excelente cast. Cada um melhor que o outro.

    Qnt ao tema, eu tbm me considero sem superstições, mas q essas as vezes nos deixam injuriados com a possibilidade de ter valor é verdade. Querendo ou não, todos somos afetados, por mais céticos q sejamos.

    Abraços.

  33. Freakytooms disse:

    Muito bom o cast. Agente não tem idéia de quanto somos malucos até ouvir e concordar com as supertições alheias.
    Espero q no próximo papo pirata falem mais sobre a campus party, se vocês estarão mesmo na área de blogs e outras novidades do evento.
    Um avráço.

  34. Yo-ho !
    Gostei bastante do tema deste cast e gostei mais ainda de conhecer as manias de vocês. Agora, "dançadinha" ouvindo podcast é de lascar. hehe
    Abraço

    P.S. Filipe MacLeod mande um abraço pro pessoal do clã MacLeod. hehehe

  35. Methos disse:

    muitas das crença em superstições vem de uma maneira de tentar educar as crianças de uma maneira mais temerária, porque nada mais facil de se gravar do que com horror e medo.
    os exemplos, que todos provavelmente ouvimos quando ainda somos crianças:

    pular vassoura no chão dá azar
    andar de costas a mãe morre
    se guardar roupa do avesso e pegar uma doença ela fica incuravél
    deixar chinelo virado
    deixar bolsa no chão atrasa a vida
    abrir guarda chuva em lugar fechado
    quebrar espelho, dá 7 anos de azar
    passar em baixo de escada

    a maioria causa acidentes, então de uma certa forma dão azar (pra alguem), seja pq alguem vai tropeçar na vassoura ou chinelo, pisar no vidro, esquecer a bolsa qui ficou fora do campo de visão, furar o olho de alguem com o guarda chuva.

  36. Turd Ferguson disse:

    Gostei muito do cast, acho que azar foi um ótimo tema, inclusive eu gostaria de contar uma estória relacionada a este tema.
    Há algum tempo, eu percebi que meu velho computador não possuía os atributos necessários para suportar meu estilo de vida virtual. Então resolvi fazer um upgrade no velho computador. Somando tudo que eu comprei (Placa de vídeo, placa mãe, HD e processador), acho que deu em torno de uns R$ 1.000,00.
    Então lá estava eu, todo feliz, finalmente podendo jogar meu lindo Rise of Legends, ignorando completamente a tempestade que caía lá fora. Alguns minutos após eu começar a jogar, adivinhem: Faltou energia. O apagão não durou muito tempo. Após alguns minutos no escuro, a energia voltou. Pensei: "Ah, droga, perdi meu save. Vou ter que começar tudo de novo." e fui tentar ligar o computador novamente. Mas, para minha surpresa, não consegui.
    Depois de chamar o Ricardão para ver o que tinha acontecido, descobri que o HD do computador tinha queimado (ui). Mas não foi só o HD que foi pro brejo, mas também todas as peças novas e algumas velhas. É, doeu no coração, R$ 1.000,00 levados embora por um raio.
    Moral da história: Tenha um no-break.

  37. Opa marujos, blz? Quando eu era pequeno uma vez achei um cristal fake na rua, sempre quando saía achava que tinha que relar o cristal para repor minhas energias aheuHUEAHe. Também tinha aquela superstição que se alguém pulasse por cima de você não cresceria mais, tinha maior medo daquilo.
    Hoje em dia não tenho mais nenhuma superstição, porém sempre ando com uma nota de um real no bolso, vai que um dia fique rara e valiosa xD
    Também queria fazer um pedido para vocês fazerem uma versão do podcast com uma qualidade reduzida (32kbps para baixo), porque as pessoas que possuem uma net lenta nem tentarão baixar um mp3 deste tamanho (eu sei disso porque já tive uma net assim). Além disto poderiam colocar o nome do tema no nome do arquivo, e não a data de criação do arquivo, porque sempre fico com medo de apagar um podcast que ainda não ouvi :p
    Bem é isto, um abração e continuem com o trabalho de qualidade ou então irão andar na prancha 🙂

    • .
      .
      @Waldecir Vicente
      .
      – A versão de 32k a gente ainda não faz por que existe o medo da qualidade sonora cair muito e os ouvintes acharem que é devido à má qualidade da edição quando na verdade seria ao baixo bitrate do arquivo.
      .
      – Quanto ao nome do arquivo, a gente já faz isso com o formato zip-128k. No mp3-64k não é possível devido à uma limitação do mevio que é onde a gente hospeda os mp3. Ele modifica automaticamente o nome… Valeu aí pelos comentários e pelas sugestões… Só não comentaremos no Papo Pirata de amanhã porque ele já está gravado…
      .
      .

  38. Ednaldo disse:

    Não acredito em supersticão, tanto que se tem alguma escada em alguma calcada não tenho problema nenhum, passo por baixo mesmo. Acredito que a superstição está na cabeça de cada um e se você acreditar que algo te fará mal, certamente fará, tudo está na cabeça da gente.
    Parabéns pelo cast.

  39. Opa! Fala pessoal. Essa de “falta de sorte” ao invés de “azar” me lembrou do Francês. Se não me engano, na língua hasard é sorte e mal hasard é azar.

  40. […] Nesse Papo Pirata 13, discutimos tudo o que rolou nos comentários sobre Papo Pirata 12 e Piratacast 13 – O Azar é Seu!. […]


    .
    @jabour_rio, @iskilo666, @junior_cq,
    @cleverson, @piratacast, @baupirata