Facebook do Piratacast Twitter da Equipe Piratacast TV do Bau Piratacast, Diário de Bordo e Papo Pirata Feed do Site Feed do Podcast Assine no Itunes Entre em Contato

[O Mapa] Recursos Escassos

1 / jun / 2009
Pablo Muniz


Economia, numa definição acadêmica sintética, é a ciência que estuda a alocação máxima dos recursos escassos. Daí tu me pergunta: Whatahell??

Primeiro o que se entende por recursos? Todos os meios por onde se produz alguma coisa são considerados recursos. O dinheiro (capital) é o principal recurso no sistema capitalista de produção. A água que tomamos também é um recurso, assim como todos os recursos naturais que são matéria prima pra uma infinidade de produtos. Mão-de-obra, tudo são recursos.

E todos eles podem ser considerados escassos, pois vc não pode usufruí-los livremente, ou temos que pagar por ele diretamente, ou bancar algum serviço para que ele seja entregue onde interessa. Até o ar que respiramos pode ser considerado um recurso escasso. Se algum individuo resolver inventar uma máquina que sugue o oxigênio da atmosfera, todos sofreriam “externalidade negativa” (veremos num próximo post) de um ar rarefeito. Além disso, a escassez se dá pelo tanto que teremos pra gastar nesse recurso, conhecido como resistência orçamentária (também teremos mais em outro post).

Por final, depois de entender o que são os recursos e por que eles são escassos, vamos para a função da economia que é a sua alocação máxima. Em um processo produtivo, seja de um produto, seja de um serviço, sempre será necessário o uso de recursos, e um em questão do outro. O capital, por exemplo, pode limitar o uso do recurso de uma matéria prima, ou essa pode ser limitada pela quantidade à disposição na região.

A alocação máxima então seria utilizar esse recurso da maneira que ele renda o maior número possível de produção, ou seja, com o menor custo possivel, conseguir a maior receita, e consequentemente o maior lucro!

O quanto esse recurso é escasso também indicará o qual será o valor desse mesmo no mercado, levando em conta o a lei da demanda e oferta (mais detalhamento num próximo post).

E ficamos por aqui, qualquer coisa, comenta que discutiremos!! Abraços!

Categoria(s): O Mapa

5 marujos comentaram até agora...

  1. Digodk disse:

    Opa!, Uma boa introdução à conceitos, hehe. Vamos aguardar a próxima aula 😀

  2. Michael Spider_S4TO disse:

    ei legal hein!!!!

    tbm vou esperar a próxima aula =)

    valeu iskilo!!

  3. LexHorv disse:

    @iskilo666 – o rei da mufunfa!
    .
    Explicando todos os pontos chave você tá pensando em futuramente abordar também meios de investimento? Seria muito interessante reunir as melhores oportunidades existentes hoje.
    Pensei que fosse ficar muito superficial o papo, mas vi que na verdade parece ser mesmo o contrário, novamente parabéns!

  4. roberto disse:

    O estudo é interessante, vale a pena esperar a próxima aula.

    Valeu.

    Abraço

    Roberto


    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .