Facebook do Piratacast Twitter da Equipe Piratacast TV do Bau Piratacast, Diário de Bordo e Papo Pirata Feed do Site Feed do Podcast Assine no Itunes Entre em Contato

PodMania 16

10 / set / 2009
Krato


Quero começar a coluna dessa semana com uma pergunta: Quanto vale um Podcast? Muitas vezes nem percebemos o que é gasto na produção deles. Pois além do tempo da gravação tem também mais horas e horas de edição, fora o tempo para pesquisar uma pauta, pesquisar sobre determinado assunto, muitas vezes são noites em claro. E no final está ali disponibilizado, um arquivo de mp3 para a gente baixar e ouvir sem pagar nada. Mas… só porque é de graça não devemos dar o devido valor? Como dar a esses programas o seu devido valor? É bastante simples, comentando. Apenas isso, deixando lá no blog/site um simples comentário. Esse é o nosso pagamento por esses momentos de diversão e informação que recebemos. Vamos apoiar mais ainda os podcasts que ouvimos. Vamos comentar mais.
Nessa semana tivemos uma triste notícia, o fim do Monacast. Eu gostava muito dele, toda semana estava ouvindo, mas infelizmente, acabou. Um outro podcast que também encerrou suas atividades recentemente foi o Now! Café. O motivo? Falta de feedback… então, pessoal, vamos dar o nosso apoio aos que ouvimos. E novamente digo: Vamos comentar mais!

E agora, vamos as indicações dessa semana:


MARGARINA NERD – EPISÓDIO #00


E nessa semana uma estréia muito bem vinda. É o Margarina Nerd. O podcast do Pastor Claybom e da Miss. Doriana. Nesse primeiro episódio eles falam de alguns micos que aconteceram em alguns filme e também algum micos que aconteceram em suas vidas. Eu achei muito divertido. Esse é só o episódio piloto, então ouça e deixem seus comentários dizendo o que achou e o que eles podem melhorar.


MONACAST 75 – PORQUE O UNIVERSO NÃO É MEU AMIGO

Vou fazer dessa uma indicação especial. Pois esse programa 75 marca o último Monacast. Sim, as Monas estão encerrando suas atividades. Fiquei muito triste com essa notícia, já que gosto muito de ouvir esse programa. E esse foi o terceiro podcast que eu comecei a ouvir, antes dele só escutava o Rapaduracast e o Guanacast. E já quero deixar aqui os meus parabéns a Mafalda, Euba e Phoebe pelo ótimo trabalho que elas vinham realizando no decorrer de todo esse tempo. E também fico na esperança de um dia o Monacast possa voltar à ativa.


[M2LIST PODCAST] EXTRA [MONACAST – MONALISA DE PIJAMAS]

Como uma forma de despedida das garotas do Monacast, o Eduardo Moreira lançou esse M2list Extra que ficou cheio de ótimas musicas selecionadas pela Mafalda, Euba e Phoebe. Ouçam e deixe nos seus comentários uma despedida para elas que tenho a certeza de que elas lerão.


NERDCAST 177 – A FÚRIA MONGOL DE GÊNGIS KHAN

Nesse episódio do Nerdcast conhecemos um pouco mais da história de Temudjin, o “soberano supremo” mais conhecido por Gêngis Khan. Conquistador, gênio militar e um estrategista brilhante que ergueu um imenso império por quase todo o mundo conhecido. Muitas vezes as aulas de história ficam chatas, repetitivas, mas contadas por esses nerds ficam muito mais divertidas e empolgantes.


RAPADURACAST 146 – A MELHOR IDADE EM ALTAS AVENTURAS

Nos embalos do filme UP – Altas aventuras, a equipe do Rapaduracast lançou esse episódio falando sobre a “melhor idade” no cinema. Citam alguns filmes que protagonizado por esses artistas que já estão com uma idade mais avançada e conseguiram fazer filmes emocionantes. Além disso Juras, Mau e o Thiago Siqueira falam sobre seus avôs e colocam seus sentimentos em cena. Um programa comovente que aconselho a todos a ouvirem.


RADIOBLA #23 – ROCK FEMININO – PT. 2

Wagner Brito e Michel Souza trazem a segunda parte do Rock Feminino. Eu não conhecia nenhuma das musicas selecionada, mas as achei muito legal, principalmente as brasileiras.


