Facebook do Piratacast Twitter da Equipe Piratacast TV do Bau Piratacast, Diário de Bordo e Papo Pirata Feed do Site Feed do Podcast Assine no Itunes Entre em Contato

[Na Parede] Apresentação

8 / set / 2009
Pablo Muniz


E agora, estreiando essa semana, uma série de posts chamada “Na Parede”, que é onde vou dar algumas dicas de wallpapers interessantes que encontro pela net. Sim, é algo bem simples, mas percebi que muitos amigos mantêm a imagem padrão do Windows, e outros que até deixam totalmente vazio (eu mesmo assumo que fiquei bastante tempo com um fundo totalmente preto), na maioria das vezes por falta de tempo, ou estar sem criatividade para um colocar um fundo legal, resolvi dar essas indicações.

Outra coisa que me deu vontade de fazer essa série foi uma nova (talvez nem tanto) e interessante funcionalidade que o Windows 7 trouxe, que é o sistema de wallpapers dinâmicos, onde você pode escolher uma das series de imagens do próprio Windows, ou melhor ainda, uma seqüência de imagens ou fotos, ou até uma pasta, pra servir de base pra compor esses wallpapers. Então, você escolhe a freqüência em que os wallpapers serão trocados, que podem ser entre 30 segundos, ou até 1 dia.
No meu caso, eu to deixando com uma freqüência de 10 minutos, e criei uma pasta “Wallpapers” dentro da pasta “Minhas Imagens”, e to deixando rolar aleatoriamente.

Vou também aproveitar esse primeiro post pra mostrar as diferenças entre as resoluções dos diversos monitores. A principal diferença é entre os monitores Wide Screen, que geralmente seguem a proporção 16:10, e os Full Screen, que seguem a 4:3. A imagem abaixo mostra a comparação entre as principais resoluções:

A escolha da sua resolução é algo bem pessoal, e também vai depender do seu monitor e de sua placa de vídeo. Manter o drive de sua placa atualizado é sempre importante pra ter os melhores resultados, além de disponibilizar maiores opções de resolução. Lembrando, quanto maior uma resolução, mas coisas caberão na tela, mas conseqüentemente os detalhes ficarão menores, o que pode ser um empecilho pra quem tem problemas de vista.

No meu caso, como tenho um monitor de 22″, e gosto de abrir várias janelas ao mesmo tempo, uso a resolução de 1680 x 1050 pixels, e será essa a resolução que tentarei postar as imagens aqui, mesmo não sendo muito fácil achar imagens com essa qualidade. Caso sua resolução seja uma menor, ou não WideScreen, é só utilizar a função “Ajustar” na opções do Windows, que ele centraliza a imagem automaticamente sem distorce-la. Em breve, farei um mini vídeo tutorial de como facilmente dá pra mudar a resolução da imagem pra a que você precisa no photoshop.

Vamos agora ao que interessa: As dicas da semana.

Primeiro de tudo, já que estamos falando do Windows 7, esse novo sistema operacional da Microsoft que está “arrasando corações”, hehe, pois além de conseguir ser mais bonito que o Vista que já era um show no visual, aprimorou enormemente suas funções, consertando a maioria dos bugs. Estou usando desde junho, logo quando a Microsoft lançou o Release Candidate para testes. Uma parada maneira desse novo OS é que a Microsoft tinha liberado o download pelo seu site até o dia 20 de agosto e também liberava seriais de teste pra quem quiser usar o sistema gratuitamente até Março de 2010, quando provavelmente eles já estarão comercializando. Quem ainda não baixou, não tem problema, as Keys ainda estarão disponíveis até 21 de outubro, e é só “googlar” um pouco que dá pra achar o Win7 pra download fácil por aí. Aconselho seguirem o blog do Guanabara.info pra ficar pó dentro dessas infos, inclusive pela tag do Windows 7.

E essa estória toda foi pra mostrar essa imagem que é uma colagem simples e muito bonita sobre uma possível logo do Windows Seven, que mesmo não tendo cara de ser oficial, dá um efeito legal, principalmente se você quer mostrar pra todo mundo que já ta usando o 7.

