Facebook do Piratacast Twitter da Equipe Piratacast TV do Bau Piratacast, Diário de Bordo e Papo Pirata Feed do Site Feed do Podcast Assine no Itunes Entre em Contato

Piratacast 09 – Talk Like a Pirate

10 / set / 2009
Papagaio Pablito


Promoção Talk Like a Pirate

PIRATACAST 09:

Talk Like a Pirate

PARTICIPANTES:

Jabour_rio, Iskilo666, Júnior e Sbriguiliu.

CONVIDADO ESPECIAL:

Rodirgo do Quarto Sinistro do Jerimum Beta

TEMA:

Esse é um podcast especial para o “Talk Like a Pirate Day”, onde damos algumas dicas furadas de como falar como um Pirata. Além disso, aproveitamos e fizemos um apanhado de todo o conteúdo envolvendo Piratas, desde seu início, à época aurea e declínio. Também comentamos sobre os costumes, mitos e lendas envolvendo esse tema tão interessante!

Escreva sobre suas experiências com o tema no espaço abaixo ou mande seus comentários para o piratacast@gmail.com que comentaremos no próximo Papo Pirata, o nosso podcast de feedback da galera.

Promoção no Piratacast

LINKS RELACIONADOS:

Site Oficial do Talk Like a Pirate
Site da Inglaterra: Talk Like a Pirate
Vídeo ensinando a falar como um pirata
Box DVDs: Piratas do Caribe

EDIÇÃO e TRILHA SONORA:

Iskilo666.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Piratacast 09 – Talk Like a Pirate

Download MP3 64k

Quer ter todos os artigos do Baú Pirata e/ou os Piratacasts de
forma automática direto no seu computador? Assine nossos feeds!


Categoria(s): Piratacast

25 marujos comentaram até agora...

  1. Mauro disse:

    Yo-Ho piratas!!
    Excelente tema para esse podcast, na minha opinião o universo "pirata" abre tanto espaço para lendas e mitos quanto o universo "vampiro". Vocês deram um apanhado geral e explicaram de forma bem simples como era a vida desse pessoal que como vcs dizeram, viviam em extremos, ou era batalha fod* ou era limpar casco de navio por 2 meses sem fazer nada.
    Ah, já ia me esquecendo… o Iskilo imitando voz de pirata ficou mto engraçado, ri muitas vezes.
    Vlw, e até a próxima.

  2. ahah O Skilo ta parecendo mais a bruxa do mar!

    Ta tarde agora, acabei de ouvir o podcast, mas já encaminhei a promoção pra um amigo que curte pirata. Amanhã, twitter!

    A musiquinha no final minha mãe adora cantar!!! ( só tinha ouvido o refrão até hoje rsrs)

    Parabéns caras!! Depois comento ou mando e-mail que o rum ta que tá aqui no meu sistema, seus vermes inúteis!!

  3. Freakytooms disse:

    Hilário a voz forçada de pirata !
    Muito boa a participação do Rodrigo do Quarto Sinistro
    Só pra lembrar. Escorbuto é causado pela falta grave de vitamina C.
    Q história estranha essa de Pisar na chapinha ?
    Muito boa a frase "O q acontece no navio, fica no navio ".
    O final do cast está fantástico.
    Parabéns galera !!

  4. MrXcao disse:

    Coloca um link para baixar sem ser zip
    Valeu piratas!

  5. LexHorv disse:

    Fala tripulação,

    Muito engraçado o cast, que voz é essa do Junior e do iskillo?! Dos últimos gravados esse foi o com maior teor de humor, falar sobre piratas não pode ser algo sério, apesar de todo derramamento de sangue que envolve esse universo. A meu ver o pirata virou um ícone que é no mesmo instante sinônimo de vilão e bêbado, talvez até pela quantidade de filmes que tem nos bombardeados ao longo dos anos.

    Complementando o assunto, a pirataria no Brasil também foi muito forte, pelo tamanho da nossa costa já da pra ter noção do "mercado de trabalho" disponível, a quantidade de itens encontrados aqui também encheu os olhos de muitos cães sarnentos! Diferente do que se é falado sobre o período na região central do continente, a pirataria não é muito abordada em terras tupiniquins, creio que parte dessa história não tenha recebido um grande valor.

    Percebe-se que o talento e a sincronização para música não é o forte da equipe, continuem com o bom e velho cast pq isso vocês fazem muito bem.

    Abraço a todos e uma rodada de rum por minha conta!

  6. Boszo disse:

    Hahuahuahuauhauha, mito bom esse episódio!!