MÁQUINA DO TEMPO #049: ROCK INDEPENDENTE

Comemorando o Dia da Independência a Máquina do Tempo dessa semana nos traz 10 bandas independentes. Eu gostei muito da maioria das musicas tocadas. Uma qualidade muito boa.


GUANACAST 68B – NOTÍCIAS DA SEMANA

E o Guanacast está de volta, sempre com uma ótima qualidade e muito bom humor, fique por dentro das principais notícias sobre o que aconteceu durante essa semana no mundo da informática. Mais um excelente programa.


PODCUMÊ #15 – ENTREVISTA: FÁBIO BARRETO

Nesse episódio do Podcumê, sem a presença do Marcelo Salgado, Isabela Cabral e T3chm4n fazem uma entrevista com o Fábio Barreto do SOS Hollywood e que também de vez em quando aparece no Rapaduracast. O Fábio já está acostumado a entrevistar grandes astros do cinema e agora é a vez dele ser o entrevistado. E nesse programa ele conta um pouco sobre o início sua carreira, algumas entrevistas interessantes e alguns fatos que aconteceram na sua vida. Um podcast ficou muito bom.


[SPIN-OFF PODCAST] S02E18 [O PROIBIDÃO: SÉRIES COM SEXO, MUITO SEXO] [EXPLICIT]

O Spin-Off alcança a sua maioridade nessa segunda temporada com o seu episódio 18 e Eduardo Moreira aproveita para trazer como tema: Séries com sexo. E como não poderia deixar de ser, com um temas os convidados são os Alienígenas da América. Eu gostei muito do podcast, pois onde esse trio de alienígenas está o resultado é sempre muitas risadas.


NERDROPS #10 – COMO TAPAR BURACOS

Dudu Sales (Papo de Gordo), Júnior (Baú Pirata) participam desse episódio do Nerdrops trazendo muitas notícias sobre HQ’s, Cinema, TV, e muito mais. Um dos melhores Nerdrops que eu já ouvi.

E as inscrições para o Prêmio Podcast 2009 já começaram. O regulamento está no site oficial do evento

Meu nome é Samuel Varela e meu nick é Krato. Acho que alguns já devem me conhecer pelo twitter ou ouvido/visto o meu nome nos comentários de algum podcast, pois ouço vários deles, agora já são mais de 70 podcasts no meu novo Ipod Classic (e a cada semana esse numero aumenta). Agradeço a todos os que comentaram na coluna anterior e aguardo seus comentários nessa coluna. Um abraço e até a próxima semana.

Categoria(s): PodMania

17 marujos comentaram até agora...

  1. Ock-Tock disse:

    Salve, Samuel!

    Que grande surpresa descobrir que o famoso Pastor Claybon deu início ao seu próprio podcast! Estou baixando-o agora mesmo para ver como ficou.

    A seleção dessa semana ficou excelente, mesmo que o Monacast indicado aqui traga a triste notícia de que é o último das Monalisas. Valeu mesmo pela indicação do Máquina de rock independente – fico feliz que tenha gostado dos sons que apresentamos 😉

  2. Leo disse:

    Obrigado pelas indicacoes e por ter mensionado o spin-off! Eh muito divertido fazer podcast… e eh bom compartilhar e mostrar o trabalho de todos.

    Parbanes Samuel um dia vamos se encontrar no Crato!

  3. Dae Varela!

    Boas indicações dessa semana. Destes, apenas tres ainda nao ouvi. Vamos lá fechar essa lista!

    Grande abraço!

  4. Mais uma vez, ótimas indicações, Samuel!
    Foi a primeira vez que todos os indicados da PodMania eu já conhecia…

    Quanto às coisas que você citou, de fato, muito tempo investido em um podcast, e muitas vezes, até dinheiro. Vale ressaltar que os podcasters fazem o podcast por prazer(pelo menos os que eu conheço), mas realmente, quando você vê centenas de downloads e meia duzia de comentários/e-mails é "brochante".
    Eu também sou meio fanático por podcasts, e sempre procuro acrescentar alguma coisa pelos comentários(não costumo mandar e-mails, porque acho que os comentários complementam a postagem e o podcast em si).
    Espero que as meninas do MonaCast voltem logo, porque como disse o Maurício Saudanha, elas já faziam falta entre um episódio e outro, agora será pior ainda.

    Parabéns novamente pela coluna, e continue assim!
    Abraços e sucesso!

