Facebook do Piratacast Twitter da Equipe Piratacast TV do Bau Piratacast, Diário de Bordo e Papo Pirata Feed do Site Feed do Podcast Assine no Itunes Entre em Contato

PodMania 02

28 / maio / 2009
Maycon (Jabour_rio)


Essa semana eu não fiz muitos trabalhos na rua, logo não ouvi os podcasts da forma que gosto mais que é no meu celular CX75 (Sei que é velho mas pro que eu uso está ótimo) enquanto eu dirijo. A maior parte deles ouvi enquanto trabalhava no PC. Gostaria de perguntar a vocês uma coisa que me ajudará a construir as próximas colunas “PodMania”, onde gostaria de abordar a melhor forma de ouvirmos podcasts. Vocês costumam ouvir podcast nos players dos sites, baixam e ouvem nos players do PC, celulares, Ipods, Mp4 genéricos, enfim de que forma? Contribuam com suas opiniões e me ajudem a fazer a coluna Podmania da próxima semana. Vamos para as indicações então:

Maio está acabando e como todos sabem (ou deveriam saber), no segundo domingo do mês é celebrado o Dia das Mães. Pra comemorar essa época tão especial, Eduardo Sales Filho, Maira Moraes, Lucio Luiz, Flávio Soares, Conrad Pitcher e o Dr. Tapioca bateram um papo muito divertido sobre as suas mães, contando várias histórias e nos levaram a concluir que a culpa de todas as bizarrices que enfrentamos só pode ser por causa delas, essas maravilhosas criaturas que nos carregaram em seus ventres por 9 longos meses.

O Guanabara lançou o segundo episódio da série de podcasts com Técnicas de SEO. No GuanaCast 61, ele já havia mostrado como iniciar a Otimização de Máquinas de Busca para o seu site e nesse episódio ele discutiu métodos para ganhar popularidade e como conseguir chegar ao topo nas listas dos sites de busca. Foram dadas várias dicas sobre os conceitos de relevância e autoridade, além de serem apresentadas as mais modernas máquinas de busca que concorrem diretamente com o tradicional PageRank, que são o TrustRank e o BrowseRank.

Mais uma vez, Jurandir Filho, Maurício Saldanha e Thiago Siqueira falaram sobre o fim do mundo no cinema.  Na parte 1 desse especial eles bateram um papo sobre as catástrofes naturais. Nesta edição, eles abordaram as pragas, vírus e zumbis. Como evitar a gripe suína? Por que Hollywood sempre quer acabar os seres humanos e as cidades grandes? No final do programa, eles ainda falaram sobre as 10 lições que o cinema ensinou com o passar dos tempos em relação a vírus e pragas. Eles ainda prometem fazer um terceiro e último episódio com foco no Fim do Mundo.

Poucos podcasts podem se orgulhar de fazerem episódios sobre história de forma tão divertida quanto o NerdCast. Semana passada não foi diferente e Alottoni e Azaghâl, além de Tucano, Bluehand, Vince Glotto (o time responsável pelos casts históricos) falaram sobre as máquinas de guerra da antiguidade. Neste podcast: Entenda o que foi o fogo grego, conheça o poder dos arcos ingleses, saiba que arma foi nomeada por um Papa, aprenda como vencer um cerco e organize-se na parede de escudos!

No Metacast da semana foram abordadas as “Receitas de Podcasts”.  Eduardo Sales Filho e Pablo de Assis discutiram sobre os formatos já consagrados no Brasil. A conclusão (óbvia) foi que não existe receita mágica para se fazer podcast, o que é muito bom, pois abre um leque enorme de possibilidades. Dessa forma, eles falaram sobre alguns estilos e técnicas que ajudam e que dão um certo direcionamento e foco ao podcaster.

Meu nome é Maycon (Jabour_rio) e sou viciado em podcasts. Não escuto rádio em casa ou no carro há mais de 2 anos.

Esta coluna sai todas às quintas-feiras trazendo para os leitores do BauPirata.com algumas indicações de podcasts que ouvi durante a semana ou episódios antigos que eu ache relevantes e que mereçam ser mencionados.

Até semana que vem!

Categoria(s): PodMania

4 marujos comentaram até agora...

  1. Anderson Oliveira disse:

    E aew Jabour…..

    Bem, eu sou programador e graças a tranquilidade que meu trabalho oferece consigo ouvir podcasts no trabalho…

    Qdo comecei, a um ano e meio atras, eu assinava no iTunes e ouvia num iPod nano 2GB, a pouco mais de um mês ganhei um iPhone e agora escuto nele 🙂

    Sobre os podcasts citados, assino todos com exceção do MetaCast.

    Acho que o maior destaque da semana é para o Guanacast, tanto qto para os recursos do formato AAC.

    O papo descontraido e divertido do papo de gordo dispensa comentários.

    PS: Sobre o NowCafé do IDGNow que vc comentou acho q faz tempo q vc não escuta, pois agora tá num formato de bate papo bem descontraido.

    Grande abraço 😉

  2. Clássico: ouço todos esses podcasts e outros (incluindo o meu mesmo!) jogando Winning Eleven (ou PES2009 ou, como diriam alguns, Wingueleve). 😉

  3. Salve, pirataiada.

    Baixo pra escutar no MP4 enquanto dirijo, faço compras, lavo louça (ei! não riam… sou um cara casado, pô! De que outro jeito eu teria sossego em casa pra ouvir vocês hehe).

    Escutar no PC, sem chance.

    O que é um problema, porque deixo de conhecer um monte de casts que são indicados, por falta de tempo. Passo mais tempo na frente de um PC do que qualquer outra coisa.

    Abração.


    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .