Facebook do Piratacast Twitter da Equipe Piratacast TV do Bau Piratacast, Diário de Bordo e Papo Pirata Feed do Site Feed do Podcast Assine no Itunes Entre em Contato

Deus é Pai!

29 / maio / 2009
Maycon (Jabour_rio)


tv

Lançado com sucesso no Festival de Gramado de 1999, o curta praticamente é responsável pelo nascimento da Toscographics. As vozes foram gravadas em uma tarde no estúdio dos chapas Flu e Fornazzo e o filme levou 15 dias para ficar pronto. A voz da psicanalista do filme foi feita pela produtora Denise Garcia. No verão de 2000, o curta abriu as sessões brasileiras do longa “Dogma” de Kevin Smith.

Com o sucesso do curta Deus é Pai, a MTV brasileira encomendou 2 pequenos pilotos de uma possível série em animação com Deus e seu irrascível filho Jesus. Apesar do sucesso entra o público jovem, o projeto foi cancelado ás pressas por pressão da Igreja Católica. Uma pena.

serie

No episódio “Zoando o Barraco” Deus viaja e Jesus e faz uma festa de arromba no apartamento, já no episódio “Regulando a Mesada” o Todo Poderoso resolve cortar a mesada de seu filho e esse literalmente “se vira” para conseguir algum.

A primeira produção para o cinema feita seguindo os preceitos do “Manifesto Dogma 1,99” lançado em 1999 e concebido por Allan Sieber e Fabio Zimbres.  É uma brincadeira feita em cima do Manifesto Dogma, de cineastas dinamarqueses, que propõe uma forma de se fazer cinema barato e independente.

Manifesto Dogma 1,99

Dogma 1,99 da animação a go-go

1 – Direção, animação e roteiro devem ser feitos por UMA SÓ PESSOA. A função de diretor de arte está extinta, a não ser que o cachorro(ou cadela) do diretor/animador/roteirista preencha a função.

2 – Elementos tradicionais da animação cuzona como intermédio, travellings ou complicados movimentos de câmera estão sumariamente VETADOS, mesmo porque se você usar todo esse tipo de merda seu filme ainda vai parecer uma bosta comparado com o trampo que os nerds punheteiros da Disney fazem nos Pocahontas da vida.

3 – Especificações técnicas:

– Video: se usa 10 quadros por segundo, repetindo 3 vezes cada um.

– Cinema: se usa 8 quadros por segundo, repetindo 3 vezes cada um. Ah, só dá pra usar filme vencido, boneca.

4 – O computador é peça fundamental no Dogma, afinal é ele que vai fazer todo o trabalho chato e braçal. Arrume uns programas bacanas e vá a luta, o computador é o melhor amigo do animador duro e sem paciência.

5 – A locução e a trilha devem ser feitas em 1 dia e de primeira. Se não acertou da primeira vez foda-se, não vai ser isso que vai salvar seu filme.

6 – É terminantemente vetada a realização de qualquer tipo de REUNIÃO antes, durante ou depois do filme estar pronto. No máximo uns e-mails ou uma cervejinha num boteco.

7 – Indivíduos com instrução superior podem ir tirando o cavalinho da chuva. Para fazer parte do Dogma 1,99 o sujeito deverá ter no máximo o 2º grau completo. Quem falar que está fazendo curso de cinema apanha na cara.

8 – É obrigatório ver TV no mínimo 20 horas por semana. Se um integrante do Dogma for avistado saindo ou entrando de um teatro, ou com um disco do Cazuza debaixo do braço, vai levar bifa no ato.

9 – Qualquer tipo de metáfora, citações , piadinhas internas ou merdas afins que compliquem o roteiro estão descartadas, afinal, se o jornaleiro da esquina não conseguir entender seu filme, a culpa não é dele. É VOCÊ que é um bosta pretensioso que confunde cabeçisse com inteligência. O Dogma não faz filme para cineastas ou animadores, e sim para pessoas comuns que cagam, mijam , fodem e querem um pouco de diversão.

10 – O mote do Dogma 1,99: VAI RÁPIDO QUE EU TÔ COM PRESSA!

ALLAN SIEBER
FABIO ZIMBRES

Julho de 1999

Categoria(s): TV do Baú

Um marujo comentou até agora...

  1. Olá pessoal! Estou orando por vocês, fiquem na santa paz amém.


    .
    @jabour_rio, @iskilo666, @junior_cq,
    @cleverson, @piratacast, @baupirata