  5. Simon disse:

    Olá Samuel, assim como você também sou apaixonado por podcasts, pena não ter muito tempo pra escutar tudo… Gosto tanto que decidi fazer um com assuntos que eu gosto pra que eu mesmo escutasse (huahuahua!) Decidi combinar Rock'n Roll (mais sussa) e Tecnologia, mas assuntos legais da tecnologia, não aqueles massantes que poucos entendem. A mistura acabou pegando e muitas pessoas acabaram gostando. E o resultado foi + um podcaster feliz! =) Gostaria de convidar-lhe a escutar minha última edição (55) onde misturei Rock de Cinema (soundtracks) com tech-news. Eu achei que ficou legal. Espero que escute e diga o que achou. Domingo coloco outra ediçãono ar. Um forte abraço e parabéns pelo Blog!

  6. Mauro disse:

    Acho essa matéria uma excelente dica pra quem curte podcasts mas começou ouvir a pouco tempo e ainda não tem uma referência de quais são os melhores.
    Bom, para finalizar gostaria de dizer que concordo com Samuel no resumo que ele fez do "Nerdrops #10 – Como tapar buracos", foi um dos melhores nerdrops que já ouvi.

  7. Jackson disse:

    Excelentes indicações, já ouvi a maioria. Sobra o Podcumê, sou mega ultra master blaster fã do Barretão, sou recém formado em Jornalismo e digo que o cara é meu maior exemplo profissional.

  8. Krato disse:

    #Ock-Tock
    Valeu, Comecei a ouvir o Máquina do Tempo a pouco tempo (tempo, tempo rs) mas já virei fã. Não só pelas musicas, mas também pelo bate papo, é muito legal ouvir vocês falando das musicas.


    #Leo
    Valeu Leo… Onde os Alienígenas forem eu estarei lá ouvindo. E quando passar pelo aqui pelo Crato é só avisar…


    #Leandro
    Valeu Leandro. Abraço.


    #Raphael
    Muito obrigado pelo comentário.
    Eu fico imaginando se um dia a Podmania fosse postada e não aparecesse nenhum comentário, ia ser broxante mesmo. E imagino com um podcast que dá muito mais trabalho.


    #Simon
    Olá, Simon.A mistura de Rock’n Roll + Tecnologia ficou muito boa.
    E não só já ouvi a edição 0055 – Especial Rock de Cinema, como indiquei na coluna anterior.
    Abraços e já estou no aguardo da próxima edição.


    #Mauro
    A indicação do Nerdrops 10 ficou bem resumida mesmo, ouvi ele nos ultimos minutos antes de enviar a coluna. Mas valeu a pena, pois ficou muito bom o podcast.
    A coluna é interessante para quem está iniciando agora, pois tem várias opções para escolher, mas também é para aqueles que já escutam podcasts a muito tempo, pois de vez em quando coloco um podcast novo que surge por aí, ou algum já antigo mas que eu ainda não conhecia.
    Obrigado pelo comentário.


    #Jackson
    Já estou pensando em começar a ficar comprando a revista Sci Fi News, só por causa dele…

  9. Jackson disse:

    Ah, esqueci: o fim do Monacast é triste mesmo. Espero que elas se animem logo e voltem de algum jeito, seja um programa quinzenal, mensal, o que for tá valendo.

    Sobre comentar, já tinha me ligado nisso, procuro sempre deixar uma mensagem. O problema é quando não há idéia do que falar, gosto de interagir, acrescentar. Ficar só elogiando, sei que pros caras é bom, mas eu acho meio vazio.

  10. C.Y.B.O.R.G disse:

    Otimas indicação dessa semana, se possivel comecem ouvindo PODCUMÊ #15 – ENTREVISTA: FÁBIO BARRETO, ficou muito bom. Ficar sabendo um pouco mais sobreo Barreto é bem legal, achei o podcast sensacional.

    Krato, é isso mesmo um comentário é um salario valorozo. Pode atér ser superficial, pelo menos sabendo que baixou ou está baixando hehe. As vezes ficar vendo numeros de downloads é uma chatice, tem um bocado e nada desses ouvintes dizer um "hello", queremos interagir mais…

    É isso aí, valew!!!!

