Facebook do Piratacast Twitter da Equipe Piratacast TV do Bau Piratacast, Diário de Bordo e Papo Pirata Feed do Site Feed do Podcast Assine no Itunes Entre em Contato

jogo

[Parte 1/2]

Hoje falarei sobre uma das franquias mais conhecidas no mundo dos games. Nada menos que Grand Theft Auto, com 10 jogos. Neles, o jogador possui total liberdade para fazer o que quiser (desde simplesmente cumprir missões até pegar um carro e derrubar um helicóptero com o mesmo).
A franquia começou ainda na década de 90, com o primeiro título da série em 1997. Desde aquela época já era inovador, já que quase não havia games que dessem total liberdade para o jogador. “Grand Theft Auto” foi um dos precursores nesse sentido, porque além de deixar o destino do jogo na mão dos jogadores, ainda tinha um ambiente extremamente amplo e explorável.

Inevitavelmente os gráficos de GTA I passaram a ficar ultrapassados e, então, os desenvolvedores do game sentiram a necessidade de expandir a franquia. Daí que surgiu GTA 2, em 1999. Nessa segunda versão do jogo, começaram a surgir gráficos e efeitos visuais mais avançados, tal como a iluminação dinâmica (que dava a ideia de dia e noite dentro do jogo). A alternância de sua engine gráfica, que freqüentemente alternava entre bidimensional e tridimensional, deixou o jogo um pouco impessoal, pois afastava quem estava jogando da ação.

Logo depois da virada do século, em 2001, surgiu GTA 3. Desta vez, com a principal inovação: O jogo totalmente em 3D e com visão em terceira pessoa (modelo que deu certo e continua até hoje). Na época, os críticos mais conservadores diziam que desta forma, GTA passaria a ficar mais violento, imoral e politicamente incorreto. Tal realismo, alegavam os críticos, seria prejudicial aos jovens.
A jogabilidade de GTA 3 foi louvada por todos, não só por causa de seus novos gráficos, mas também por inserir um elemento polêmico no game: A possibilidade de “ter bons momentos” com as prostitutas. Para isso, só era necessário levar a “simpática garota” a um lugar deserto.

Por hoje são esses 3. Na terça-feira postarei a continuação, onde lá estarão 3 jogos pós 2001. São eles GTA Vice City, GTA San Andreas e GTA IV. Então, até terça.


Categoria(s): TV do Baú

6 marujos comentaram até agora...

  1. Joguei GTA desde o primeiro, quando eu era criança eu jogava GTA I só para passar o tempo mesmo até pq eu não sabia como passar da primeira missão aouehoaueh mas fui curtindo o jogo,
    comprei o GTA II e depois o GTA III que revolucionou.. e o GTA IV nem palavras para o jogo, somente o melhor de todos os tempos! somente para pc que ficou pesado de+ mas para console está perfeito, no xbox então..

    meu concelho a todos é que joguem todos os GTA até pq o GTA I e GTA II tem para download gratis no site da Rockstar classics!

    🙂

  2. Samuel Varela disse:

    Nunca joguei GTA, mas já vi o jogo…
    Ele chegou mesmo no tempo que estou longe dos games…

  3. vole disse:

    @Samuel Varela
    .
    .
    Pô cara, nunca jogou GTA? Se fosse você, jogava o Vice City (vou falar sobre ele na terça-feira). Tirando o GTA IV que só consigo jogar graças a um investimento gigante que fiz em um desktop novo, o Vice City é o melhor que já joguei: Não é muito pesado, tem gráficos aceitáveis e tem uma história legal.
    Se você tiver tempo e interesse, aconselho… Não vai se arrepender. 🙂

    @Raff
    .
    .
    Lembro dessa época também. Eu no meu Playstation 1 jogando GTA 1 e GTA 2. Lembro que no GTA 1 era possível pegar motos e minha decepção foi que no 2 eles tiraram ela. Joguei PS1 até mais ou menos começo de 2008, quando comprei meu PS2.

  4. Samuel Varela disse:

    @vole

    Eu já tive muita chance de jogar o Vice City, um amigo meu tem esse jogo. Ele até já perguntou se eu queria emprestado para instalar mas eu sempre recusei. Mas vou pelo menos experimentar jogar um pouco.

  5. iskilo666 disse:

    Ae, GTA é um jogo do cacete mesmo!!!

    Não joguei nenhum desses 3, mas joguei muuuuuuuito o Vice City que vai sair na próxima coluna. Chegando nela eu falo mais.

  6. FrankCastle disse:

    Demorei muito comentar aqui, pois queria ler com mais atenção os 3 posts.

    Parabéns vole, ficou bem legal o texto. Eu tenho curiosidade para jogar os novos GTAs, mas confesso que quando tentei jogar o 2 para o PC, não gostei nem um pouco. Apesar dessa visão de cima me lembrar uma tela do Batman do SNES, acho muito ruim: pois no caso do Batman era apenas uma fase, já no GTA 1 e 2 o jogo inteiro é nessa visão!

    Tentei jogar até, mas achei a jogabilidade muito ruim.

    A partir do 3, parece que o jogo achou seu caminho, gostei muito do que vi no vídeo. Vou ver agora os outros posts.

    Um abraço!


    .
    @jabour_rio, @iskilo666, @junior_cq,
    @cleverson, @piratacast, @baupirata