Facebook do Piratacast Twitter da Equipe Piratacast TV do Bau Piratacast, Diário de Bordo e Papo Pirata Feed do Site Feed do Podcast Assine no Itunes Entre em Contato

Esquema Tático "For Dummies"

7 / ago / 2009
Convidado Pirata


Esquema Tático for Dummies

Líbero, ala, meia-armador. Estou falando grego? Pra alguns sim.

Essa semana vou explicar alguns conceitos de esquema tático do futebol de modo que, até os não amantes de futebol vão entender e depois ainda vão poder tirar onda de entendedor do assunto. Vamos lá!

Goleiro – Jogador que tem como função proteger o gol. (dã!)

Goleiro

Zagueiro – Está ali pra marcar os atacantes adversários e impedir que eles façam o gol. Não é à toa que a maioria dos zagueiros tem entre 1,80 e 2,0 metros e são os campeões em cartão amarelo.

Líbero – É o zagueiro que ajuda a fechar o gol junto com o goleiro. Ele não avança e fica sempre no meio (nunca nas laterais do campo) e atrás dos zagueiros, mas isso não impede dele ir mais a frente pra ajudar a reorganizar o esquema tático.

Cabeça de área – É como um líbero, mas ele também tem a função de marcar e atua mais pro meio de campo.

Volante – Atua na frente do zagueiro e faz a ligação com o meio de campo. Fica mais recuado que o meia.

Meia – Atua no meio-de-campo. Faz ligação do meio-de-campo com a zona de ataque.

Meia-Armador – Atua no meio de campo mas é o jogador que elabora as jogadas pro ataque.

Lateral – Atua nas laterais do campo. Pode ser lateral-esquerdo ou laterial direito. Faz marcações a jogadores adversários.

Ala – É um lateral que joga avançado e não precisa marcar nenhum jogador adversário.

Ponta de Lança – É um lateralagressive“. Ele vai até o campo de ataque (perto da zona de escanteio) e ajuda na elaboração de jogadas aéreas.

Atacante – Tem a função de fazer gol ou de ajudar no esquema de ataque. Nada impede que ele vá no meio de campo pegar a bola.

Centroavante – É aquele que fica na pequena área pronto pra finalizar uma jogada. Um dos centroavantes mais famosos é o Romário.

Romário na Banheira

3-5-2 – É o segundo esquema mais usado. Menos defesa e mais ataque. São 3 jogadores na defesa, 5 no meio de campo e 2 jogadores no ataque. O líbero é uma peça importante nesse esquema porque é ele que fica junto ao goleiro enquanto os zagueiros tem a liberdade de ir mais a frente, e os 2 laterais se transformam em alas e ficam mais soltos podendo auxiliar os atacantes.

4-4-2 – É o esquema mais usado ultimamente. São 2 zagueiros e 2 laterais formando a defesa, 4 meio de campo e 2 jogadores no ataque. É um esquema mais recuado. Por isso que existe uma turma de técnicos chamados “retranqueiros” porque utilizam esse esquema tático.

Existem outros termos que nem vale a pena ficar aqui enumerando como segundo volante, volante marcador, meia-direito, mas não vem ao caso. Ninguém aqui está querendo ser técnico né? Agora é só sair por aí tirando onda. Mas quem falar a gracinha que agora tá pronto pra ser técnico no Flamengo, eu vou xingar! Rs Ah… E se você não conseguiu aprender nada com esse “pequeno manual” então é melhor ir pra praia e tentar assistir uma boa partida de peteca…

Até mais! E até a próxima semana… Ou não!

Categoria(s): Arquibalda

8 marujos comentaram até agora...

  1. Olá Valéria.
    Acompanho pouco o futebol.
    Só as vezes quando passa jogos do Flamengo eu assisto.
    Alguns termos eu já conhecia ou não. Só de ouvir falar.
    O termo volante eu fui ouvir a primeira vez no vôlei. Foi lá que ele surgiu o já existia no futebol?
    Gostei do post ficou muito bom. Agora quando me perguntarem sobre algum termo desses já saberei o que responder…

    PS.: De uns tempos pra ca estou ouvindo podcasts enquanto assisto os jogos na TV… hehe

  2. Bem interessante o post, agora conforme se acompanha futebol se descobre que as coisas não funcionam bem assim… Mas para quem não manja está ótimo.

    Ponta de lança? faz tempo que não escuto esse termo, só quando converso sobre futebol com meus tios.

  3. Gilvan Cavalcante - disse:

    Muito legal. Ajudou e muito, ainda mais no meu caso que conhecia pouco do assunto.

  4. Albert Douglas disse:

    Oiii Gostei Muito Desse REcado Aii Ai Vc Pode Explicar A Função Que o 2°Volante FaZ Tenho Duvidas :)

    • daniel disse:

      o 2º volante joga mais solto do qe o 1º volante, o primeiro volante é mais de pegada, mais de marcação. o 2º joga mais leve, não marcando tanto como o primeiro, ele joga mais solto que o 1º.

  5. CARLAO disse:

    Gostaria de receber informações de como posso fazer um curso pois pretente aprimorar meus conhecimentos como tecnico de futebol, pois já treino equipes mas ainda preciso melhorar muito

  6. gostei muito dos esquemas taticos e tecnicos que vi e tambem das posiçoes dos atletas dentro das funçoes gostaria de me corresponder mais vezes com carinho do sinesio ex jogador do paulista f.c de jundiaí

  7. duda disse:

    eu qria saber os esqemas taticos
    ñ o q cada jogador faz! :-(


    .
    @jabour_rio, @iskilo666, @junior_cq,
    @cleverson, @piratacast, @baupirata