Facebook do Piratacast Twitter da Equipe Piratacast TV do Bau Piratacast, Diário de Bordo e Papo Pirata Feed do Site Feed do Podcast Assine no Itunes Entre em Contato

Piratas nas HQs

5 / jun / 2009
Sbriguiliu


Bom dia, boa tarde, boa noite Marujos. Como eu disse no post anterior vamos falar sobre Piratas nas HQs. Quando se pensa em piratas nas HQs a primeira coisa que vem na cabeça, por causa do hype do filme, da maioria das pessoas é “Contos do Cargueiro Negro.

gibi

A história trata de um marinheiro que foi abandonado depois de um ataque de piratas em sua embarcação. Ele acaba fazendo uma jangada com os corpos de seus companheiros para tentar voltar para casa antes que os piratas cheguem lá. Na verdade Contos do Cargueiro Negro é uma HQ fictícia lida por um jovem enquanto desenrola toda a trama de Watchmen e vemos algumas vezes esta história se confundindo com o próprio mundo onde está esse jovem. Mesmo sendo parte de Watchmen ela pode ser lida separadamente como se fosse uma história independente, funcionando muito bem. Mas o maior mérito dela é a jogada que Alan Moore fez em condensar a duas histórias, tendo assim referências de Watchmen no Cargueiro e vice e versa.

watchmen

Outra HQs que a pirataria é muito presente é o Fantasma de Lee Falk. Ele foi o primeiro herói uniformizado dos quadrinhos, ou seja, foi quem inventou a moda de usar cueca por cima da calça.

fantasma

O enredo começa há 400 anos, com um único sobrevivente de um ataque pirata que foi parar nas costas da Índia, em uma floresta, após ver seu pai ser morto pelos piratas. Esse homem fez um juramento sobre a caveira de seu inimigo (Devotarei minha vida a todas ao combate de todas as formas de pirataria, cobiça e crueldade. e meus descentes continuarão minha missão) que o transformou no primeiro Fantasma. Geração após geração, o filho mais velho faz o mesmo juramento e recebe o uniforme. E assim surgiu a lenda do Fantasma, o misterioso herói que defende as tribos de nativos – que pensam que ele é imortal – dos malfeitores e que combate o crime em todas as suas formas.

quadrinho

revistaAcompanhado pelo lobo Capeto e o cavalo Herói, o Fantasma (ou espírito-que-anda) tem uma mira perfeita, é um investigador de primeira, com uma inteligência dificilmente superada, e é praticamente imbatível em combate. Os piratas Sigh são uma constante na histórias do Fantasma, mesmo nas histórias mais atuais. Outra curiosidade em relação ao Fantasma é a cor de seu uniforme que originalmente é Roxo, mas quando veio para o Brasil as gráficas não tinham tecnologia para imprimir a cor roxa então resolveram colocar vermelho no uniforme. Anos mais tarde houve uma tentativa das gráficas, já equipadas com aparelhagem moderna, de mudar para a cor roxa, mas os leitores protestaram, pois já estavam acostumados com o vermelho, e o uniforme do Fantasma continuou a ter uma cor exclusiva na versão brasileira.

Categoria(s): Leitura Pirata

3 marujos comentaram até agora...

  1. GuiGo disse:

    Ae glr olha soh qm entrou para o elenco dos compartilhadores de arkivos da net.
    http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/06/04

    Ganhamos um aliado de peso han? huahuuhauh

  2. Não li muitas HQ's de piratas.
    "Contos do Cargueiro Negro" é uma das poucas que eu já li…
    Depois de ler o post me lembrei de já ter lido algumas revistas do "Fantasma" com algumas histórias sobre piratas.
    É bem legal o estilo, pena que exista tão pouco sobre o assunto no ramo das HQ's atualmente. Ou estou enganado?

  3. Sbriguiliu disse:

    Existe pouco sim, não é uma coisa muito explorada, mas acho que daria ótimas histórias, no próximo post vou falar sobre outras HQs com piratas ou pseudo piratas.


    .
    @jabour_rio, @iskilo666, @junior_cq,
    @cleverson, @piratacast, @baupirata