Facebook do Piratacast Twitter da Equipe Piratacast TV do Bau Piratacast, Diário de Bordo e Papo Pirata Feed do Site Feed do Podcast Assine no Itunes Entre em Contato

A Franquia GTA [3/3]

21 / maio / 2009
vole


E para esse último post da série “A Franquia GTA”, nada mais justo de deixá-lo dedicado somente ao último jogo lançado: Grand Theft Auto IV.
gta O último jogo foi lançado em abril de 2008 para as plataformas XBOX 360 e PS3, e teve sua versão para os PCs apenas no começo de dezembro, sendo essa pouco modificada em relação às primeiras (deixando claro o desinteresse por parte de seus desenvolvedores).
A história de GTA IV é empolgante. No game, estamos no corpo de Niko Bellic, um imigrante do leste europeu que vai para Liberty City tentando viver o “sonho americano”, mas uma vez lá, percebe que não era nada do que ele esperava. Além de seguir o mesmo padrão das versões anteriores (onde o jogador faz o que quiser, quando quiser e se quiser), os desenvolvedores ainda colocaram novos elementos no jogo e apimentaram outros: Determinadas ações podem interferir no rumo do personagem e poder ver o que Niko está fazendo com a prostituta.

O jogo, como era de se esperar, é o melhor lançado até hoje. O nível de detalhes é ótimo, assim como a jogabilidade e o áudio. O cenário chega a ser assustador, pois é gigante (são 3 ilhas). Outra novidade é que agora há um editor de vídeos dentro do próprio jogo, onde o jogador pode brincar com seus replays gravados. Resumindo, o jogo é, como muitos já classificaram, “uma obra-prima da indústria do entretenimento”.

Mas tudo isso já citado acima tem seu preço: o jogo é extremamente pesado e, só com um grande investimento é possível jogá-lo com um FPS aceitável (basta ver pela configuração mínima). Outro ponto negativo que podemos citar é que nessa migração para o PC, o jogo sofreu com seus aspectos técnicos. As texturas e as sombras do jogo, por momentos, chegam a ser ridículos (exemplo disso é que a Rockstar, desenvolvedora do game, lançou vários patchs logo que o jogo saiu, na tentativa de corrigir esses bugs).
E, para finalizar, não poderia deixar de falar sobre a má sucedida tentativa da Rockstar de tentar travar a pirataria… O usuário tem que criar conta na “Games for Windows Live” (para poder salvar o jogo) e ainda ter uma conta no “Rockstar Social Club”… Tais medidas acabam por dificultar ou inviabilizar aquela pessoa que comprou o game mas não tem internet em casa (ok, quem não tem internet hoje? Mas mesmo assim, não poderia deixar de comentar isso).

Fiquem com um último vídeo e até terça que vem, com um assunto novo. Até lá!

Categoria(s): TV do Baú

5 marujos comentaram até agora...

  1. Opa, revirando esse baú!!!
    Excelente Blog!!!

  2. Valéria Fla disse:

    Ótima coluna, seu Vole! 🙂

    Pena que eu não tenho como jogar esse ae.

    Adoro GTA, mas só tenho o Andreas pra ps2. 🙁

  3. Caprichou em voLey

    eu já estava com o GTA IV assim que saiu na fw, demorei um pouco para configurar os gráficos já que o jogo é o mais pesado que joguei, li em alguns blogs que o jogo é pesado por causa de alguns bugs de texturas que tem na versão para PC, a Rockstar até lançou um patch tentando arrumar mas de nada serviu.

    A história do jogo tb na minha opinião é a melhor de todos os gta, os gráficos nem se falam quando o carro bate por ex o cara voa pela janela da frente e isso é extremamente divertido >:]

    O problema é que zerei o modo história rapidinho, foi até rapido de+ e talve ai eles tenham pecado um pouco, mas no mais o jogo está perfeito!

    valeu 😉

  4. FrankCastle disse:

    Ótimo post, parabéns mais uma vez, vole!

    Li o post anterior sobre o Vice City e o San Andreas, tecnicamente achei ótimos. O Vice City tenho mais interesse em jogar por conta das referências ao Miami Vice e até mesmo ao filme Scarface. Porém, apenas vendo os vídeos, dá a impressão que os jogos não tem um objetivo. Acho que só deve dar para entender mesmo jogando. E isso que vou fazer. Outra coisa legal que achei foi a questão das rádios, isso foi muito bem pensado e parece que, na versão de PC, é possível você montar suas próprias rádios colocando suas MP3 favoritas dentro do jogo!

    Já o GTA IV, só ouvi elogios, disseram que é uma obra-prima, talvez o jogue algum dia também.

    No mais é isso, um abraço!


    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .