Facebook do Piratacast Twitter da Equipe Piratacast TV do Bau Piratacast, Diário de Bordo e Papo Pirata Feed do Site Feed do Podcast Assine no Itunes Entre em Contato

PodMania 04

11 / jun / 2009
Maycon (Jabour_rio)


Semana passada eu falei um pouco sobre as (des)vantagens dos players online para ouvir podcasts. Hoje começaremos a falar um pouco sobre outros tipos de players de áudio. A maior vantagem desses comparados aos players online é que após baixar o arquivo de áudio (normalmente MP3), você poderá escutar o episódio a hora que quiser não dependendo de conexão com a internet. Outra vantagem é que você pode optar pelo seu player preferido (WMP, Itunes, Winamp, etc.) ao invés de ter que aceitar o player padrão do blog ou site. Todos (ou quase todos) os players offline têm funções básicas como volume, acelerar ou retroceder o áudio, equalização, etc., além de outras específicas de acordo com o modelo. O unico “problema” ao meu ver é que ouvir um podcast enquanto trabalhamos ou usamos o PC pra qualquer outro objetivo dificulta a compreensão sobre o assunto do episódio. A rivalidade entre os seus sentidos: audição (do podcast), visão (leitura, vídeos, games, etc.) e tato (teclado), cria uma certa confusão mental e tenho certeza que a maior prejudicada é a audição. E por isso eu prefiro ouvir o podcast em aparelhos portáteis (MP3 player, Ipod, celular, etc) longe do PC. Mas isso é papo pra próxima coluna. Seguem as indicações da semana:

Marco, Tom, Alan e Nane (coordenadora na Daiichi Sankyo) debateram sobre o atual mercado de trabalho onde o assunto girou entre os segredos do mundo profissional, o abuso infantil, um alerta sobre estágios, a definição de inovação, como se dar bem ou bem mal em entrevistas de emprego e no final ainda rolou uma oferta aos ouvintes. Ainda rolou também durante o podcast uma entrevista do Carlinhos do Bidê ou Balde. Não percam o QGpodcast 32!

No dotCast 31, Rafa Pepe, Renato Cavallera, Laila Flower, Eduardo Moreira  e Schias (Donos de metade da podosfera brasileira) debateram sobre religião na atualidade, o que gerou uma conversa polêmica e interesante.  Nesse podcast você ouvirá a teoria de Schias, saberá quem odeia a música do Padre Marcelo Rossi, alguns palavrões censurados, atos heréticos, fanatismos e abusos da fé. Confiram!

No episódio destacado, Rod Reis, Sam Hart, Joe Prado e Marcelo Cassaro bateram papo sobre Ficção Científica. A conversa rolou entre as origens da ficção científica (Julio Verne, H.G. Wells, Isaak Asimov , Pulps, Buck Rogers) e além disso falaram sobre as suas experiências pessoais no campo da Ficção Científica, (mistura de ficção científica brasileira, Espada da Galáxia, 2000AD, Juiz Dredd, Starship Troopers, quadrinhos e RPG). O papo ficou bem legal e eu recomendo.

O MetaCast é um dos podcasts que mais me agrada. Sempre tem um ótimo conteúdo e de forma leve e descontraída ensina a nós, podcasters, como melhorar diversos aspectos dos nossos programas. Resolvi destacar não somente 1, mas os 2 últimos episódios pois pra mim eles foram os melhores que saíram. O episódio 10 fala basicamente sobre como funciona a elaboração de uma boa pauta, enquanto que o episódio 11 explica como você pode divulgar o seu podcast de forma mais eificente.  E no episódio 11 ainda rolou um jabá pro nosso Piratacast.

O Schias é um maluco que faz 3 podcasts semanais (Dimensão Nerd, Fala Série e Alternativando). Eu e Júnior junto com o Pepe do DotCast participamos do último Fala Séries onde falamos da segunda temporada de LOST. O episódio ficou interessante e é um bom material pra você que gostaria de relembrar algo de LOST enquanto aguardamos a derradeira sexta temporada. Então dê uma conferida que vale o click!

Meu nome é Maycon (Jabour_rio) e sou viciado em podcasts. Não escuto rádio em casa ou no carro há mais de 2 anos.

Esta coluna sai todas às quintas-feiras trazendo para os leitores do BauPirata.com algumas indicações de podcasts que ouvi durante a semana ou episódios antigos que eu ache relevantes e que mereçam ser mencionados.

Até semana que vem!

Categoria(s): PodMania

5 marujos comentaram até agora...

  1. Digodk disse:

    Gosto muito do metacast, acho as informações dele muito úteis, mesmo se você não é podcaster. Ele ajuda a compreender como funciona essa mídia e, indiretamente, como tirarmos melhores proveitos dela.
    Costumo escutar podcasts enquanto jogo e geralmente não tenho dificuldades pra entender o conteúdo, mas sei que sou uma exceção. Acho que o melhor modo de se ouvir um podcast é mesmo em ipod's e mp3's enquanto você tá naquele busão lotado indo pro trabalho, hehe.

  2. Rod Reis disse:

    Ae valeu pela menção ao Papo de Artista! Convido a todos que gostam de Ficção Científica a ouvirem esse episódio.
    Ouvirei as outras indicações…

  3. Anderson disse:

    Dos citados acima soh acompanho o QG.

    Tenho medo de assinar mais podcasts, no momento jah acompanho 30!!

    Eu escuto sempre enqto trabalho, isto é, em frente ao pc programando e tenho certeza que uma coisa nao atrapalha a outra.

    O que me incomoda mesmo é ser interrompido por outras pessoas querendo interagir de forma verbal. isto sim me atrapalha.

  4. Abner Arrais disse:

    Cara… Me amarrei no Fala Série!

  5. Digodk disse:

    @Anderson concordo contigo cara, realmente me sinto incomodado quando estou VISIVELMENTE ocupado no áudio/algo mais e alguém vem com smalltalk…


    .
    @jabour_rio, @iskilo666, @junior_cq,
    @cleverson, @piratacast, @baupirata