    E o Iskilo666 tava falando que nem aqueles encostos que aparecem nos cultos da Universal, hahahaa, só que era um encosto gripado!! ahauhauhau

    Abraços e muito rum(ou não)

  7. Jackson disse:

    Arrrrrrrrr! Yo Ho, marujos! Piratacast sobre piratas, que pleonasmo! Hahahahha! Gostei, bem informativo, e vcs tentando falar como cães sarnentos e saindo umas drag gripadas foi hilário.

    De novo, vou contribuir falando de um hq italiana. Zagor, que talvez seja o mais conhecido do estilo, depois do Tex.Ele já é publicado faz tempo no Brasil, e suas histórias são uma mistureba foda. Sua ambientação é no Velho Oeste, só que mais pro nordeste dos EUA por volta de 1840. Só que não tem apenas índios, mas de tudo: cientistas loucos, robôs, vampiros, alienígenas, vikings, piratas… aventura em todos os estilos, o cara viaja bastante pelo mundo. As histórias que ele se envolve com piratas, ou simplemente marujos, são sempre ótimas. Invariavelmente ele acaba embarcando pra aventuras em terras diferentes, o que é bom, mantém a hq sempre com novidades. Zagor inclusive encontrou algumas vezes o famoso pirata Jean Lafitte, que existiu de verdade, e tinha uma filha chamada Denise que navegava com ele. Supergata ela, no gibi, pelo menos, hahahaha

    Se alguém quiser saber mais: http://www.texbr.com/zagor/index.htm

  8. Flávia Santos disse:

    YOOOOHOOOOOOO CAPITÃES!!!
    Ainda não ouvi o Cast todo (meu pc travou umas 3 vezes em 5 minutos graças a um projeto do Movie Maker), mas deu pra escutar uma boa parte. O melhor foi mesmo as vozes do começo. Eu demorei um tempão pra me fragar que a voz que entrava logo de cara era o Jabour… E como disse o Diogo Sccoby, o Skillo parece mesmo a Bruxa do Mar, tipo aquela do Popeye!!
    Abraço e quando acabar de ouvir mando um email!

  9. A voz do Iskilo ficou ainda mais gay quando ele tentou falar feito macho. 😛

    Rolaram algumas caneladas durante o programa, mas como não anotei enquanto escutava esqueci quais eram.

    O Rodrigo do Quarto Sinistro vai acabar virando o historiador da podosfera, sempre que alguém tratar de assuntos históricos vai chamar o cara. O sujeito ainda vai fazer 18 anos?! Temos de organizar uma festa pela maioridade do rapaz e levá-lo num brega pra comemorar.

    Gostei dessa promoção de falar feito um pirata. Tentarei gravar alguma coisa e mando pra vocês depois, mas só voz. Fazer vídeo já é pagação de mico demais!

    Parabéns por mais um ótimo episódio. Vocês são um bando de viados, mas são gente boa!

  10. Almighty disse:

    O Iskilo tem que beber muito rum e fumar mais alguns cigarros de palha pra falar como um pirata =D

  11. Luis Guilherme -15 a disse:

    Ae, achei q ia sai antes um cast com esse assunto, ja q é o tema do site ;D

    vo v c faço um comentario d voz e mando…

  12. […] No Piratacast desta semana, tudo o que você precisa saber para se tornar um pirata! […]

  13. […] No Piratacast desta semana, tudo o que você precisa saber para se tornar um pirata! […]

  14. Mauricio Nero disse:

    Galera, muito legal esse episódio sobre basicamente a conduta dos piratas. Achava que isso era apenas um mito de filmes como Piratas do Caribe. Até mais episódios!

  15. Fala Cambada!

    Eu escuto o podcast já tem tempo, mas só agora deixei a preguiça de lado pra comentar aqui. Eu escuto em torno de 20 podcasts, e posso dizer com tranquilidade: se o podcast não está no meu iPod, ele não existe. Vocês fazem parte da diretoria! Continuem o bom trabalho!

