Facebook do Piratacast Twitter da Equipe Piratacast TV do Bau Piratacast, Diário de Bordo e Papo Pirata Feed do Site Feed do Podcast Assine no Itunes Entre em Contato

Os Jogos do MSX

3 / ago / 2009
Junior


André Tavares, um fã incondicional da plataforma
fala um pouco da sensação de jogar no MSX

Soccer MSX

Falar do MSX sem falar dos milhares de jogos disponíveis para a plataforma seria uma heresia, afinal de contas quem possuía um MSX sempre tinha um arsenal de fitas k-7, cartuchos, disquetes e revistas com jogos dos mais variados desde os simples jogos em texto até jogos que eram transportados diretamente das máquinas de fliperama, tudo em 16 cores.

Isso pode até parecer ironia, mas as outras cores realmente não faziam falta alguma,  seja pela criatividade do jogo, pela dificuldade quase insana da maioria ou até mesmo pela beleza dos gráficos que até hoje me surpreende como eram possíveis em apenas 10 ou 20Kb que possuía a maioria dos jogos.

Antartic Adventure MSXSem falar é claro do fator divertimento… Passávamos tardes e noites inteiras jogando com amigos pois quem tinha um MSX sempre tinha alguém com quem jogar, fazendo a casa do seu feliz proprietário parecer um mini-fliperama sempre podendo se ouvir a famosa frase “a próxima é minha”, assim como a união dessa turma para “zerar” um jogo dividindo fases para muitas vezes ver ao final um simples “Congratulations” seguido de gritos de alegria da turma inteira ou se tornar uma lenda no dia seguinte no colégio quando você  sozinho tinha conseguido tal façanha.

Metl gear 2 MSX

Vários jogos do que foram lançados para o MSX até hoje tem franquias de sucessos. Como exemplo, posso citar 2: Metal Gear e Castlevania (lançado como Vampire Killer). Também fizeram adaptações de filmes como Goonies, Labirinto e Ghostbusters. Os clássicos jogos de fliperama também apareceram no MSX, como Pac-man, Galaga, Arkanoid, Circus Charlie, que na época eram lançamentos que consumiam nosso rico dinheirinho em fichas.

Por isso o MSX, além de um computador era um videogame com uma vantagem incrível sobre os outros. Nele você poderia desenvolver seus próprios jogos, tornando um conjunto de caracteres em um carro de corrida, ou até mesmo fazer seu adventure game em texto pelo simples prazer de criar um jogo.

Para os saudosistas e curiosos seguem 2 vídeos. O primeiro com os jogos favoritos da equipe do BauPirata.com que teve contato com o MSX e o segundo vídeo é uma coletânea de 100 jogos em 10 minutos que vai deixar a turma que viveu essa época com saudades e a turma que não viveu curiosa. Pra quem ficar com vontade de jogar um pouco deixo uma dica: Existe um ótimo emulador gratuito o blueMSX que é capaz de emular todos os modelos de MSX lançados e existem varias ROMs de jogos pela rede, mas não se esqueçam que a “próxima é a minha“.

Os Piratas jogando no MSX

100 Jogos em 10 minutos

Categoria(s): MSXinRio, VideoCast

19 marujos comentaram até agora...

  1. nitrofurano disse:

    emulador OpenMSX também é muito bom

  2. Tsu disse:

    Esse joguinho de futebol era muito legal mesmo. Eu também tinha o cartucho do Pinguim.
    Metal Gear eu tinha a fita k7 (sabe aquelas fitas q vinha com um monte de jogos?) mas ela não funcionava.

  3. André Tavares disse:

    Fala meus amigos, agora que jogaram no emulador, só falta jogar no MSX real, você ainda possui o Expert Plus ??? Caso tenha vamos ligar ele novamente e começar a jogar como nos velhos tempos !!! Abraços a todos.

  4. Cláudio disse:

    Parabéns pelo site!
    Joguei (jogo) quase todos os tipos de video game. Um jogo do MSX que marcou a minha vida foi o Dungeon Master. Lembro que após um ano de muitos reinícios, em longos 3 dias revezando o sono com 3 amigos chegamos ao final deste game. Hoje, estou reproduzindo o Dungeon Master (com outro nome e imagens) em Darkbasic Pro. Se um dia conseguir finalizar, com certeza passarei uma cópia para distribuir ao público a vocês.
    Abraços e valeu por disponibilizar esse site… Como era bom aquele tempo!

    • edison disse:

      Rapaz, o Dungeon Master marcou minha entrada no mundo RPG comecei a joga-lo novamente. mas não lembro onde pegar as chaves e amuletos… como estou sozinho, pois não convenço nem meus filhos a jogarem comigo.rsrsrs abraço e parabéns pelo site

      • edinho disse:

        Meu amigo,
        comigo foi a mesma coisa… esse jogo passavamos horas e noites tentando chegar ao fim..
        estou recomeçando ele novamente.. e confesso que com ele aprendi a amar RPG…

      • Carlos Santos disse:

        Rapaz, joguei dungeon master por mais de um ano. Tenho tudo do jogo..mapeei aldeias, tenho todas as poçoes, todos os sinos, todas as armas azuis, todos os guerreiros no nivel 9, todas as chaves e patuás. Achei meu caderno de anotaçoes outro dia. Jogo excelente

    • Bruno disse:

      Simplesmente o jogo que mais joguei na minha infância e adolescência.
      Cláudio, do rj, que estudou na cultura inglesa do flamengo na decada de 90? puts se for vc mesmo, é muita coicidência.

  5. luciano disse:

    Claidop, pelo amor de deus, me diz oq acontece quando acaba o dungeon master… curiosidade eterna minha e de meus irmãos…
    espero resposta

  6. Miguel disse:

    Boas.

    alguém me sabe dizer como encontrar jogos MXS?

    gosto muito do rambo, soccer, entre outros….
    ainda tenho um philips funcional…
    se souberem de cartuchos, melhor

    obrigado…

  7. laerte disse:

    Hehehe eu tive um, um kra uma vez em Porto Alegre veio ate minha casa e me roubou uma peça do meu msx entao ai nao funcionou mais, entao, hj nao sinto falta dele ^^ sou mais meu phenon x4 🙂

  8. fabio disse:

    ola amigos gostaria de ter os jogos como faço,quando era criança meu irmão mais velho deixava eu ficar jogando era muito gostoso quero jogar de volta

  9. Elias Ribeiro disse:

    Estes jogos marcaram minha adolescência, fico feliz que ainda se falem e joguem este jogos. Meu jogo preferido é o Os Goonies da Konami.

  10. Marcelo disse:

    cara quem lembra daquele joguinho, nemeses do msx… é show, e eu não acho!!!

    • Luiz disse:

      Legal essa época , meu primeiro computer foi esse MSX amo de coração , legal consegui comprar um novinho na feira, e funcionando muito bem. Abraços a todos que amam e amaram esse ainda vivo MSx

  11. EGP disse:

    Alguém lembra o nome daquele jogo do MSX em que você era um mago andando por um mapa grande, florestas, rios, etc., e apanhando plantas (sálvia, e outras que não me lembro..) pra fazer poções, cada planta fazia uma poção diferente. Tinha uma música MUITO MUITO legal!


    .
    @jabour_rio, @iskilo666, @junior_cq,
    @cleverson, @piratacast, @baupirata