Facebook do Piratacast Twitter da Equipe Piratacast TV do Bau Piratacast, Diário de Bordo e Papo Pirata Feed do Site Feed do Podcast Assine no Itunes Entre em Contato

Skate [1/2]

2 / jun / 2009
vole


Como já dito, esta semana vou comentar sobre um assunto diferente. Estava pensando, na sexta-feira, sobre o que poderia falar. Comecei a ver uns vídeos e até que achei uns excelentes sobre Skate. Então é isso, os posts de hoje e de quinta-feira serão dedicados a esse esporte. Me dedicarei hoje mais para explicar as modalidades mais famosas e, então, na quinta-feira falarei mais especificamente sobre uma delas (não posso adiantar ainda porque ainda não decidi qual, hehe).
O skate surgiu ainda na década de 60, na Califórnia, quando alguns surfistas entediados resolveram que queriam “surfar” fora do mar. No começo, além de não fazer muito sucesso, o skate era chamado de “sidewalk surf”.
Nos anos 70, mais precisamente em 1979, Alan Gelfand inventou uma manobra que revolucionou esse esporte. Era nada mais nada menos que o “Ollie-Air” (o famoso Ollie), possibilitando, a partir daí, que novas manobras fossem criadas.

Na década de 80 surgem algumas lendas do skate, tais como Tony Hawk e Rodney Mullen. O último é lembrado até hoje por muitos skatistas. Não sabe por quê? É simples: A maioria das manobras conhecidas hoje foram inventadas por ele.
Chegando na década de 90, temos Bob Burnquist, o brasileiro com nome gringo que até hoje está na ativa. Outro fato marcante para o Brasil é que em 1995, Digo Menezes se tornou o primeiro brasileiro a conquistar um título mundial na categoria “vertical”.

Falando agora das diversas modalidades:
Street Style: É o skate de rua.
Half-Pipe: Praticado em uma pista com curvas e tem formato de “U”.
Pool Riding: É aquela modalidade na qual os skatistas fazem manobras em piscinas vazias.
Big Air: Utilizada nos X-Games e é a mistura de algumas modalidades.
Downhill Slide: O skatista desce uma ladeira fazendo manobras. Seu criador, que hoje tem 54 anos, ainda pratica o esporte.
Freestyle: Uma das primeiras modalidades. O atleta faz o que quiser.
Longboard downhill: É a mesma que a “downhill slide”, porém com um skate maior, chamado Longboard.
DownHill Stand-up: A finalidade dessa categoria é obter velocidade. O recorde mundial é do brasileiro Douglas “Dalua” que chegou a 113km/h na ladeira mais rápido do mundo.

Categoria(s): TV do Baú

3 marujos comentaram até agora...

  1. Igorhb disse:

    É isso aí, o blog está muito bom, melhor até que o Filecast, pelos menos por enquanto. Vida longa!

    Té +.

  2. Digodk disse:

    Opa! Legal esse post, me fez lembrar do meu tempo de skate (12 anos…), eu era influenciado pelo meu primo, conheço muitos dos nomes citados aí em cima, mas confesso que skate nunca foi meu forte (sempre fui melhor naqueles de dedo, aueheaueahueh).
    Vamos ver o que vem pela frente, hehe

  3. O Skate marcou a minha vida, e até hoje tem uma influência muito forte nela, tenho muito orgulho em deixar minha retribuição a esse esporte na forma de pistas de skate.
    Coisa que na época em que eu andava direto não tinhamos.
    A seleção de videos para o post foi muito bem feita, boa pra mostrar pra o público leigo um pouco do que é esse esporte.
    Parabéns


    .
    @jabour_rio, @iskilo666, @junior_cq,
    @cleverson, @piratacast, @baupirata