Facebook do Piratacast Twitter da Equipe Piratacast TV do Bau Piratacast, Diário de Bordo e Papo Pirata Feed do Site Feed do Podcast Assine no Itunes Entre em Contato

Os Jogos do MSX

3 / ago / 2009
Junior


André Tavares, um fã incondicional da plataforma
fala um pouco da sensação de jogar no MSX

Soccer MSX

Falar do MSX sem falar dos milhares de jogos disponíveis para a plataforma seria uma heresia, afinal de contas quem possuía um MSX sempre tinha um arsenal de fitas k-7, cartuchos, disquetes e revistas com jogos dos mais variados desde os simples jogos em texto até jogos que eram transportados diretamente das máquinas de fliperama, tudo em 16 cores.

Isso pode até parecer ironia, mas as outras cores realmente não faziam falta alguma,  seja pela criatividade do jogo, pela dificuldade quase insana da maioria ou até mesmo pela beleza dos gráficos que até hoje me surpreende como eram possíveis em apenas 10 ou 20Kb que possuía a maioria dos jogos.

Antartic Adventure MSXSem falar é claro do fator divertimento… Passávamos tardes e noites inteiras jogando com amigos pois quem tinha um MSX sempre tinha alguém com quem jogar, fazendo a casa do seu feliz proprietário parecer um mini-fliperama sempre podendo se ouvir a famosa frase “a próxima é minha”, assim como a união dessa turma para “zerar” um jogo dividindo fases para muitas vezes ver ao final um simples “Congratulations” seguido de gritos de alegria da turma inteira ou se tornar uma lenda no dia seguinte no colégio quando você  sozinho tinha conseguido tal façanha.

Metl gear 2 MSX

Vários jogos do que foram lançados para o MSX até hoje tem franquias de sucessos. Como exemplo, posso citar 2: Metal Gear e Castlevania (lançado como Vampire Killer). Também fizeram adaptações de filmes como Goonies, Labirinto e Ghostbusters. Os clássicos jogos de fliperama também apareceram no MSX, como Pac-man, Galaga, Arkanoid, Circus Charlie, que na época eram lançamentos que consumiam nosso rico dinheirinho em fichas.

Por isso o MSX, além de um computador era um videogame com uma vantagem incrível sobre os outros. Nele você poderia desenvolver seus próprios jogos, tornando um conjunto de caracteres em um carro de corrida, ou até mesmo fazer seu adventure game em texto pelo simples prazer de criar um jogo.

Para os saudosistas e curiosos seguem 2 vídeos. O primeiro com os jogos favoritos da equipe do BauPirata.com que teve contato com o MSX e o segundo vídeo é uma coletânea de 100 jogos em 10 minutos que vai deixar a turma que viveu essa época com saudades e a turma que não viveu curiosa. Pra quem ficar com vontade de jogar um pouco deixo uma dica: Existe um ótimo emulador gratuito o blueMSX que é capaz de emular todos os modelos de MSX lançados e existem varias ROMs de jogos pela rede, mas não se esqueçam que a “próxima é a minha“.

Os Piratas jogando no MSX

100 Jogos em 10 minutos

Categoria(s): MSXinRio, VideoCast