  11. Krato disse:

    #Jackson
    Já aconteceu de eu ouvir algum podcast, ter gostado e mesmo assim não ter tido nada para comentar… então vou lá e coloco apenas um: "Ouvi e gostei" ou "Ficou muito bom o podcast"… algo do tipo. Pelo menos assim o podcaster fica sabendo que alguém ouviu e gostou, ou, se ouviu e não gostou o porque de não ter gostado.

    Taí o #C.Y.B.O.R.G. do Combocast falando sobre isso no comentário.

    Valeu, Jackson e C.Y.B.O.R.G. pelos comentários.

  12. Krato disse:

    Não deu tempo indicar na coluna dessa semana, mais indico aqui nos comentários o Metacast 23 – Por que os podcasts acabam? Com Eduardo Sales Filho Pablo de Assis e Eduardo Moreira. Eles falam sobre a importância do feedback dos ouvintes de podcasts.
    http://metacast.info/2009/09/09/metacast-23-por-q

  13. FrankCastle disse:

    Achei o Máquina do Tempo bem legal. Ouvi uma edição e achei bacana, além dos sons clássicos, os comentários e curiosidades. E olha que é difícil eu gostar de podcasts musicais!

  14. Valeu aí pela indicação, mesmo que tardia, ao Metacast. Esse último episódio rendeu muitos comentários. Quando o assunto é bom ou polêmico, muita gente quer dar sua opinião.
    Entendo o que Jackson disse, passo pela mesma situação. Por vezes não tenho nada a acrescentar aos podcasts que escutei e acabo não comentando nada.
    Preciso fazer igual ao Samuel e começar a escrever num caderninho o que penso de cada podcast escutado pra depois comentar, caso contrário esqueço mesmo. 🙂

    Agora sobre as indicações dessa semana:
    – Fico feliz que o Pastor Claybom tenha resolvido criar um podcast, ainda não escutei o episódio, mas farei isso em breve.
    – O fim do Monacast foi mesmo uma surpresa, mas pelo menos elas sairam por cima. Esse episódio foi muito divertido, bem no estilo das monas.
    – O Moreira mostra que é um marketeiro foda e lança o M2List no hype do fim do Monacast…
    – Nerdcasts históricos são sempre divertidos e informativos.
    – Rapaduracast é obrigação pros amantes de cinema.
    – Não escutei o Radio Blá nem o Guanacast, mas ouvi o Máquina do Tempo e me surpreendi por ter gostado do episódio. Rock independente é um estilo meio estranho pra mim, mas gostei ainda assim.
    – A entrevista do Barretão no Podcumê foi sensacional, serve de lição pra muita gente que quer trabalhar nessa área.
    – Alienígenas falando de sexo… não tem como isso ser ruim.
    – E por fim, eu e o Junior tapando o buraco do Pollar e ele nem reclamou! 😛

  15. Fala, Samuel.

    Além de não ter muito o que acrescentar às vezes, pesa também a correria do dia a dia.
    Vendo as indicações, resolvi atropelar um pouco mais o dia e busquei tempo pra ouvir o Podcumê, o Spin-Off (que já conhecia) e o Nerdrops.
    Gostei dos três, o que me traz um problemão… será que conseguirei continuar acompanhando?
    Escuto "sem furar" o Piratacast, Nerdcast, Rapaduracast, Papo de Gordo, Nozescast, Depois das 11 (esperando que voltem logo) e ouvia o Monacast (ainda tô triste com a paralisação).
    Mais o trampo, o zine e a educação da minha filhota de 11 anos… não sobra muito tempo.

    Mesmo assim, vou dar um pulo nesses três indicados que ouvi e deixar pelo menos um "valeu".

    Abraço.

  16. FrankCastle disse:

    @Kio

    É Kio, não é fácil não cara. Nem todos nós somos ninjas como o Samuel Varela! 🙂

    Mas mesmo não conseguindo comentar em todo santo episódio, acho que já é legal ir deixando comentários de vez em quando pelo menos, para o pessoal ver que está tendo um feedback.

    Até mais!

  17. […] ouvinte de podcasts. Ele consegue ouvir uns 80 podcasts! Aqui ele comenta sobre o Monacast 74. E neste link (só clicar) fala do Monacast 75.PodPods – o diretório de podcasts do Jonny Ken, também deixou seu registro sobre o Monacast 75, […]


    .
    @jabour_rio, @iskilo666, @junior_cq,
    @cleverson, @piratacast, @baupirata