Facebook do Piratacast Twitter da Equipe Piratacast TV do Bau Piratacast, Diário de Bordo e Papo Pirata Feed do Site Feed do Podcast Assine no Itunes Entre em Contato

Twitter – O que você está Fazendo?

15 / jun / 2009
Maycon (Jabour_rio)


Se você é hard-user de twitter esse artigo não é para você. Este artigo é para quem ainda não conhece (Alguém ainda não conhece?), ou para quem foi apresentado a pouco e não sabe como twittar… Muita gente conhece o twitter e desiste logo depois por não entender muito bem como funciona. Já vi muitos tutoriais ensinando vários macetes para os iniciados, mas o que pretendo fazer é falar de forma simples para os leigos.

– Primeiro de tudo… O máximo que você conseguirá escrever será 140 carateres. Não tente escrever mais que você não conseguirá. E sabe porque? Porque o twitter foi concebido para ser usado principalmente através de SMS. Então não reclame que há pouco espaço. Tente condensar as suas idéias de forma criativa. Você verá que o ditado está corretíssimo quando diz que “Menos é mais…”.

– “Following” – São as pessoas que você segue. Seja porque elas fazem ou escrevem alguma coisa interessante no seu twitter, blog, profissão ou qualquer outra coisa que faça valer a pena você segui-la ou apenas porque ela te deu “follow” e você resolveu retribuir… O fato é que o que essas pessoas twittarem, você verá na sua página do twitter (home). Quanto mais pessoas você adiciona, mais informações você terá e consequentemente mais informado ou alucinado você ficará. Então tome cuidado ao administrar quem você segue para não virar um escravo do seu twitter.

– “Follower” – São as pessoas que acham que vale a pena te seguir. Porque? Só elas poderão responder… E se você quer ver essa lista aumentar, faça por onde. Seja uma pessoa interessante. Não se limite a responder a pergunta “O que você está fazendo?”. Posso te garantir que saber se você está nesse momento extraindo o seu dente cariado ou se está com dor de barriga devido ao podroso que você mandou pra dentro na noite de ontem, não é a melhor das informações a serem divulgadas e isso poderá fazer você perder alguns “followers”. Normalmente o pessoal do twitter gosta de links e pensamentos curiosos, educativos, bem-humorados e inteligentes. Você pode adotar essa estratégia que começará bem.

– “RT” – Quando você vê alguma coisa ali que valha a pena divulgar, pode colocar “RT @nomedousuario coisa que valha a pena divulgar”. Dessa forma você pega uma informação que está na rede social de outra pessoa e coloca ela na sua rede social, dando os devidos créditos e passando para que outras pessoas possam saber a informação e espalhar também para as suas respectivas redes. É muito feio você pegar uma informação e atribui-la a outro usuário ou mesmo a você. Então não tente ganhar notoriedade através de ninguém. ainda mais porque se descobrirem a “kibada” você pode se queimar…

– “Replies” – Quando você quer puxar assunto ou responder alguma coisa para alguém, você coloca “@nomedousuario e o o texto que quer falar”. Se você responde algo sem usar o “@nomedousuario” pode ser que o destinatário da sua mensagem não leia o que você quis dizer e não será culpa dele, pois não é porque você segue a pessoa que ela te segue de volta. Se você for uma pessoa educada e interessante tenha a certeza que em breve será seguido por muitas pessoas e mesmo que você twitte sem colocar o “@nomedousuario”, alguns passarão a dar Replies e RT nos seus twitts.

– “Direct Message ou DM” – Quando alguém ou você quer mandar uma mensagem mais particular e/ou ter uma maior certeza que o destinatário lerá, você manda uma DM. Mas isso só poderá ser feito se a pessoa que você quer mandar uma DM deu “follow” em você. O mesmo se aplica contigo e você só recebrá “DMs” de alguém se você segue essa pessoa.

– “Block” – Caso você seja importunado por Repplies indesejáveis de alguém, você pode bloquear a pessoa e dessa forma ignorá-la. E essa é uma das mágicas do twitter. Não existe meio de você receber SPAMS de desconhecidos. Você lê somente o que quiser…

– “Search” – Ali você pode pesquisar sobre assuntos que lhe interessam. Vez por outra eu coloco ali algumas palavras (piratacast, bau pirata, etc.) e dessa forma consigo ver a repercussão do nosso blog ou podcast, mesmo que eu não siga a pessoa. É uma ótima forma de descobrir pessoas com interesses comuns e aumentar sua rede social.

O twitter pode ser uma ótima ferramenta de informação, divulgação, entretenimento e outras coisas mais desde que seja usado de forma correta e você se enquadre na “twittetiqueta”. Existe um ditado que pode ser usado sempre em qualquer situação: “Se você está chegando agora não vá querer sentar na janela.” Observe bastante, aprenda e tente não ser um troll. Em pouco tempo você estará buscando mais dicas e macetes sobre o twitter como essas aqui!

Caso queira adicionar o twitter da nossa equipe, basta ir na página “Conheça a nossa Equipe” e adicionar o twitter que está destacado de cada pessoa em seu perfil. Gostaria que divulgassem esse pequeno manual e aguardo o seus comentários sobre esse artigo. Me corrijam se achar que errei em algum ponto e perguntem-me mais sobre o assunto, caso eu tenha esquecido algo. Não sou o dono da verdade e nem o maior expert de twitter. Somente quis passar alguma coisa para quem realmente se sente perdido num mundo “onde você fala sozinho e em algum momento pode ser que alguém te responda”.

Categoria(s): Tá Ligado?

4 marujos comentaram até agora...

  1. maddogbc disse:

    O seu texto foi copiado na cara dura… esse pessoal não tem vergonha? deveria ser crime o plágio… Pior que o cara nem teve capacidade de criar um texto próprio…
    Mas vc e tua equipe são show de bola… Continuem assim… a inveja da fama e da inteligência é barra…

  2. adri disse:

    Gostei muito deste texto. Estudo Informática Educativa e me interesso por tudo que está ligado a esse meio, inclusive as mais variadas formas de comunicação que a Internet proporciona a seus usuários.
    Parabéns equipe do Baú Pirata.

  3. vlw jabour
    conseguiu explicar mto e pouco espaço(entendeu a piada?!)
    usando esse "guia" e o próprio twitter é que a pessoa vai entender melhor o funcionamento
    t+

  4. Valeu jabour… vou mandar o link desse post pra minha namorada, que não usa o twitter, não sabe pra que serve e não consigo explicar pra ela como é.
    Provavelmente com esse post ela vai entender melhor essa ferramenta para rede social.
    Parabéns,
    Abraço


    .
    @jabour_rio, @iskilo666, @junior_cq,
    @cleverson, @piratacast, @baupirata