  16. André Zuil disse:

    Ae galera, programa muito legal com o tema principal do site e do cast, massss… Essa abertura ficou sinistrissima rsrs muito estranhos esses sotaques de pirata rsrsr. A parte da pirataria na aqui na região, posso falar um pouco sobre isso, porque já passei por situações complicadas em minhas viagens MT adentro…. na verdade tem algumas partes do MT, perto das cidades de Campo Novo e Sapezal, onde os índios tem o poder da terra, porém tem estradas que cruzam no meio das terras deles, o que acontece lá é que eles cobram para liberar carros e caminhões, geralmente caminhão é R$ 75 e carros pequenos é R$ 25, porem se o índio ver algo dentro do seu carro que ele goste, já era, da minha mãe mesmo, uma vez ele pegaram o óculos dela de quase 500 conto e na maioria das vezes é torcer para seu carro não dar problema na terra deles, tem um amigo que viaja vendendo e perdeu carro da empresa que quebrou e os índios pediram o carro para levar ele até uma cidade, perto da divisa com Rondônia, sinistro…. A maior ironia é que o governo da terra aos índios, paga pensão por serem índios e ainda esses fdp cobram pedágio, além de poder arrendar quilômetros e quilômetros de terras para agricultores e detalhes, eles não pagam impostos ao governo sobre nada disso, pirataria no rio, eu não ouço nada disso por aqui e sempre estou em contato com muitos pescadores, acho que é mais telefone sem fio e lenda, do que verdade. Rsrsr
    Agora olha só, como o Junior disse a ValériaFla daria uma pirata marrenta rsrsrs, com tudo que a gente já ouviu dela, ela ia ser foda mesmo rsrsrs. Muito legal toda abordagem história que o PirataCast sempre aborda, fazendo a gente conhecer os assuntos de forma completa.
    Grande abraço e Boa Semana a todos.

  17. Jackson disse:

    @ Andre Zuil

    Aqui no Pr rola exatamente as mesmas coisas, tem uma reserva indígena perto da cidade de Laranjeiras do Sul.

  18. Salve, pirataiada.

    Curiosamente, olhando minhas revistas antigas achei alguns dados interessantes sobre o assunto abordado (abordado… abordagem… sacaram? hã, hum… err… ok, podre essa).
    Eis-los:

    Sobre a partilha dos tesouros roubados, o capitão teria direito a duas "partes", enquanto um marujo novato levaria 1/4 de "parte".
    Um pirata que perdesse um braço, por exemplo, podia ganhar até seis escravos como um tipo de "seguro-invalidez".

    Os capitães piratas mais fodões:

    – Morgan (1635-1688) – Rei dos Piratas, por tomar dos espanhóis a Cidade do Panamá, foi nomeado governador da Jamaica pelos ingleses, como gratidão.

    – Bartolomeu Roberts (1682-1722) – Capturado por piratas, descobriu sua nova vocação e tornou-se um dos mais terríveis capitães da história. Chegou, inclusive, a pilhar as costas brasileiras. Morto a tiros pelos ingleses.

    – Henry Every (1635 – ?) – Do oceano Atlântico até à Índia, "tocou o horror" sem dó. Na Índia, detonou uma frota local, barbarizando com as mulheres que estavam a bordo. Após fazer seu pé de meia, rumou para a Irlanda, onde sumiu.

    – Barba Negra (1675 – 1718) – Edward Teach era o nome desse bárbaro pirata. Nascido na Inglaterra, era feroz em batalha, com muitas armas penduradas em suas roupas. Foi morto com mais de vinte punhaladas no corpo, tinha marca de cinco tiros no corpo e ainda foi decapitado. Vade retro!

    – Edward Lowe (? – 1724) – De trombadinha em Londres a capitão pirata, era um fdp sádico. Costumava arrancar os lábios das vítimas, cozinhá-los e obrigava os "desbocados" a comê-los. Uma das versões para sua morte é a que ele teria sido deixado em uma ilha desertas, pela própria tripulação. Após ser resgatado por um navio francês, foi enforcado ao descobrirem sua identidade.

  19. Mais um pouco de pirataria.

    Alguns "cargos" que não foram citados:

    Contra-mestre – "Gerentão" da corveta pirata. Responsável pela disciplina e pela organização dos reparos.

    Quarteleiro – Agia como um vice. Em caso da morte do capitão, ele assumia. Responsável pela distribuição dos suprimentos e tesouros roubados.

    Tanoeiro – Fazia os barris para armazenagem de água e comida.

    Músicos – É meus amigos… nem só de trabalho viviam os piratas. Esses profissionais eram muito bem pagos para divertir a tripulação.

    Macaco-de-pólvora – É o aprendiz citado no cast. Encarregado de enfiar a bala (bola de boliche) no canhão.

    Mudando de curso, algumas passagens importantes de piratas nas HQs.
    A fase em que o bárbaro Conan se une a uma morenaça (que o nome me fugiu da memória) e torna-se um pirata lendário. E os hilários "Piratas do Tietê" do Laerte, que não podem ser esquecidos.

