Facebook do Piratacast Twitter da Equipe Piratacast TV do Bau Piratacast, Diário de Bordo e Papo Pirata Feed do Site Feed do Podcast Assine no Itunes Entre em Contato

Bullying Virtual

8 / jun / 2009
Maycon (Jabour_rio)


O bullying pode ocorrer em situações envolvendo a escola ou faculdade/universidade, o local de trabalho, os vizinhos e até mesmo entre países. Basicamente, quando uma pessoa pratica o ato de humilhar e/ou ridicularizar outra, ele está praticando o Bullying. Oficialmente as instituições (escola, empresa, etc) não admitem esse tipo de ocorrência em suas dependências. Algumas tomam atitudes punitivas aos envolvidos na agressão, enquanto outras desconhecem quando esse problema ocorre ou mesmo se omitem.

O bullying ocorre de 3 formas essenciais: o comportamento é agressivo e negativo; é executado repetidamente; ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.

Divide-se também em 2 categorias: o bullying direto é a forma mais comum entre os agressores masculinos (Exemplo: Um cara grandão ameaça dar uns tapas em um pirralho só pra mostrar quem é que manda no pedaço); o bullying indireto apresenta-se como uma agressão social (espalhar comentários, recusa em se socializar com a vítima, etc).

Bullying Virtual ou Cyberbullying, parte de mesmo princípio só que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio ao(s) agressor(es). Pode ocorrer via blog, fórum, Orkut, YouTube, programas de comunicação como o MSN ou Skype, e até mesmo via celular seja com textos ou imagens. O uso da tecnologia faz o ataque ser muito mais perverso, pois ele extrapola um círculo menor e pode ganhar o mundo principalmente quando se usa a internet.

A falsa impressão de anonimato da mídia eletrônica torna os agressores mais ousados, e a rede permite que um comentário desagradável, uma foto ou vídeo desagradável atinja um grande número de pessoas instantaneamente, e seja repassado pra muitas mais. A vítima pode desligar o seu computador, mas ela sabe que a informação está lá na web e que mais e mais pessoas estão avaliando o material disponível e tirando as suas conclusões (muitas vezes erradas). O fato da agressão acontecer 24 horas por dia, 7 dias por semana torna-se devastador para o aspecto psicológico do agredido.

O primeiro caso de cyberbullying que se tem notícia é do jovem canadense Ghyslain Raza, que ficou conhecido como “Gordinho Star Wars”. Ele próprio gravou em vídeo uma atuação, no mínimo trash, onde um bastão seria um sabre de luz igual ao do Darth Maul do Episódio 1 de Star Wars. Um amigo da escola descobriu o vídeo e começou a divulgá-lo nas redes P2P (na época não existiam site como o youtube).

Apresentação do “Gordinho Star Wars”

Cada vez mais são mais comuns os casos de fotos e vídeos em que as pessoas estão em situações embaraçosas. Entre as mais comuns são as relações sexuais que são filmadas e quando o relacionamento termina, uma das partes disponibiliza o material na internet ou ameaça disponibilizar caso não seja atendida em alguma solicitação. Ao contrário do que muitos agressores pensam, é possível identificar a verdadeira identidade na web, mesmo que no universo virtual eles utilizem nomes falsos. O Direito Digital se especializa cada vez mais sobre os crimes virtuais e esse é um dos crimes que têm sido combatidos através dos meios disponíveis. Portanto se você acha que pode fazer e acontecer e que “Internet é Terra de Ninguém”, é melhor rever seus conceitos…

Categoria(s): Tá Ligado?

4 marujos comentaram até agora...

  1. Cascaes disse:

    muito bom o post

    desde que o mundo é mundo isso ai existe, e acredito que vai de cada pessoa interpretar como problema ou não.

    o Bullying é principalmente encontrado nas escolas(acredito eu). e vamos e viemos, escola sem zuaçao nao é escola…. ai vai de cada um aceitar o não. sem querer ofender ninguem mas na minha opiniao uma pessoa que precisa de tratamento psicológico por causa disso ja tem meio caminho andado pra se tornar um maluco. pessoas digamos que “normais” se soferem algum tipo de agreçao ou zuaçao, seja verbal ou fisica, ou vc leva na brincadeire e zoa o cara tb, ou cai na porrada.
    desculpa se onfendi alguem no que falei, mas é minha opiniao

    edit: ah e quanto ao “Gordinho Star Wars”, o cara faz uma merda dessa e ainda reclama porque foi zuado? ^^

    abraços.

  2. adri disse:

    O Bullying tem sido um dos grandes problemas da violência nas escola.
    Trabalho em uma escola e vejo diarimente casos de Bullying expressados das mais diversas formas: verbal, físico, psicológico, virtual, etc… Entre os adolescentes na era do Orkut e MSN isso é muito comum. Entretanto, como professora acho que torna-se necessário ações me conjunto para que o Bullying não se torne algo corriqueiro na rotina das escolas.

  3. […] Dê uma olhada em outra forma de bullying que está se tornando cada vez mais comum que é o bullying virtual. […]


    .
    @jabour_rio, @iskilo666, @junior_cq,
    @cleverson, @piratacast, @baupirata