Facebook do Piratacast Twitter da Equipe Piratacast TV do Bau Piratacast, Diário de Bordo e Papo Pirata Feed do Site Feed do Podcast Assine no Itunes Entre em Contato


Olá Senhores,

Esse é um post extra da minha coluna “O Mapa” em que falarei sobre o acontecimento do dia, e podemos dizer, do ano (até agora) pra quem vive o mundo das bolsas de valores no Brasil, a abertura de capital da Visa Net, a empresa responsável pela movimentação dos cartões de crédito com a bandeira Visa no Brasil.

Antes, quero dizer que ainda farei um sequência de posts falando sobre as bolsas de valores e do pouco que sei de análise técnica e fundamentalista, mas não poderia deixar de fazer esse post nesse dia fatídico.

O “IPO” é uma sigla pra expressão em inglês Initial Public Offering, ou seja, oferta inicial pública de uma empresa, quando ela abre o seu capital numa bolsa de valores. Abrir o capital significa que uma empresa está oferecendo parte (pode até ser todo) de seu valor (patrimônio) em várias partes, ao mercado financeiro para que esses especulem o seu valor no mercado, podendo assim multiplicar esse patrimonio, devido à valorização dessas ações, ou perder com a desvalorização, se esse IPO não for um movimento extremamente calculado, o valor dessas ações pode despencar e a empresa até falir.

Os maiores IPOs da história da Bovespa, em termos de captação de recusos, foi a OGX Petróleo, empresa do empresário (e que pegava a Luma de Oliveira) Eike Batista, seguidos dos dois papéis da própia Bovespa, a Holding e BMF. E em quarto, foi da principal rival da VisaNet, a RedeCard. Confira mais nesses dados no site do Infomoney, leitura obrigatória pra qualquer trader, ou aspirante a. http://web.infomoney.com.br/templates/news/view.asp?codigo=1600572

Há mais de ano que esse IPO da VisaNet vem sendo aguardado e estudado, há algumas semanas foi liberado a reserva de ações pelas corretoras, e semana passada, houve vários problemas com algumas dessas corretoras, que tiveram suas reservas canceladas, abrindo mais chances de compras para quem estava na espera. O anúnciado é que a oferta inicial deve ser de algo entre R$13 e R$15 por ação.

Uma análise comparando os números da própria Visanet com sua rival já no mercado financeiro, Redecard, pode ser conferida no blog Carteira de Investimentos ou no proprio Infomoney.

Também recomendo para quem puder, acompanhar a análise em tempo real que o analista Marcelo Coutinho fará durante todo o pregão desse dia 29/06, nesse link.

É isso, sou mais um aventureiro que um especialista nesse ramo, quando estiver preparado, farei os posts especiais pra quem está interessado na parte mais técnica de como funciona a Bovespa. Como diria o Didi Mocó: Aguarde e confie!!

Categoria(s): O Mapa

    .
    @jabour_rio, @iskilo666, @junior_cq,
    @cleverson, @piratacast, @baupirata