    Abração.

  20. E aí piratada!
    Parabéns pelo ótimo episódio!
    Só duas curiosidades que ouvi à um tempo atrás:
    Uma é que o tapa-olho, era usado pelos piratas para dilatação de um dos olhos, assim, quando fossem jogados em algum lugar escuro, por exemplo, teriam um olho "treinado" para a situação… Acho meio forçado, mas é o que dizem! 😉
    E outra coisa, é aquela lenda de que quando um homem usa o brinco na orelha direita é gay… Parece que essa "lenda" veio do fato dos piratas usarem os brincos apenas nas orelhas esquerdas, para evitar que os brincos "enganchassem" nas armar, quando as mesmas fossem apoiadas nos ombros…
    Lógico que eu não sei se essas histórias são verdades, mas acho que vale comentar!

    Mais uma vez, parabéns pelo programa, e até mais!
    Abraços e sucesso!

  21. Saru disse:

    haaha muito bom o cast! ri muito com vcs tentando falar como piratas, ainda bem que não sou o unico pagando mico.

    Sr Freud (raphael Calmeto)
    "E outra coisa, é aquela lenda de que quando um homem usa o brinco na orelha direita é gay… Parece que essa “lenda” veio do fato dos piratas usarem os brincos apenas nas orelhas esquerdas, para evitar que os brincos “enganchassem” nas armar, quando as mesmas fossem apoiadas nos ombros…"

    Eu ja li em revista não sei se foi na superinteressante ou veja, sei la, mas até um professor de historia me conto isso, por isso acredito muito nessa teoria, só não imagino como.

  22. Adri disse:

    Olá Marujos!

    Muito bom esse post.
    Os primeiros indicios que a História tem sobre piratas vem da Grécia antiga.
    Os oceanos foram a principal via de comércio, pois era rápido e fácil, ao contrário do comércio terrestre. Por isso, os comerciantes privilegiavam as vias marítimas. Assim, a mercadoria passou a ser entregue por via marítima, por comerciantes que seguiam junto à costa e sem bússolas, os primeiros piratas começaram a atacar embarcações.
    Com o passar do tempo a pirataria tornou-se um problema alarmante.
    Os piratas eram, geralmente, escravos ou servos e com citado no post em sua maioria homens com vida curta e trasngressora.
    Enfim, durante séculos saquear fortumas por vias márítimas foi a vida escolhida por muitos homens que viveram de forma efêmera dias de liberdade e de riqueza.
    Valeu!
    OBS: Skilo essa tua voz além de engraçada não tá com nada. Rsrsrsrsr

  23. Flávio disse:

    Foda bagarai o cast!
    Passando para prestigiar o ótimo trabalho mais uma vez
    E boa sorte para quem esta concorrendo!

    Vão pro inferno seus cães sarnentos dos sete mares!

  24. Digodk disse:

    Show galera, muito bom mesmo o podcast de vocês, souberam abordar o conteúdo muito bem, um dos melhores que já ouvi!
    Mas, sempre tem o mas, eu não gostei muito da sonoplastia (seria essa a palavra?) a vinheta de corte de um assunto para o outro parecia um pouco perdida e a música de fundo um pouco desconexa com o assunto.

    Agora aos comentários:
    Grande pesquisa, vocês conseguiram resumir muito bem a história dos piratas. Tem muita coisa que eu não conhecia e acho que a parte mais interessante foi saber que havia um código e uma organização dentro da pirataria. Isso em um mundo onde não havia formas de comunicação rápida era algo inconcebível para mim.
    No meio do podcast mencionaram sobre a venda de navios usados, e aí ouvi alguém, acho que foi o Júnior, falar em um barco com 7000 léguas SUBMARINAS haha
    Eu já tinha ouvido falar da história dessa pirata mulher, e fiquei fascinado na época, achei que fosse só coisa de filme/video game.
    Muito interessante saber que a bandeira pirata tem um nome.
    Também li a ilha do tesouro quando era pequeno e nunca imaginei que o livro tivesse feito tanto sucesso.
    No final do cast, a parte das expressões piratas foi meio desnecessária.
    E se o cast não fosse bom, valeria a pena só pelo iskilo imitando um… ‘pirata’, ficou hilário. Com certeza, se ele fosse um pirata, teria sido o carinha da pólvora, com essa voz haha


    .
    @jabour_rio, @iskilo666, @junior_cq,
    @cleverson, @piratacast, @baupirata