A próxima é um wallpaper clássico. Todo nerd já deve ter usado um wallpaper com aquela tela de caracteres descendo, que nos filmes era o que realmente estava acontecendo na Matrix, e as pessoas interpretavam como os acontecimentos do dia-dia. Tá certo que essa não é uma imagem difícil de encontrar, mas não poderia faltar no meu post inicial, até por que deve ser a imagem que ficou mais tempo na tela dos PCs que já tive.

E pra finalizar, deixo a minha homenagem ao recém falecido John Hughes, e seus filmes memoráveis sessão da tarde, principalmente “Curtindo a Vida Adoidado”, com as aventuras da matada de aula de Ferris, junto com sua namorada e seu melhor-amigo-depressivo Cameron. Essa é uma imagem da cena em que eles entram num museu de mão dadas com as crianças que lá estavam visitando, que antes eu tinha interpretado apenas como mais uma “joselitada”, mas depois de ouvir o RapaduraCast 143 – Forever: Curtindo a Vida Adoidado percebi que é uma cena mais complexa, criticando o sistema de ensino da época, e como uma coisa que parece tão chata, como uma visita ao museu, pode ficar tão divertida vista pelo lado “Carpe Diem” das coisas.

Enjoy!

Categoria(s): Na Parede

10 marujos comentaram até agora...

  1. Olá Iskilo666,
    Muito legal essa coluna, gosto muito de baixar wallpapers.
    Estou usando, no computador de casa, o Windows 7 e o sistema de wallpapers dinâmicos e coloquei 1 minuto para ficar trocando eles. Já vou pegar essas e colocar lá… valeu.

  2. Mauro disse:

    Mto boa matéria, excelente dicas. Curti bastante o wallpaper do curtindo a vida adoidado.
    hehehhe, é verdade, quem nunca usou o wallpaper do matrix.

  3. Muito boa a idéia desta série, sou doido por wallpapers, estou usando aquela opção do seven para alternar wallpapers tb!

    valeu 😛

  4. Henrick4ever disse:

    Gostei dessa nova 'série' , tenho certeza que virá coisas legais por ai , mas infelizmente tenho um monitor de 17' e uso a resolução máxima aqui 1280×1024 , mas dei uma "googlada" e achei algumas coisas para fazer a mudança de resolução , esse Wallpaper do Matrix não poderia faltar mesmo .
    Vida Longa ao Baú Pirata.

    Abraços

  5. Luisim disse:

    Uma boa ideia para uma coluna iskilo, nao uso windowns 7 mais vc me deixou curioso sobre ele agora, e estou no aguardo de wallpapers interessantes.

    vlww

  6. Michael Spider_S4TO disse:

    Legal iskilo
    Meu monitor é 24" full hd, é meio dificil encontrar wallpapers pra essa resolução xp

  7. LexHorv disse:

    @Michael Spider_S4TO – Japan
    .
    Faço das suas palavras as minhas, tenho um de 23" full hd e bons walpappers encontro pouquíssimos na net, a maioria tenho que fazer.

    Muito boa a dica do Windows 7, tava sabendo dessa versão pra "teste" só que não pensei que fosse fácil assim adquiri-la.

    Realmente isso do povo ignorar o papel de parede é uma verdade, antigamente lembro do pessoal levando a revista do CD-ROM pra escola, dando uma shareada nos jogos e wallpappers, isso que era época boa. Já que o assunto é papel de parede então, por favor, lancem os do Baú Pirata.

    Abração

  8. iskilo666 disse:

    LexHorv: Ainda não estamos contente com o visual do blog, tamo estudando pra dar uma tunada nele, daí sim sai com wallpaper!! Aguarde e confie!!

  9. LexHorv disse:

    @iskilo666
    .
    Tá falado tá com deus! Pra dar uma ajudada no feedback, as cores estão ótimas, seguir esse padrão é a chave. Por gostar muito do BP fico feliz em saber que vocês estão visando essa upada no visu do blog.
    Abraço iskillo, vc às vezes age de maneiras que não gosto, mas as qualidades no seu caráter superam isso, até mais velhão!

  10. iskilo666 disse:

    "Abraço iskillo, vc às vezes age de maneiras que não gosto, mas as qualidades no seu caráter superam isso, até mais velhão!"
    tendi não.. O.o


    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .