Facebook do Piratacast Twitter da Equipe Piratacast TV do Bau Piratacast, Diário de Bordo e Papo Pirata Feed do Site Feed do Podcast Assine no Itunes Entre em Contato

Coluna Gambiarra

13 / maio / 2009
Junior


I-Lustre Gambiarra
Como prometido no programa piloto, o nosso blog terá uma coluna chamada gambiarra, mas antes de sua estréia achamos por bem definir o que seria gambiarra. Segundo a Wikipédia Gambiarra é um termo que é usado predominantemente para tratar do procedimento necessário na configuração de uma solução ou artefato improvisado. O termo também costuma ser usado para definir o artefato ou a solução em si, envolvendo sempre uma intervenção alternativa, o que também poderíamos definir como uma “técnica” de re-apropriação material: uma maneira de usar ou constituir artefatos, através de uma atitude de diferenciação, improvisação, adaptação, ajuste, transformação ou adequação necessária sobre um recurso material disponível, muitas vezes com o objetivo de solucionar uma necessidade específica. Podemos compreender tal atitude como um raciocínio projetivo imediato, determinado pela circunstância momentânea; ou ainda, como uma forma alternativa de design.

Nada que uma gambiarra não resolva

A nossa coluna gambiarra será destinada então a elaboração de gambiarras com o reaproveitamento de materiais, solucionar problemas de formas criativas e principalmente inventar coisas no melhor estilo de nosso mestre MacGyver, todas elas testadas e explicadas por nossa equipe de peso. MacGyver Multitool A coluna está aberta aos ouvintes e leitores do Baú Pirata, portanto liberte o MacGyver dentro de você com o mantra “dê-me um cordão de sapatos, um clipe de papel e um chiclete que e eu moverei o mundo” e mande e-mails com o passo a passo de suas gambiarras, de preferência com fotos e vídeos, que elas com certeza serão publicadas aqui e quem sabe você não se torna um colaborador. Enviem também sugestões do que gostariam de ver por aqui e duvidas, que talvez o nosso departamento C.H.U.T.E. (Conclusão Hipotética Universal Técnica Explicativa) consiga trazer uma solução para vocês. Resumindo gambiarristas do mundo… Esse espaço aqui no Baú Pirata é de vocês e lembrem-se de sempre carregar chicletes, clipes de papel, e se puder um canivete suíço, afinal nunca se sabe quando você terá que salvar o mundo.


Categoria(s): Gambiarra

10 marujos comentaram até agora...